816e4e73467111ec9461eeeeac1efd8ba1b2277d-(1).jpeg
Comunicado de Imprensa

Um olhar mais atento sobre cuidar do próximo: Como a Igreja está ajudando na Jordânia, no Camboja e na Mongólia

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ajuda as pessoas do mundo inteiro. A fé oferece ajuda e ensina as pessoas a ajudarem a si mesmas, seja qual for a religião ou origem.

Somente no ano passado, a Igreja demonstrou seu compromisso com o bem-estar, a autossuficiência, a ajuda humanitária, o auxílio emergencial e o serviço voluntário, gastando 1,45 bilhão de dólares para cuidar de outras pessoas. O resumo “Cuidar dos necessitados” de 2024 mostra que a Igreja prestou assistência em 192 países e territórios, demonstrando seu alcance global. Isso incluiu 3.836 projetos humanitários. Os membros da Igreja ofereceram 6,6 milhões de horas de serviço voluntário nas instalações de bem-estar e autossuficiência da Igreja, em missões de serviço e em projetos de serviço comunitário.

Cenas desses compromissos globais significativos nos esforços contínuos feitos em países como Jordânia, Camboja e Mongólia. Essas nações, embora geograficamente distintas, oferecem uma visão convincente da estratégia humanitária diversificada da Igreja — de fornecer apoio vital às comunidades de refugiados no Oriente Médio a capacitar a saúde e a educação de longo prazo em diferentes partes da Ásia.

Nessas nações, o empenho compassivo da Igreja demonstra vividamente a amplitude e a profundidade da missão global mais ampla de prover cuidados e oportunidades essenciais.

Jordânia

Desde 1990, a Igreja já participou de mais de 600 projetos humanitários na Jordânia. Cerca de 125 deles foram feitos nos últimos cinco anos.

Mobilidade

Um projeto em 2024 trouxe a bênção da mobilidade para muitos, inclusive crianças. A Igreja doou 1.125 cadeiras de rodas para a Sociedade Al Hussein, em Amã, Jordânia. Essa doação incluiu 300 cadeiras de rodas pediátricas especializadas para abençoar a vida de crianças deficientes. A equipe da Sociedade Al Hussein também ensinou os pais a usar e manter os novos aparelhos.

“Esta é uma população que não consegue se sentar sozinha”, disse Annette Myers, fisioterapeuta pediátrica que ajudou a treinar a equipe do Al Hussein para encaixar as cadeiras em cada criança. “Vemos quase imediatamente como uma cadeira de apoio devidamente ajustada aumenta a capacidade de cada criança de interagir com a família e com o mundo ao seu redor. É maravilhoso ver a vida delas melhorar tão drasticamente.”

Cuidados com a saúde

Em Talbieh, Jordânia, a Igreja colaborou com a Medical Aid for Palestinians em 2021 para fornecer cuidados essenciais àqueles que não dispunham de condições financeiras para isso. A Igreja também forneceu equipamentos e suprimentos médicos essenciais.

Autossuficiência

No ano passado, a Igreja doou 150 ovelhas para a Al Jahuth, uma organização humanitária local em Madaba, Jordânia, para criar uma fazenda de ovelhas leiteiras na cidade. A fazenda treina refugiados e outras pessoas para fazer produtos lácteos a fim de poderem gerar renda e, em seguida, comprar as ovelhas ou cabras leiteiras com o produto de dessas vendas.

A Igreja forneceu ração suficiente para nove meses, além das ovelhas, e recursos para a compra de um caminhão, a fim de poder garantir o sucesso do rebanho.

“Muitas famílias de refugiados criavam ovelhas ou cabras antes de serem expulsas de sua casa na Síria”, disse Sana'a Al Hashem, um dos filhos do fundador da Al Jahuth. “Isso é algo que eles sabem fazer bem. Para outros, é um novo empreendimento, uma oportunidade de aprender novas habilidades e de se manter independente.” Em qualquer situação, acrescentou, “ter uma cabra leiteira faz uma enorme diferença para que essas famílias consigam se sustentar melhor”.

O rebanho já tem mais de 200 ovelhas e deve chegar a quase 600 nos próximos cinco anos.

A Igreja e a Al Jahuth participaram de um projeto semelhante que envolve colmeias e cabras. Com o financiamento da Igreja, a Al Jahuth compra colmeias e cabras e, em seguida, treina os beneficiários para cultivar queijo e mel para alimento e renda.

O refugiado sírio Dohad Mohamad Alsholbi disse que as colmeias o ajudaram a reconstruir sua vida depois de se mudar para a Jordânia.

“Quando cheguei, a vida era muito difícil. Fiquei muito deprimido”, disse ele. “Achei que poderia ser uma boa fonte de renda, graças a Deus. Tenho orgulho de ter uma renda, de ter uma segunda chance na vida com as abelhas. Creio no Senhor, que Ele está cuidando de meus filhos. Ele está me ajudando, e tenho que continuar seguindo em frente a fim de continuar a ter sucesso.”

A Igreja também ajudou com treinamento vocacional na Jordânia. Em 2023, por exemplo, a Igreja trabalhou com a Associação Cristã das Moças para lidar com a alta taxa de desemprego no país. A colaboração foi financiada pela Igreja, ajudando cidadãos jordanianos e muitos cidadãos sírios no país a aprender um ofício e conseguir emprego.

Saiba mais sobre o trabalho que a Igreja está realizando no Oriente Médio.

Camboja

No Sudeste Asiático, o Camboja representa outra área significativa em que a Igreja está fazendo uma diferença tangível, muitas vezes por meio de programas que aumentam a capacidade local e oferecem oportunidades para um futuro melhor. O Camboja também é um dos doze países alvo da iniciativa global ampliada da Igreja para a saúde e nutrição de mulheres e crianças.

Cuidados com a saúde

No ano passado, o foi inaugurado o Hospital Techo Sen Koh Thom, de 130.000 metros quadrados, na província de Kandal, cerca de 50 quilômetros ao sul de Phnom Penh. O novo hospital representa um dos maiores projetos humanitários da Igreja concluídos na Área Ásia. Foi fruto de uma colaboração de vários anos entre a Igreja, o governo cambojano e outras pessoas para expandir o acesso a cuidados de saúde de qualidade para mais de 400 mil pessoas na região.

“A disponibilidade de cuidados cirúrgicos e de maternidade no Hospital Techo Sen Koh Thom salvará vidas”, disse o primeiro-ministro do Camboja, Hun Manet. “As mulheres desta região têm sofrido com altas taxas de mortalidade materna devido à necessidade de viajar para Phnom Penh para receber os cuidados necessários. Agora, com os serviços deste hospital, estamos atendendo a essa necessidade e melhorando o acesso aos cuidados de saúde fundamentais”.

A Igreja de Jesus Cristo também ajudou a reformar outros três hospitais no Camboja: o Hospital Provincial Kampong Thom, o Hospital de Referência Baray Santuk e o Hospital de Referência Stoung.

A Igreja também forneceu fundos substanciais para o novo centro cardíaco em Siem Reap (318 quilômetros ao norte de Phnom Penh). As obras para essa ampliação do Hospital de Referência Siem Reap, no noroeste do Camboja, foram iniciadas no começo de 2025.

Surgeons-and-medical-personnel-gather-in-operating-room-to-observe-laparoscopic-surgery.jpeg
Surgeons-and-medical-personnel-gather-in-operating-room-to-observe-laparoscopic-surgery.jpeg
Cirurgiões e pessoal médico reunidos em uma sala de cirurgia no Hospital Battambang para observar uma cirurgia laparoscópica.2025 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

No Hospital Battambang, no início de 2025, a Igreja colaborou com o sistema de saúde local para fornecer treinamento em cirurgia laparoscópica para onze médicos, doze anestesistas e dezoito enfermeiros. O treinamento de especialistas no Centro de Cirurgia Global da Universidade de Utah. Com a ajuda de voluntários humanitários, a Igreja forneceu instrumentos e equipamentos para cirurgias laparoscópicas e pagou os custos de viagem e estadia da equipe de treinamento.

“Nosso principal objetivo, claro, é ensinar cirurgia laparoscópica”, disse o Dr. Raymond Price, cirurgião do Intermountain Medical Center e da Universidade de Utah. “Mas nossa presença e nosso processo de capacitação fortalecem todo o sistema de saúde. Os médicos e a equipe do hospital veem maneiras aprimoradas de agendar e organizar cirurgias, enfermagem, farmácia, anestesiologia, manter os instrumentos estéreis, cuidar de equipamentos, etc. Nós os ajudamos a ganhar confiança de que podem realizar cirurgias modernas e melhorar os resultados dos pacientes.”

Esses projetos estão melhorando os cuidados de saúde para centenas de milhares de pessoas na zona rural do Camboja.

Socorro emergencial: enchentes

DSCF3268.jpg
DSCF3268.jpg
Em 2023, a Igreja doou 15 toneladas de arroz para alimentar cerca de 2.400 pessoas afetadas pelas enchentes. O projeto foi feito em coordenação com o Ministério de Culto e Religião do país. O ministro Chay Borin e Sea Samnang diante do arroz doado, simbolizando o esforço humanitário conjunto.© 2024 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.

Em 2023, a Igreja doou 15 toneladas de arroz para alimentar cerca de 2.400 pessoas afetadas pelas enchentes. O projeto foi feito em coordenação com o Ministério de Culto e Religião do país.

Seng Somoni, secretário de estado do ministério, expressou profunda gratidão.

“A generosidade da Igreja tem uma participação ativa junto ao governo e, por meio desse envolvimento, torna-se uma bênção para as pessoas necessitadas”, disse ele.

Educação

Em todo o Camboja, muitos estudantes jovens não têm acesso à educação de qualidade. Em 2024, a Igreja financiou vários projetos de construção e reforma para criar ambientes de aprendizado mais seguros e sustentáveis. Esses projetos incluíram a construção de novas salas de aula para mitigar a superlotação, a atualização das instalações para aumentar a segurança e o reparo de instalações que precisavam de manutenção.

Mongólia

No Leste Asiático, os esforços humanitários globais da Igreja se estendem à Mongólia, enfrentando desafios regionais específicos e fornecendo apoio importante. A Igreja participa de projetos humanitários na Mongólia há mais de três décadas.

f0ldbysfskad9io7q4439ecybbdbrp09a20ob3d4.jpeg
f0ldbysfskad9io7q4439ecybbdbrp09a20ob3d4.jpeg
Crianças na Mongólia usam os computadores doados à escola em 2024.© 2025 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Educação

A Igreja de Jesus Cristo participou de um projeto em 2024, fornecendo computadores escolares para escolas de ensino médio em áreas rurais do país. Em parceria com o Ministério da Educação, a Igreja entregou mil computadores escolares às escolas de ensino médio no oeste da Mongólia. Esse projeto abençoou cerca de 43 mil alunos, oferecendo melhores oportunidades educacionais.

Em março de 2025, a Igreja doou itens de primeira necessidade para o jardim de infância nº 335 no distrito de Khan-Uul. Foram doados equipamentos de cozinha, como máquinas de lavar louça, bandejas de alimentos, panelas de arroz e lixeiras. A nova pré-escola atende 340 crianças.

486671070_658492006810620_5075473136428819119_n.jpg
486671070_658492006810620_5075473136428819119_n.jpg
Este é um dos itens que a Igreja doou à pré-escola nº 335 no distrito de Khan-Uul. Foram doados equipamentos de cozinha, como máquinas de lavar louça, bandejas de alimentos, panelas de arroz e lixeiras.© 2025 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Resposta a desastres

No início deste ano, a Igreja doou extintores de incêndio, alimentos e suprimentos domésticos para os departamentos de emergência em três províncias do leste da Mongólia. O objetivo é ajudar essas províncias (Khentii, Dornod e Sukhbaatar) a prestar assistência imediata aos cidadãos afetados pelos incêndios.

Mongolian-Fire-2.jpg
Mongolian-Fire-2.jpg
A Igreja de Jesus Cristo doou extintores de incêndio, bem como alimentos e suprimentos domésticos para os departamentos de emergência em três províncias do leste da Mongólia. Estes são os itens doados aos à população de Khentii.2025 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Assistência a moradores de rua

Em março de 2025, a Igreja doou alimentos, utensílios domésticos, roupas íntimas, toalhas de banho e meias para a Casa de Misericórdia da Igreja Católica em Ulaanbaatar. A Casa da Misericórdia serve refeições quentes duas vezes por semana para 300 pessoas e oferece serviços gratuitos de higiene, cabeleireiro e banho.

487028726_657168713609616_1449158029382181260_n.jpg
487028726_657168713609616_1449158029382181260_n.jpg
Um voluntário santo dos últimos dias entrega um saco de arroz à Casa de Misericórdia da Igreja Católica em Ulaanbaatar em março de 2025.© 2025 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Cuidados maternos e neonatais

Também em março, a Igreja doou uma sala de treinamento totalmente equipada e equipamentos de demonstração em enfermagem e obstetrícia para o Hospital Maternidade Amgalan, em Ulaanbaatar. A doação proporciona treinamento prático para profissionais e estudantes de medicina, bem como educação em saúde para o público em geral.

O hospital colabora com escolas que formam especialistas em obstetrícia e enfermagem e organiza estágios para estudantes no hospital. A sala de treinamento ajuda os alunos a ganhar experiência em ambientes do mundo real. A sala e os equipamentos também estão sendo usados para treinar médicos que se formaram como clínicos gerais para se tornarem aptos a realizar partos.

7RV05872-2.jpg
7RV05872-2.jpg
Em março de 2025, a Igreja doou uma sala de treinamento totalmente equipada e equipamentos de demonstração em enfermagem e obstetrícia para o Hospital Maternidade Amgalan, em Ulaanbaatar.© 2025 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Em 2024, a Igreja continuou a combater a icterícia neonatal na Mongólia. A fé forneceu equipamentos necessários para muitas famílias e hospitais.

A doação desses dispositivos a clínicas de atendimento geral permite o tratamento em tempo hábil, poupando muitos bebês de riscos potenciais. Essa doação também reduz a carga sobre os hospitais gerais distritais e fornece a outras pessoas os serviços necessários.

Saiba mais sobre como a Igreja ajuda os necessitados.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.