20240213_122616_HWinterton_HMW_6298.jpg

A reforma do Templo de Salt Lake atinge seu ápice

A última pirâmide de reforço em aço é colocada no topo da casa do Senhor

Os céus ensolarados refletiam o humor alegre no local das obras de reforma do Templo de Salt Lake na terça-feira, dia 13 de fevereiro de 2024.

Quase quatro anos depois que as icônicas torres deste templo foram removidas pela primeira vez para reforma, mais de 800 integrantes da equipe de construção comemoraram a colocação da última pirâmide de reforço em aço no topo do templo.

Pouco depois do início da reforma do templo em 2020, as equipes removeram cuidadosamente as pedras das torres no topo do templo para reforma. A posição exata de cada pedra foi mapeada, catalogada, monitorada e armazenada para limpeza, a fim de garantir o retorno precisamente aos pontos originais no topo do templo. No início do verão do hemisfério norte de 2023, as placas de aço de reforço e as pedras reformadas das torres começaram a ser assentadas na casa do Senhor.

“É um sentimento de alegria saber que todos podem olhar agora para o templo e dizer a si mesmos: ‘Posso começar a ver e reconhecer algo que me é familiar’”, disse Josh Fenn, executivo de projetos da Jacobsen Construction e diretor de projetos que supervisiona todo o trabalho de reforma da Praça do Templo. “Espero que as pessoas sintam satisfação em ver cada vez mais coisas que lhes são familiares.”

O Templo de Salt Lake, que levou 40 anos para ser construído no final do século 19, é um símbolo icônico de fé para os santos dos últimos dias no mundo inteiro. A simples presença das casas do Senhor em comunidades em todo o mundo lembra os santos dos últimos dias da importância da fé no Pai que toda a humanidade tem em comum, da necessidade de constante aperfeiçoamento da alma, da possibilidade de relacionamentos familiares que vão além da morte e da salvação que só vem por meio da graça de Jesus Cristo.

A ampla reforma do Templo de Salt Lake e da Praça do Templo está fortalecendo a estrutura contra terremotos e, em geral, revigorando a região.

“As torres são icônicas porque quando as pessoas vêem o Templo de Salt Lake, as primeiras coisas a que são atraídas são as seis torres subindo ao céu”, disse Brad Bohne, superintendente geral da Jacobsen que supervisiona as operações de campo do projeto. “Sempre foi importante para nossa equipe de projetos preservá-las. Por serem estruturas relativamente altas e delgadas no alto de um imenso e pesado edifício, essas torres estavam em risco de tombar no caso de um grande abalo sísmico. Mantê-las no lugar tem sido um desafio que levou anos de planejamento, modelamento preditivo, escaneamento e ponderação do que o aço precisava fazer para equalizar o espaço disponível nas torres.”

Os novos suportes de aço foram acrescentados com tecnologia point cloud. Isso permitiu que cada nova peça de aço fosse confeccionada nas dimensões precisas necessárias para manter o mesmo tamanho, forma e posição finais que a estrutura de pedra tinha historicamente.

“Uma vez que as novas peças de aço estejam ancoradas à pedra existente dentro da torre, há uma última peça de aço em forma de pirâmide que é acrescentada ao topo”, disse Ryan Memmott, gerente executivo de projetos da Schuff Steel, firma que fabrica e instala o novo aço. A equipe então pode impermeabilizar os componentes de aço, e as pedras existentes são colocadas de volta no lugar, cada uma sendo ancorada novamente ao aço, criando uma estrutura unificada. A pedra confeccionada pelos construtores do século 19 é colocada de volta no topo do templo do mesmo jeito que estava, desta vez com a ajuda da tecnologia do aço do século 21 que dá às torres ainda mais força e estabilidade.”

O reforço de cada torre com aço é apenas um dos vários esforços minuciosos que têm fortalecido as torres do templo contra abalos sísmicos. Isso inclui a colocação de cabos de aço no interior de cada torre, onde se prendem ao sistema de isolamento da base desde o alicerce até o ponto mais alto.

“Não estamos focando apenas na base”, disse David Rees, diretor sênior da FFKR, firma de arquitetura do projeto. “A parte superior da estrutura também é importante quando se considera proteger esse edifício por muitos anos para enfrentar quaisquer possíveis abalos sísmicos nesta região.”

A reforma do Templo de Salt Lake e da Praça do Templo está programada para ser concluída em 2026. Fenn afirmou que marcos como este comemorado pela equipe na quarta-feira são lembretes valiosos do significado duradouro do trabalho diário da equipe em projetos de grande escala como este.

“Inúmeras pessoas continuam a dedicar-se de coração e alma para essa reforma”, disse Fenn, “então, ver um grande avanço como esse se concretizar é realmente tocante para todos nós”.