Comunicado de Imprensa

Conheça os 10 cantores de 6 países que se apresentarão com Coro do Tabernáculo na conferência geral

Cantores do Brasil, México, Gana, Malásia, Filipinas e Taiwan fazem parte do programa piloto do Coro do Tabernáculo

Tabernacle-Choir-ParticipantsDownload Photo

Esta história aparece aqui, cortesia de TheChurchNews.com. Não deve ser usado por outra mídia.

Dez cantores de seis países se juntarão ao Coro do Tabernáculo na Praça do Templo para cantarem na próxima conferência geral de 1º a 2 de abril, como parte de um novo programa piloto.

Georgia Montemayor Wong, de Monterrey, México, descreveu cantar com o Coro do Tabernáculo como “um sonho que se tornou realidade.”

“Sabemos que é impossível para nós que não moramos aqui. Portanto, é apenas um sonho muito, muito distante, como se você não pudesse nem pensar a respeito”, disse Montemayor Wong.

Pela primeira vez em seus 175 anos de história, os participantes que moram fora dos Estados Unidos se juntarão ao coro de 360 vozes durante a próxima 193ª Conferência Geral Anual de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, informou ChurchofJesusChrist.org [em inglês]. Eles cantarão com o coro na sessão da manhã de sábado e nas duas sessões de domingo da conferência geral.

Os participantes são:

Álvaro Jorge Martins, de Natal, Brasil; barítono; advogado e graduado pela Faculdade de Direito J. Reuben Clark da BYU.

Alvaro-Jorge-Martins-of-Natal,-BrazilDownload Photo

Rodrigo Domaredzky, de Curitiba, Brasil; barítono; arquiteto; especialista em música da estaca.

Rodrigo-Domaredzky-of-Curitiba,-BrazilDownload Photo

Thalita de Carvalho, de São Paulo, Brasil; segundo soprano; bacharelado em Regência de Coral; regente do coro da estaca.

Thalita-de-Carvalho,-International-ParticipantDownload Photo

Elisha Rubo-Oreriba Joseph, de Acra, Gana; segundo tenor; gerente de marketing; organista e instrutor de Órgão.

Elisha-Tubo-Oreriba-Joseph,-International-ParticipantDownload Photo

Jonathan How, de Kuala Lumpur, Malásia; primeiro tenor; bacharel em Música; professor de Bateria.

Jonathan-How-of-Kuala-Lumpur,-MalaysiaDownload Photo

Denisse Elorza Ávalos, de Tijuana, México; segundo soprano; três filhos; bacharelado em Arquitetura; cursando bacharelado em Performance Vocal com ênfase em Ópera.

Denisse-Elorza-Avalos,-International-ParticipantDownload Photo

Georgina Montemayor Wong, de Monterrey, México; segundo soprano; quatro filhas; professora de Inglês; diretora de música da estaca.

Georgina-Montemayor-WongDownload Photo

Ronald Baa, de Cagayan, Filipinas; tenor; professor universitário de Música.

Ronald-Baa-of-Cagayan,-PhilippinesDownload Photo

Sundae Mae Indino, de Cagayan, Filipinas; primeiro soprano; cursando mestrado em Educação.

Sundae-Mae-Indino,-International-ParticipantDownload Photo

PeiShang Chung (Kylie Zhong), de Taipei, Taiwan; primeiro contralto; bacharelado em Performance e Educação Musical; professora de Música.

PeiShang Chung (Kylie Zhong) International Participant
PeiShang Chung (Kylie Zhong) International Participant
PeiShang Chung (Kylie Zhong) (pictured center) participates in a Choir rehearsal on Thursday, March 23, 2023, in the Salt Lake Tabernacle in Salt Lake City, Utah.© 2023 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Expandindo sua missão

Em novembro de 2022, os líderes do coro publicaram uma declaração de missão expandida e três programas-piloto.

A declaração de missão agora diz: “O Coro do Tabernáculo na Praça do Templo apresenta músicas que inspiram as pessoas em todo o mundo, a se aproximarem do divino e sentirem o amor de Deus por Seus filhos.”

Um dos programas-piloto é convidar cantores santos dos últimos dias, de várias áreas ao redor do mundo, para participarem de um teste para cantarem com o coro durante a conferência geral.

“Toda a Igreja celebra a Cristo. Não apenas falamos Suas palavras, mas cantamos seus louvores”, disse o presidente Mike Leavitt.

“Nosso objetivo agora é alcançar todo o mundo para trazer paz e cura. Mais da metade dos membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias vive fora dos Estados Unidos. Este é um meio pelo qual não apenas refletimos sobre os membros, mas também é uma maneira pela qual podemos trazer um sentimento de pertencimento a pessoas que vivem em todo o mundo.”

Os membros do coro devem morar a menos de 160 km de Salt Lake City, devido ao cronograma de ensaios e apresentações da organização, e o atual processo de seleção em quatro estágios pode levar vários meses.

Chung-Pei-Shan,-International-ParticipantDownload Photo

Presidente Leavitt disse que o programa-piloto abre portas para que outras pessoas, com habilidades musicais excepcionais, também se envolvam temporariamente.

Elorza Ávalos, de Tijuana, México, disse: “Acho muito, muito bom para [todas as pessoas com] talento pelo mundo [terem a chance] de fazerem parte [do coro] porque … cantamos com todo o coração em nossas alas, em nossos coros”. Ela também é cunhada de Montemayor Wong e nenhuma das duas sabia que a outra estava participando da seleção.

Montemayor Wong disse que foi pedido às cunhadas que mantivessem seus testes em sigilo, para que não soubessem da participação da outra até que recebessem o anúncio de sua seleção.

“Ela me disse: ‘Eu não sabia que você também estava fazendo testes!’... Ela estava chorando e eu também,” disse Montemayor Wong.

Os membros do coro também são chamados para serem embaixadores da Igreja de Jesus Cristo, e compartilharem sua boa vontade e fé por meio da música.

“Quando eles me disseram … que eu seria como uma missionária do coro, [me senti] muito humilde, porque sempre quis servir missão”, disse Elorza Ávalos. “Agora é como dois sonhos em um: fazer parte do coro e servir como missionária.”

Chegada a Salt Lake City

Durante o processo de seleção, os participantes internacionais precisaram demonstrar sua habilidade vocal e proficiência em teoria musical e inglês. Eles foram selecionados em dezembro de 2022, e tiveram gravações digitais e sessões de prática virtual para se prepararem.

International-Choir-ParticipantsDownload Photo

Eles chegaram a Salt Lake City no fim de semana de 18 a 20 de março e participaram dos ensaios do coro, frequentaram a escola do coro; visitaram a Praça do Templo, a Praça de Bem-Estar da Igreja, assim como o Armazém Central do Bispo, além de visitarem vários locais históricos da Igreja.

O grupo também se reuniu com Presidente Dallin H. Oaks, primeiro conselheiro da Primeira Presidência, e sua esposa, a irmã Kristen M. Oaks, e cantaram dois hinos para eles na sexta-feira, 25 de março, no Edifício de Escritórios da Igreja.

“É um passo muito importante”, disse Presidente Oaks aos novos participantes. “É algo que eu esperava há muitos anos que pudesse acontecer, mas é muito difícil. Vocês fizeram sacrifícios, todos vocês, para estarem aqui.

“Pessoas de todo o mundo ficarão orgulhosas de que o Coro do Tabernáculo não é apenas um coro de Utah e Salt Lake City, mas é um coro que representa o mundo inteiro.”

Reportagem em vídeo em espanhol:

https://youtu.be/7eMYjxE-kNQ

Reportagem em vídeo em inglês:

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.