2024_07_22_GeraldCausse_OlympicFireside_JimmerFredettePeterVidmar_10.jpg

Diretamente da França, o bispo Caussé e atletas olímpicos falam aos jovens de toda a Europa

Ele, que é nativo de Bordeaux, diz que os Jogos Olímpicos de Verão de 2024 ecoam o ensinamento de Cristo de sermos um

Nesta semana, o mundo se reúne em Paris para os Jogos Olímpicos de Verão de 2024.

“Dez mil atletas de 200 países diferentes estarão aqui”, disse Gérald Caussé, bispo presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. “Imaginem, o mundo inteiro está aqui em Paris.”

O bispo Caussé, natural de Bordeaux, França, juntou-se a Peter Vidmar (duas vezes medalhista de ouro olímpico na ginástica) e Jimmer Fredette (que participará dos Jogos Olímpicos de Paris de 2024 no basquete 3x3 pelo time dos Estados Unidos) em uma transmissão do devocional de Versalhes no domingo, 21 de julho de 2024, para os jovens de toda a Europa.

“Os atletas [olímpicos] são a personificação da universalidade de valores que unem todos esses países”, disse o bispo Caussé. “São valores que se assemelham aos valores do evangelho, especialmente o fato de que todos os filhos e filhas estão unidos para um mesmo evento, para celebrar a mesma coisa, algo que é absolutamente notável, que ecoa o que pregamos: para que um mundo dividido e em conflito veja que as pessoas do mundo podem estar juntas. Isso nos enche de alegria.”

Vidmar, membro doconselho consultivo geral dos Rapazes, exortou os jovens a orar, ter fé e nunca desistir. Ele disse que conseguiu dedicar 12 anos de sua vida à ginástica porque seu treinador acreditou nele e o ensinou a trabalhar.

“Tenha fé no Senhor”, disse Vidmar, que ganhou três medalhas nos Jogos Olímpicos de Verão de 1984, em Los Angeles. “Tenha fé que você pode fazer as coisas que Ele pede que você faça. E, junto com essa fé, nunca desista. Isso exige trabalho e esforço. Com fé e esse esforço, você pode fazer grandes coisas em sua vida”.

Ser atleta olímpico, mesmo aquele que ganhou uma medalha, ensinou-lhe que conseguir uma medalha não é a coisa mais importante.

“Na realidade, [Deus] só quer que façamos o nosso melhor”, disse Vidmar em entrevista ao Newsroom. “Só uma pessoa vai ganhar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. Não sei se o Pai Celestial tem favoritos em termos de quem ganha e quem perde. Ele simplesmente quer que Seus filhos descubram sua capacidade. Foi o que aprendi no esporte. O evangelho me deu essa perspectiva. Estou lá simplesmente para fazer o melhor que posso fazer.”

Na transmissão, Fredette incentivou os jovens a serem bons exemplos para seus amigos. Depois de descrever sua jornada, que incluiu seis temporadas na Associação Nacional de Basquete e uma decisão fervorosa de jogar basquete na China, ele exortou os jovens a ver as dificuldades como oportunidades.

“Você vai lidar com coisas difíceis em sua vida”, disse Fredette. “Você tem que decidir qual caminho quer tomar. Às vezes, o caminho certo é o caminho difícil. Mas se você tiver fé e buscar, você será capaz de receber as bênçãos que deve receber.”

Com o início dos Jogos de Paris, o bispo Caussé disse que é proveitoso considerar a natureza universal do evangelho de Jesus Cristo, especialmente a ideia de que “somos todos campeões”.

“Enquanto formos fiéis e nos arrependermos, o Senhor e Sua Expiação compensarão nossa fraqueza”, disse ele. “Todos nós podemos ser campeões e ganhar a medalha de ouro desta vida e um dia estar de volta ao nosso Pai Celestial.”