Você já tentou compartilhar o evangelho com alguém, mas sentiu que foi um pouco estranho ou forçado? Ou talvez seja esse o motivo de não compartilhar muito o evangelho. Pode ser que tenha ouvido falar sobre outras pessoas que tiveram sucesso com isso e pensou: “Acho que não sirvo para ser missionário”.
A Primeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias recentemente ressaltaram um novo enfoque em três princípios para ajudar a simplificar a abordagem dos membros da Igreja ao compartilharem o evangelho com as pessoas. São princípios que surgem naturalmente aos seguidores de Jesus Cristo. Eles não exigem um treinamento especial, a preparação de uma mensagem ou um tipo específico de personalidade. Os princípios são: amar, compartilhar e convidar.
Amar
De acordo com o élder Marcus B. Nash, setenta autoridade geral, compartilhar o evangelho começa, como tudo no evangelho, com amor. “Amar é pensar assim: amo meu Pai Celestial e Seu Filho, Jesus Cristo, e sinto o amor Deles por mim”, disse ele. “Sigo o Salvador e me esforço para amar o meu próximo assim como Ele ama. Quero que as pessoas sintam o amor do Pai Celestial e de Jesus Cristo” (Reunião de liderança da Conferência Geral de Abril de 2021).
Compartilhar
Por amarmos a Deus e a Seus filhos, naturalmente queremos compartilhar as bênçãos que Ele nos concedeu. Uma atualização recente do capítulo 23 do “Manual Geral”, “Compartilhar o evangelho e fortalecer os membros novos e os que membros que estão retornando”, declara: “Falamos abertamente sobre o Salvador e sobre Sua influência em nossa vida. Compartilhamos nosso amor, nosso tempo, nossas experiências e os programas da Igreja para abençoar os filhos de Deus e ajudá-los a se aproximarem do Salvador”.
“Sabemos que há muitas maneiras pelas quais podemos compartilhar essas coisas”, disse o élder Michael T. Ringwood, dos setenta. “O mais importante, porém, é compartilhar nosso tempo e nossa amizade com aqueles que amamos” (Reunião de liderança da Conferência Geral de Abril de 2021).
Convidar
Em 3 Néfi 18:24–25, lemos: “Portanto, levantai vossa luz para que brilhe perante o mundo. Eis que eu sou a luz que levantareis – aquilo que me vistes fazer. (…)
E vistes que eu mandei que nenhum de vós se afastasse, mas ordenei que viésseis a mim para que vísseis e sentísseis; e da mesma forma fareis ao mundo; e todo aquele que quebrar este mandamento ficará sujeito a cair em tentação”.
Fazendo referência a essa escritura, o élder Nash disse: “Ele nos ordena a levantar nossa luz e convidar todos a vir e ver. Ele então nos diz que isso é uma proteção espiritual para nós.
“Os convites [para vir e ver, vir e ajudar e vir e fazer parte] são simples e naturais”, disse o élder Nash. “O evangelho está entrelaçado no tecido da sua vida. Portanto, vivam sua vida e convidem outras pessoas a vir e a fazer parte dela. Podemos convidá-las para coisas simples como um jantar ou um passeio no parque… Elas verão a luz.”
O élder Dieter F. Uchtdorf, do Quórum dos Doze Apóstolos, observou: “De uma maneira que soe natural e normal para vocês, digam às pessoas por que Jesus Cristo e Sua Igreja são importantes para vocês. Convidem-nos a ‘vir e ver’ (João 1:46). Depois incentivem-nos a vir e ajudar. Existem numerosas oportunidades para as pessoas ajudarem em nossa Igreja (…)
Ao compartilharem as boas novas, o evangelho de Jesus Cristo, façam-no com amor e paciência.
Compreendam que a tarefa de converter as pessoas não é sua. Isso é um papel do Espírito Santo. Seu papel é compartilhar o que está em seu coração e viver de modo consistente com suas crenças” (“Obra Missionária: Compartilhar o que está em seu coração”, Conferência Geral de Abril de 2019).
Inscreva-se na campanha Compartilhe sua luz
Se quiser obter ideias sobre como compartilhar, você pode se inscrever para receber os e-mails da campanha Compartilhar sua luz. Esses novos e-mails incluem oportunidades de serviço, dicas e outros recursos que podem ajudá-lo a compartilhar a luz do evangelho com outras pessoas.
Para se inscrever, acesse o site ChurchofJesusChrist.org/share/share-light, vá para Listas cadastradas e marque a caixa Compartilhe sua luz. Atualmente, os e-mails estão disponíveis em inglês, espanhol, português, francês, russo, coreano, chinês, japonês, italiano, alemão e mongol.
Encontre mais ideias para amar, compartilhar e convidar no site share.ChurchofJesusChrist.org.
Recursos e maneiras para se compartilhar
Veja a seguir outras maneiras de como podemos compartilhar o evangelho com as pessoas:
- Use e compartilhe o aplicativo Become.
- Use e compartilhe o aplicativo do Livro de Mórmon.
- Publique uma avaliação online da capela de sua região.
- Compartilhe histórias da família.
- Compartilhe séries de e-mail centralizadas em Cristo.
Encontre mais maneiras de amar, compartilhar e convidar no site share.ChurchofJesusChrist.org.
O presidente Russell M. Nelson disse: “Sempre que fazemos algo para ajudar alguém (…) a fazer e a cumprir seus convênios com Deus, (…) estamos ajudando a coligar Israel” (“Permita que Deus prevaleça”, Conferência Geral de Outubro de 2020).