muslims-latter-day-saints-pamphlet.jpeg

Um novo folheto incentiva a compreensão entre muçulmanos e santos dos últimos dias

O recurso está disponível em diferentes idiomas.

Um novo folheto de 35 páginas chamado “Muçulmanos e Santos dos Últimos Dias: Crenças, Valores e Estilos de Vida” está disponível no site ChurchofJesusChrist.org em oito idiomas: alemão, árabe, espanhol, farsi, francês, inglês, russo e turco. O folheto também pode ser encontrado nesses idiomas no aplicativo Biblioteca do Evangelho ao clicar na seção “Livros e lições” e depois em “Relações inter-religiosas”.

O recurso foi mencionado pela primeira vez pelos élderes David A. Bednar e Gerrit W. Gong, do Quórum dos Doze Apóstolos, em uma conferência sobre o islamismo na Universidade Brigham Young, em outubro de 2021. O folheto apresenta muçulmanos (seguidores do islamismo) e santos dos últimos dias (membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias). O livreto é fruto de anos de trabalho, inclusive da colaboração com os imames muçulmanos.

“Ao realizarmos esse esforço com colegas muçulmanos, notamos o quanto há em comum entre as duas religiões”, disse o élder Bednar no vídeo de 30 minutos que acompanha o folheto. “Por exemplo: tanto os santos dos últimos dias quanto os muçulmanos têm crenças sinceras como fé em Deus, profetas, escrituras e lugares santos. Compartilhamos valores comuns como a importância da família, da castidade e de ajudar os necessitados. O estilo de vida dos seguidores de ambas as religiões inclui práticas como a oração, o jejum e a proteção de nossa saúde física. As crenças, os valores e as práticas comuns entre ambas as religiões vão além de quaisquer limites políticos, étnicos ou culturais.”

Embora reconheçam as diferenças entre as duas religiões, as seções do folheto ilustram algumas das crenças compartilhadas. Por exemplo:

• Deus é onisciente e onipotente. A fé deve ser expressa em pensamento, palavra e ação.
  • Os profetas são vitais para prover a orientação de Deus.
  • Jesus Cristo desempenha um papel importante, embora diferente, para ambos os grupos.
  • A revelação de Deus dada por meio de mensageiros como escritura é o alicerce para aprendermos a vontade de Deus, cumprirmos compromissos e participarmos da adoração fiel.
  • Os seres humanos precisam se comunicar com Deus por meio da oração diária.
  • Deus se deleita na pureza e castidade.
  • As mulheres são essenciais na sociedade e no lar.
  • A família é a unidade fundamental da sociedade e uma fonte essencial de alegria.

No vídeo, o élder Bednar repudia comentários depreciativos e declarações generalizadas que alguns santos dos últimos dias fizeram sobre os seguidores do islamismo.

“Sentimo-nos mal e erroneamente representados quando uma notícia relata que alguém que cometeu um crime grave era um membro de nossa Igreja. Ou quando nossa Igreja é confundida com grupos de pessoas cuja conduta é contrária à nossa”, disse o élder Bednar. “De modo semelhante, dizer que todos os muçulmanos estão ligados a crimes graves aqui nos Estados Unidos ou em outros lugares do mundo é igualmente impreciso e ofensivo aos muçulmanos. Os muçulmanos rejeitam tais ações, assim como os santos dos últimos dias. Toda religião importante tem extremistas que interpretam erroneamente os ensinamentos de sua própria religião ou que procuram fazer o errado em nome da religião.”

No vídeo, os apóstolos também enfatizam os esforços da Igreja com os muçulmanos para defender a liberdade religiosa para todos.

“Ao nos reunirmos com líderes muçulmanos em todo o mundo, falamos sobre defender a liberdade religiosa”, disse o élder Gong. “As pessoas de fé precisam defender a tolerância e a dignidade das pessoas de todas as crenças religiosas.”

O élder Bednar disse que a Igreja sabe da grande importância da “liberdade religiosa não apenas para nós mesmos, mas para todos. Assim como alguns muçulmanos nos Estados Unidos ou em outros lugares do mundo, os membros de nossa Igreja sentiram os efeitos da perseguição e da discriminação, e nós nos unimos a pessoas boas em todos os lugares para condenar tais ações”.