Esta história aparece aqui, cortesia de TheChurchNews.com. Não deve ser usado por outra mídia.
Por Ryan Jensen, Church News
Nota do editor: Este artigo foi atualizado em 14 de junho, às 12h40.
O que começou há quatro anos como uma forma dos santos dos últimos dias brasileiros compartilharem seu testemunho através do canto de músicas da Igreja, cresceu de uma pequena reunião em uma sede de estaca para agora ocupar um dos locais mais emblemáticos da Igreja.
Na noite de domingo, 9 de junho, em um devocional repleto de números musicais, Élder Ulisses Soares, do Quórum dos Doze Apóstolos, falou para uma congregação de quase 3.000 santos dos últimos dias e amigos que compareceram para ouvi-lo e desfrutarem da música de adoração em português, no histórico Tabernáculo de Salt Lake, na Praça do Templo.
Élder Soares estava acompanhado de sua esposa, irmã Rosana Soares; Élder Kevin W. Pearson, Setenta Autoridade Geral e presidente da Área Utah; e Élder Emerson B. Carnavale, Setenta de Área na Área Utah. Élder Carnavale, que é natural do Brasil, dirigiu a reunião. Também foi compartilhada uma mensagem em vídeo com o testemunho de Élder Carlos A. Godoy e de sua esposa, a irmã Mônica Godoy, ambos do Brasil.
Em sua introdução, Élder Soares disse que a música, apresentada antes de sua mensagem, o ajudou a definir o tom para falar sobre o chamado do Salvador para que todos O sigam. O Apóstolo compartilhou maneiras pelas quais ele e outras pessoas precisaram seguir os ensinamentos de Jesus Cristo para se tornarem pessoas melhores e servos santificados do Pai Celestial.
“Todos nascemos com a semente da divindade em nosso espírito, pois somos filhos e filhas de Deus”, ensinou Élder Soares. “Esta semente precisa crescer, e cresce quando usamos nosso arbítrio com retidão, ao tomarmos decisões corretas e ao usarmos a Luz de Cristo e o Espírito Santo para nos guiar nas decisões que tomamos ao longo de nossa vida. Nossas escolhas moldam nossa alma.”
Ele compartilhou como a alma do Profeta Joseph Smith foi moldada e refinada por meio de muitas experiências desafiadoras e perseguições. E ele convidou os ouvintes a considerarem aquilo que o Senhor instruiu a Joseph naqueles momentos de isolamento e tristeza: “Meu filho, paz seja com tua alma; tua adversidade e tuas aflições não durarão mais que um pequeno momento; e então, se as suportares bem, Deus te exaltará no alto; triunfarás sobre todos os teus inimigos.”
Levando em consideração o que Joseph Smith passou, Élder Soares ensinou: “Nenhuma dor que sofremos, nenhuma provação que experimentamos nesta vida é desperdiçada. Elas servem para nossa educação espiritual, para o desenvolvimento de qualidades tais como paciência, fé, coragem e humildade. Tudo que sofremos e tudo que suportamos, especialmente quando o suportamos com paciência, edifica nosso caráter, purifica nosso coração, expande nossa alma, nos torna mais ternos e caridosos, mais dignos de sermos chamados de filhos de Deus”
“O Salvador enfatizou que todos os que desejam segui-Lo devem negar a si mesmos e controlarem seus desejos, apetites e paixões, sacrificando tudo, até mesmo a própria vida, se necessário, sendo inteiramente submissos à vontade do Pai, assim como Ele o fez. Este é, de fato, o preço a ser pago pela salvação de uma alma”, disse Élder Soares.
Ele disse que quando uma pessoa está doente, ela procura atendimento médico e tratamentos para ser curada. Os médicos podem prescrever medicamentos ou outras ações para ajudar no processo de cura. A dor espiritual tem seu próprio processo de cura.
“Metaforicamente falando, nosso Pai Celestial e Jesus Cristo são os cuidadores espirituais de nossas enfermidades espirituais. Devemos nos entregar a Eles: render-nos aos Seus cuidados.”
Élder Soares testificou que o Pai Celestial quer e sabe o que é melhor para Seus filhos. E Ele também deseja que eles O busquem para orientação e instrução.
“Reconhecendo nossa dedicação e perseverança, o Senhor nos dará aquilo que não podemos obter por nós mesmos. Ele nos moldará porque vê nossos esforços para superarmos nossas imperfeições e fraquezas humanas”, disse Élder Soares.
Após sua mensagem, o coro e Nathan Pacheco cantaram a música “Jesus a Todos Chama”, uma música com a letra de um poema escrito por Élder Soares e arranjo musical de Elton Luz.
Após o devocional, Élder Soares disse que se sentiu grato por toda a música apresentada durante a noite.
“As músicas e as mensagens apresentadas durante o devocional foram todas centralizadas em Cristo e nos lembraram de Seu amor e sacrifício compassivo por todos os filhos de Deus”, disse ele, acrescentando: “Eu amo música e penso que ela tem o poder de trazer o Espírito do Senhor à nossa vida.”
Ouvir seu poema cantado pelo coro também foi uma experiência comovente para Élder Soares, ao ouvir uma parte de seu próprio testemunho sagrado do Salvador cantado de volta para ele.
“A letra desta música expressa a importância de cada um de nós em nos esforçarmos para nos achegarmos a Ele todos os dias e recebermos as bênçãos que estão disponíveis para nós ao adotarmos este padrão em nossa vida”, disse ele. “Minhas palavras não são suficientes para expressar minha profunda gratidão pelo Salvador e Seu amor por mim. Esta música sempre me lembrará que, como discípulo de Jesus Cristo, preciso buscá-Lo em cada pensamento, em cada ação, confiando que Ele estenderá Sua paz e consolo para enfrentar minhas batalhas diárias.”
Com a ajuda de um intérprete, Élder Pearson também compartilhou uma mensagem no devocional. Ele destacou como a bela música focada no Salvador e na doutrina de Seu evangelho pode ajudar as pessoas a sentirem o Espírito Santo. Da mesma forma, ele ressaltou que algumas músicas impedem a presença do Espírito e negam aos indivíduos a bênção de Sua orientação e proteção.
“Vocês estão ouvindo músicas que convidam o Espírito ou músicas que O ofendem?”, perguntou Élder Pearson. “As decisões que tomamos sobre a música e a mídia que consumimos são um sinal para Deus da importância que atribuímos à influência do Espírito Santo em nossa vida.”
Ao convidar os participantes do devocional a considerarem a importância que atribuem ao fato de terem a companhia do Espírito constantemente em sua vida, Élder Pearson ensinou sobre a natureza e o propósito do Espírito Santo.
“O Espírito Santo, um membro da Trindade, presta testemunho do Pai Celestial e de Jesus Cristo. Ele é a fonte de testemunho e revelação pessoal. Ele pode nos guiar em nossas decisões e nos proteger de perigos físicos e espirituais. Ele é conhecido como o Consolador e pode acalmar nossos medos e nos encher de esperança. Por meio de Seu poder, somos santificados ao nos arrependermos, recebermos as ordenanças de salvação e guardarmos nossos convênios.”
A mensagem de esperança de Élder Soares por meio do Salvador veio após quase uma hora de apresentações musicais de uma variedade de solistas, duetos e arranjos para coral, sendo a maioria destes produzidos por Elton Luz. Entre os cantores estavam Mila Luz, Elton Luz, o aclamado cantor Nathan Pacheco, Yaphet Bustos, Sophia Barreiro de Andrade, de 11 anos, e o Coro Divina Luz, composto por cerca 250-300 membros de alas e ramos de língua portuguesa de toda a Área Utah. O programa também teve a participação de Victor Batista, que participa regularmente do evento da Primária De Amigo para Amigo em português.
A músicas do coro, todas cantadas em português, incluíram o hino recém-anunciado, “Ó Senhor de toda bênção”, cantado por Mila Luz e Nathan Pacheco. Mila Luz cantou “O Passarinho Cuida”. E Sophia Barreiro de Andrade cantou “Quando o Salvador voltar”, a mesma música que ela cantou para os representantes da imprensa quando os novos hinos foram anunciados em 30 de maio. Todos os três hinos já estão disponíveis para os membros da Igreja, através da Biblioteca do Evangelho e do aplicativo Música da Igreja.
Nathan Pacheco nasceu nos Estados Unidos e serviu na Missão Brasil Campinas. Seu avô era de Curitiba, Brasil, mas veio para os Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. Na ocasião, ele conheceu e se casou com uma americana na Virgínia, onde Pacheco mais tarde seria criado.
Ele compartilhou que sentiu o amor do Senhor por ele ao servir missão no país de origem de seu avô, e adquiriu um testemunho mais forte do Salvador ao servir durante aqueles dois anos. Uma das coisas que ele mais aprendeu foi sobre o amor do Pai Celestial por cada um de Seus filhos.
“Embora existam zilhões de nós, sou grato por Ele estar ciente de cada um e por ser capaz de nos ajudar, de acordo com nossas necessidades”, disse Pacheco.
Ele prestou seu testemunho entre as músicas durante o devocional e compartilhou seu amor pelo Salvador e Seu sacrifício por toda a humanidade.
Da mesma forma, Élder Soares concluiu sua mensagem com seu testemunho e as palavras de seu próprio poema que virou canção, de que o Salvador vive e ama a todos.
“Ele continua a estender Seus braços amorosos a cada um de nós e convida a todos: ‘Vinde a Mim.’”