A Igreja está oficialmente registrada na República do Azerbaijão

Comitê Estadual de Assuntos com Associações Religiosas do Azerbaijão conclui o processo de registro

O Comitê Estadual de Assuntos com Associações Religiosas da República do Azerbaijão notificou A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que o processo de registro, que havia começado no segundo semestre de 2023, foi concluído com sucesso.

Esse é um passo fundamental para a Igreja no país. Ele permite que um órgão oficialmente reconhecido pelo governo do Azerbaijão atue em nome da Igreja na área de Baku. Atualmente, a Igreja tem um pequeno grupo de membros que se reúne regularmente na cidade.

Church-officially-registered-in-the-Republic-of-Azerbaijan
Reunião de alto nível do élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, com o presidente da República do Azerbaijão, Ilham Aliyev.Source: State Committee on Affairs with Religious Associations of the Republic of Azerbaijan. Link: https://scara.gov.az/en/xeber/ictimaiyyetle-elaqeler/xeberler/prezident-ilham-eliyev-amerika-birlesmis-statlarinin-mormon-kilsesinin-ve-stirlinq-fondunun-numayendelerini-qebul-edib
Download Photo

Desde 2015, a Igreja desenvolveu um relacionamento respeitoso e cordial com as autoridades e líderes religiosos do Azerbaijão. No dia 30 de abril de 2024, o élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, teve uma reunião de alto nível com o presidente da República do Azerbaijão, Ilham Aliyev, para discutir interesses mútuos, inclusive o registro da Igreja.

O presidente do Comitê Estadual de Assuntos com Associações Religiosas, Ramin Mammadov, também estava presente, assim como outros representantes da Igreja, incluindo o élder Jack N. Gerard, segundo conselheiro na Área Europa Central da Igreja. Na reunião, o presidente Aliyev falou sobre as contribuições do Azerbaijão para o diálogo intercultural e inter-religioso. Ele mencionou que, historicamente, representantes de diferentes culturas e religiões no Azerbaijão coexistem harmoniosamente como uma família unificada.

Enquanto esteve no Azerbaijão, o élder Bednar participou do 6º Fórum Mundial sobre Diálogo Intercultural que foi realizado em Baku, Azerbaijão, dos dias 1º a 3 de maio de 2024. A conferência de alto nível, coorganizada pelo presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, e pela Aliança das Civilizações das Nações Unidas (UNAOC), teve como tema “Diálogo para a Paz e Segurança Global: Cooperação e Interconectividade” e reuniu mais de 1.000 representantes de governos, organizações internacionais, grupos religiosos, acadêmicos e líderes da sociedade civil de todo o mundo.

Church-officially-registered-in-the-Republic-of-Azerbaijan
Vários líderes religiosos, incluindo o élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze, participam de uma das reuniões incluídas no 6º Fórum Mundial de Diálogo Intercultural, realizado em Baku, Azerbaijão, em maio de 2024.Source: Russian Orthodox Church website. Link: https://mospat.ru/en/news/91719/
Download Photo

O élder Bednar mencionou em seu discurso que, em seu papel como apóstolo, ele teve a bênção de visitar mais de 110 nações. Ele disse que “as semelhanças que observei entre povos de diversas origens, tradições religiosas e culturas são verdadeiramente notáveis. Nossas semelhanças devem ser mais poderosas do que nossas diferenças”.

Um dos líderes religiosos mais proeminentes do Cáucaso, o sheik ul-Islam Allahshukur Pashazade, também participou da conferência. Anteriormente, em outubro de 2023, o sheik ul-Islam, que é o líder dos muçulmanos no Cáucaso, havia feito uma visita à Primeira Presidência da Igreja.

Eles se reuniram na sede da Igreja, em Salt Lake City, Utah, e conversaram com o presidente Russell M. Nelson, o presidente Dallin H. Oaks e o presidente Henry B. Eyring, sobre assuntos de interesse comum, como liberdade religiosa, paz e cooperação. Na ocasião, ele convidou os líderes da Igreja a visitar o Azerbaijão.

Church-officially-registered-in-the-Republic-of-Azerbaijan
O presidente Russell M. Nelson dá as boas-vindas a Haji Allahshükür Hummat Pashazade, sheik ul-Islam e Grand Mufti do Cáucaso, ao Edifício Administrativo da Igreja, na quarta-feira, 1º de março de 2023.2024 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Refletindo sobre a importância desse registro para a Igreja, o élder Gerard agradeceu aos representantes do governo do Azerbaijão por sua ajuda no processo. “O presidente Aliyev, o presidente Mammadov, o sheik ul-Islam e muitos outros foram fundamentais para este maravilhoso resultado para a Igreja, e suas ações mostram que juntos todos podemos promover a harmonia, independentemente da religião ou origem cultural.”

Church-officially-registered-in-the-Republic-of-Azerbaijan
À esquerda: Presidente Dallin H. Oaks; Sahib Novruz oglu Nagiyev, vice-presidente do Comitê Estadual de Associações Religiosas da República do Azerbaijão; Khazar Ibrahim, embaixador da República do Azerbaijão nos Estados Unidos da América; presidente Russell M. Nelson; Haji Allahshükür Hummat Pashazade, Sheikh ul-Islam e Grand Mufti do Cáucaso; Ravan Hasanov, diretor executivo do Centro Internacional de Multiculturalismo de Baku; presidente Henry B. Eyring; e o élder David A. Bednar.2024 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Nos últimos anos, a partir de 1997, a Igreja tem participado de esforços humanitários no Azerbaijão, fornecendo auxílio emergencial, cadeiras de rodas, água potável e projetos educacionais para várias comunidades. Mais de setenta projetos humanitários foram apoiados pela Igreja, sendo que alguns desses projetos foram realizados com a ajuda de outras organizações, incluindo a Fundação Stirling.