A Primeira Presidência de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias emitiu hoje a seguinte declaração:
A Universidade Brigham Young tem o compromisso de fornecer excelência acadêmica em disciplinas de pós-graduação específicas, tradicionalmente centralizadas em negócios e direito. A Primeira Presidência tem o prazer de anunciar a decisão de criar uma faculdade de medicina na BYU. O foco principal será as questões internacionais de saúde que afetam os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e os esforços humanitários da Igreja em todo o mundo.
Os planos para essa faculdade de medicina estão em andamento, e datas específicas serão anunciadas à medida que forem definidas. Prevê-se que, ao contrário de muitas faculdades de medicina, a faculdade de medicina da BYU se concentre no ensino com pesquisa em áreas de importância estratégica para a Igreja. Com o tempo, a escola atrairá alunos de dentro e fora dos Estados Unidos.
A faculdade de medicina da BYU não criará seu próprio hospital ou sistema hospitalar. A BYU e a Intermountain Health estão discutindo uma parceria médica mutuamente benéfica. Além disso, espera-se que a faculdade de medicina busque parcerias colaborativas com várias instituições em Utah, incluindo a Universidade de Utah.