Comunicado de Imprensa

30 mil voluntários em ação para Salvar Vidas

Num País com tantas diversidades, mesmo em meio às condições do tempo com chuva, sol, frio ou calor, milhares de voluntários acordaram cedo no dia 27 de Julho, um sábado, para participar do Projeto Nacional Mãos que Ajudam a Salvar Vidas - Doe Sangue, de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e doar de sí mesmo ao próximo. Se em números as estatísticas apontam que uma doação de sangue pode salvar no mínimo três vidas, quase impossível mensurar o que esse gesto significou na vida de cerca de 90 mil pessoas beneficiadas pela ação. O Brasil todo participou ativamente. (Veja repercussão – e notícias de diversas cidades - na página Oficial do Mãos que Ajudam no Facebook).

Nesta época do ano quando os estoques de bolsas coletadas nos Bancos de Sangue são mais baixos devido às férias escolares e problemas respiratórios que impedem as pessoas de fazerem a doação, tamanho era o envolvimento de todos, somados à alegria e o desejo de servir. Da região Norte ao Sul do Brasil em cidades como Fortaleza, no Ceará e respectivamente Joinville, em Santa Catarina, o projeto desenvolvido em parceria com Hemocentros, iniciou semanas antes a fim de dar conta de atender a demanda de voluntários. Francisca Aparecida Pereira Xavier, de 44 anos que doou sangue pela primeira vez, foi uma das voluntárias. "Entendo a importância de apoiar esta iniciativa. Meu marido tem problema de saúde e já precisou muitas vezes de sangue. Fico feliz de ver quando ele volta para casa melhor por ter recebido o atendimento necessário. Saber que a doação pode fazer a diferença na vida de outras pessoas como faz na minha vida e na vida de minha família, me fez ter a coragem para vir aqui participar". Já Caio da Silva, 27 anos, de Jundiaí, interior do Estado de São Paulo é doador há mais tempo. "Participei de projetos anteriores e incentivado pelo Mãos que Ajudam, estou presente de novo por que sei posso ajudar a salvar vidas e aliviar o sofrimento do meu próximo, seja quem for".

A diretora da unidade do Hemosc em Joinville, Marlene Andrade expressou: "Foi um ato solidário e de grande importância. Como temos dificuldades nesse período na captação de doadores, a campanha veio na hora certa". Para a representante da BioClínica, em Jundiaí, Adriana Costa, projetos como esses contribuem muito na recuperação de pacientes internados em hospitais que passam por diversos tipos de procedimentos. Em poucas palavras, definiu: "É um verdadeiro ato de amor".

Em diversas cidades, a ação contou com a presença de líderes públicos. Podemos citar Porto Alegre e Camaçari onde os dois prefeitos foram recebidos por líderes eclesiásticos da Igreja de Jesus Cristo e também doaram sangue, uma forma ativa de participação do projeto.  

No final do dia, em diversas cidades, um “aulão” do Instituto, sob o tema: Expiação – foi ministrado, uma oportunidade dos jovens e doadores sentirem o real amor do Salvador, expresso na Expiação como uma demonstração de amor infinito.
 
Texto – Janete Monteiro Garcia – Jornalista voluntária do Dep. de Assuntos Públicos Brasil
Fonte e apoio – Conselhos de Assuntos Públicos de todas as estacas do Brasil

 
Cobertura Jornalística
 
Por todo o Brasil, desde as capitais até as cidades do interior, diversas emissoras de Televisão, Rádios, veículos impressos e online realizaram a cobertura. Pesquisas da Super Acesso, empresa especialista em análise de Clipping e audiência – aponta que mais de 32 milhões de pessoas tiveram acesso às matérias publicadas nas mídias, sem contar a audiência em reportagens televisivas.
 
RONDÔNIA - PORTO VELHO – clique aqui

AMAPÁ –  MACAPÁ - clique aqui 1    clique aqui 2

PARÁ – BELÉM - clique aqui

MARANHÃO – SÃO LUIZ - clique aqui 1    clique aqui 2

PARANÁ – CASCAVEL - clique aqui

ALAGOAS – MACEIÓ - clique aqui

CEARÁ – FORTALEZA - clique aqui 1     clique aqui 2    clique aqui 3

RIO GRANDE DO SUL – PORTO ALEGRE - clique aqui

PALMAS - TO - clique aqui

PORTO ALEGRE - clique aqui 1   clique aqui 2

NOVO HAMBURGO - clique aqui

SOUZA – PARAÍBA - clique aqui1    clique aqui 2   clique aqui 3

JUNDIAÍ - clique aqui

PASSO FUNDO - clique aqui

 

Assista ao vídeo de divulgação do projeto:

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.