O respeito pelas diversas crenças e pela contribuição singular de todas as religiões do mundo é uma das características principais do mormonismo. Desde o início de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Joseph Smith exaltou o princípio de liberdade religiosa e tolerância: “Pretendemos o privilégio de adorar a Deus Todo-Poderoso de acordo com os ditames de nossa própria consciência, e concedemos a todos os homens o mesmo privilégio, deixando-os adorar como, onde ou o que desejarem”(Regras de Fé 1:11).
Nesse mesmo espírito, o profeta da Igreja, o Presidente Thomas S. Monson fez um apelo na conferência geral, uma reunião mundial semianual, para mais compreensão entre as religiões: “Incentivo os membros da Igreja de toda parte a agir com bondade e respeito para com todas as pessoas em todos os lugares. O mundo em que vivemos é repleto de diversidade. Podemos e devemos mostrar respeito pelas pessoas cuja crença for diferente da nossa” (Abril de 2008 Discursos da Conferência Geral). Os santos dos últimos dias aceitam todos os que creem sinceramente como iguais na busca da fé e no grande trabalho de servir a humanidade.
Devemos proteger a liberdade religiosa de todos. Com este objetivo o Dr. Ricardo Cerqueira Leite, um líder de A Igreja de Jesus Cristo que em breve vai presidir a Missão Fortaleza Leste, foi convidado a participar de um documentário curto sobre a importância da liberdade religiosa. Seu depoimento foi gravado no jardim do Templo de São Paulo, quando teve a oportunidade de falar sobre respeito à outras crenças. Vários líderes religiosos participam deste vídeo e deixam uma bela mensagem sobre paz e respeito. O vídeo foi organizado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia do Estado de São Paulo.
Confira o vídeo: