O presidente Russell M. Nelson ensinou: “Como beneficiários da divina Criação, o que faremos? Devemos cuidar da Terra, ser mordomos prudentes e preservá-la para as futuras gerações. Precisamos amar e cuidar uns dos outros”.
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias procura seguir esse conselho profético por meio da administração responsável de suas operações globais, que incluem capelas, templos, frotas, fazendas e instalações educacionais e de bem-estar. Muitos programas estão em andamento há décadas. Outros foram desenvolvidos mais recentemente, à medida que novas tecnologias e oportunidades ficaram disponíveis.
- Cavite-Mangrove-3
- led-lights-breda-netherlands.png
- solar-panels-buima-dr-congo.jpeg
- meetinghouse-peten-playa-del-carmen-mexico.jpeg
- solar-panels-farmington-utah.jpeg
- byu-hawaii-solar-panels.jpeg
- Mexico-Area-desertic-garden.png
- waterwise-landscape-utah.jpeg
- waterwise-landscape-red-cliffs-utah-temple.jpeg
- solar_power_arizona_c.jpg
- custom-reusable-bag-for-Church-stores.png
- Camiseta-FSY-(1)-(1).jpg
- baler-room-printing-center-slc.jpg
- ev-charge-church-office-building.png
- haiti_tree_donation.png
- lds_charities_clean_water_africa_community_well.jpeg
Temple Square is always beautiful in the springtime. Gardeners work to prepare the ground for General Conference. © 2012 Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved. | 1 / 2 |
Para orientar os esforços de sustentabilidade em toda a sua ampla gama de operações, a Igreja identificou várias prioridades importantes, incluindo as seguintes:
Adotar energias renováveis. A Igreja tem sistemas solares desde 1986; até novembro de 2024, mais de 750 edifícios de propriedade da Igreja produziam energia solar in loco, incluindo capelas, templos, escolas e armazéns. Centenas de outros edifícios participam de programas liderados por serviços públicos para adquirir eletricidade de fontes renováveis. Além disso, algumas capelas e templos usam energia geotérmica para regular o aquecimento e o resfriamento.
Aperfeiçoar a eficiência energética. Operar edifícios altamente eficientes e com isolamento de qualidade tem sido uma meta de longa data da Igreja há muitos anos. Melhorias recentes incluem a instalação de LEDs para iluminação, controles inteligentes para aquecimento, resfriamento e irrigação e armazenamento de baterias onde as redes elétricas locais não são confiáveis.
Conservar a água com base nas necessidades e nos recursos ecológicos. Em regiões com recursos hídricos limitados, a Igreja está reduzindo o uso de água por meio de controles inteligentes de irrigação, redução de gramados subutilizados e adaptação de propriedades com outros paisagismos que necessitam de água (também conhecido como xero paisagismo ou jardins secos). Em coordenação com investidores públicos, a Igreja também doou dezenas de milhares de cotas de água para ajudar a proteger o Grande Lago Salgado de Utah nos Estados Unidos.

Mexico-Area-desertic-garden.png
Paisagem árida em uma capela no México.© 2025 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.Reduzir, reutilizar e reciclar para evitar desperdício de material. A Igreja se esforça para obter materiais por meio de cadeias de suprimento sustentáveis, bem como evitar enviar resíduos para aterros sanitários. Iniciativas notáveis incluem as seguintes:
- Cem por cento dos copos sacramentais são feitos de plástico reciclado e podem ser reciclados após os serviços de adoração onde permitido localmente. Especialistas externos determinaram que o plástico reciclado tem o menor impacto ambiental geral, mesmo em comparação com copos de papel.
- As operações de impressão nos EUA têm ampla capacidade de reciclagem.
- Eletrônicos antigos são coletados em todos os edifícios de propriedade da Igreja nos EUA e no Canadá para serem doados ou reciclados de forma responsável.
- Em toda a América Latina, as lojas de distribuição da Igreja estão substituindo sacolas plásticas por sacolas reutilizáveis.
- As operações de impressão no Peru são certificadas para o uso de madeira de origem sustentável.
- No Brasil, as conferências de jovens estão começando a adquirir camisetas feitas de plástico reciclado.

baler-room-printing-center-slc.jpg
Um funcionário prepara papel para ser reciclado na sala de enfardadeiras do centro de impressão da Igreja em Salt Lake City, Uta, EUA.© 2025 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.Reduzir as emissões dos meios de transporte. A Igreja adotou altos padrões de eficiência de combustível para sua frota global de veículos, usados por gerentes de propriedades, missionários e outros funcionários. Abrigos para bicicletas são fornecidos em locais selecionados onde o número de ciclistas justifica seu uso. Carregadores para veículos elétricos são instalados em um número de templos e capelas onde são obrigatórios localmente ou onde os carregadores são considerados uma oportunidade estratégica.
Projetar a construção, manutenção e desenvolvimento de nossos edifícios de modo sustentável. Ao construir belos templos e outros edifícios, a Igreja está atenta aos materiais, à seleção de locais e aos métodos necessários para apoiar suas operações e manutenção de longo prazo de maneira ambientalmente correta. Em áreas mais rurais, manter a sustentabilidade geralmente envolve o uso de projetos menores e mais localizados, que exigem menos energia.
Praticar agricultura e pecuária sustentáveis nas fazendas de bem-estar e de investimento da Igreja em todo o mundo. Isso inclui o uso de plantas de cobertura, rotação de culturas, plantio direto e plantio direto, manejo de pastejo, tecnologias de precisão para reduzir o uso de água, resíduos e produtos químicos e outras práticas que apoiam a produtividade da terra a longo prazo e ajudam a reduzir impactos ambientais negativos.
Adaptar-se aos riscos climáticos e melhorar a resiliência, especialmente na implementação de projetos humanitários relevantes e padrões de manutenção de instalações. A frequência acelerada de eventos climáticos extremos afeta desproporcionalmente populações pobres e vulneráveis que não têm recursos para se adaptar a condições mais voláteis ou se recuperar de danos de longo prazo. Por décadas, a Igreja tem participado com frequência de projetos para embelezar e fortalecer as comunidades locais. Esses projetos vão desde o patrocínio de hortas urbanas até a redução da erosão com o plantio de árvores. Além disso, em parceria com organizações não governamentais credenciadas, a Igreja contribui significativamente para iniciativas globais sobre segurança alimentar, independência energética e acesso à água potável — todas as quais têm importantes considerações ambientais.

lds_charities_clean_water_africa_community_well.jpeg
Este poço comunitário fornece água potável para uma comunidade na Nigéria.© 2025 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.Clique aqui para saber mais sobre os esforços humanitários da Igreja.
Recursos adicionais