A visita do Coro do Tabernáculo às Filipinas espalha a esperança de Jesus Cristo

“Tivemos uma conversa muito ampla com praticamente todo o país”, diz o presidente do coro

A parada de nove dias e quatro concertos do Coro do Tabernáculo da Praça do Templo nas Filipinas fez exatamente o que se propôs a fazer: espalhar a esperança proporcionada pelo Salvador do mundo.

“Esta é uma turnê mundial e nosso objetivo principal é levar uma mensagem de esperança em Jesus Cristo”, disse o presidente do coro, Michael O. Leavitt. “Não conheço muitos países no mundo onde essa mensagem seja mais importante — ou, devo acrescentar, mais bem-vinda — do que as Filipinas. Este é um país em que 97% de sua população é cristã, e eles estão dispostos a falar sobre isso eles querem falar sobre isso.”

A visita às Filipinas foi a segunda da turnê mundial “Hope” do coro, que teve início em junho de 2023, no México.

O presidente Leavitt disse que os concertos nas Filipinas foram um sucesso em várias frentes. Os relacionamentos foram fortalecidos com líderes governamentais e inter-religiosos. Um dos concertos foi destinado a líderes empresariais, outro se concentrou em música sacra com líderes inter-religiosos, e os dois finais foram destinados a um público geral — um dos quais foi transmitido para todo o país a fim de ajudar a chegar a todas as ilhas.

“Tivemos uma conversa muito ampla com praticamente todo o país”, disse o presidente Leavitt. Os membros da presidência do coro se reuniram com o presidente das Filipinas, Ferdinand Romualdez Marcos Jr., e membros de seu gabinete, bem como com o embaixador dos Estados Unidos. “Desenvolvemos relacionamentos muito importantes daqui para frente. Eles foram homenageados pelo Senado das Filipinas — o primeiro coro fora da Ásia a receber essa homenagem. Fomos acolhidos, estabelecemos uma comunicação e mantivemos um diálogo que será contínuo”, disse Leavitt.

O coro também procurou atrair a nova geração das Filipinas. Cerca de 50 jovens se apresentaram com a popular cantora e compositora Ysabelle Cuevas, cantando “If You Believe”, uma música sobre a crença em Jesus Cristo.

“Cantar com o Coro do Tabernáculo sempre foi um sonho meu, então tudo na noite passada foi perfeito”, disse Cuevas. “Eu só imaginava o Pai Celestial conversando comigo enquanto estava ensaiando as músicas e tentando descobrir como deixar o Espírito assumir o controle, ou tirar a mim mesma e meu ego das apresentações. Toda vez que canto a música, sempre sinto que Ele está falando comigo, [dizendo] que, se eu acreditar, Ele pode fazer isso por mim.”

L. Whitney Clayton, um ex-setenta autoridade geral que serve como primeiro conselheiro na presidência do Coro do Tabernáculo, disse que a liderança do coro sabe que os jovens são o futuro da religião.

“Reconhecemos em todos os lugares que vamos, seja em Salt Lake ou em Manila, que os jovens da Igreja são o futuro da Igreja”, disse Clayton. “Tivemos representantes aqui, representantes aqui conversando com eles, reunindo-se com eles, trabalhando com eles, planejando como atraí-los durante os concertos. E essa colaboração inicial rendeu enormes benefícios. Isso tornou possível que a liderança do coro e, principalmente, a liderança artística tivessem uma ideia do que tocaria o coração deles. O concerto fez um trabalho maravilhoso de romper uma lacuna de gerações — em muitos aspectos, melhor do que fizemos no passado.”

A fé dos filipinos torna isso muito mais fácil, acrescentou Clayton. Da década de 1960 até hoje, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias passou de um membro nativo da Igreja para mais de 853 mil em 2024.

“Os jovens daqui estão crescendo com testemunho”, disse Clayton. “Coisas boas estão acontecendo no lar deles. E, com o tempo, como vimos esta semana, a influência desses jovens continuará a crescer. O que aconteceu em 60 anos aqui nas Filipinas é milagroso. O que acontecerá nos próximos 60 anos será inacreditável.”

Tabernacle-Choir-2024-Philippines-World-Tour
O Coro do Tabernáculo e a Orquestra da Praça do Templo, junto com a presidência do coro, a presidência da Área Filipinas e os jovens artistas na Mall of Asia Arena na quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024.2024 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

O coro também procurou falar aos filipinos em seu idioma — e as pessoas gostaram muito. O coro cantou vários hinos em tagalo.

“Quantos anos eles praticaram isso?”, refletiu a personalidade da televisão, Paolo Abrera, que, juntamente com sua esposa, Suzi, ajudou a apresentar os concertos. “A fluência foi perfeita. Era como se fosse um coro filipino atrás de nós. Foi incrível. Realmente tocou o coração do público. Acho que todos nós sentimos isso. Para um grupo como esse, que não é das Filipinas, eles cantaram em nossa língua nativa de uma forma que, se você fechasse os olhos, juraria que havia filipinos ali. Naquele momento, eles eram filipinos de coração.”

Jose Manuel G. Romualdez, embaixador das Filipinas nos Estados Unidos, concordou.

“[Cantar em tagalo] toca o coração do filipino”, disse o embaixador Romualdez. “Somos um povo que adora música. A música que o Coro do Tabernáculo apresentou hoje foi absolutamente fantástica. (…) [Os membros do Coro do Tabernáculo] são embaixadores da boa vontade da Igreja.”

Tabernacle-Choir-2024-Philippines-World-Tour
Membros do Coro do Tabernáculo sobem ao palco durante a turnê mundial “Hope”, do Coro do Tabernáculo da Praça do Templo, na Mall of Asia Arena, em Manila, Filipinas, na quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024.2024 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

A próxima parada do coro em sua turnê mundial “Hope” será na Flórida e na Geórgia, nos Estados Unidos, para concertos de 5 a 12 de setembro de 2024.

“Acho que esse mesmo senso de unidade cultural e unidade em nossa mensagem aparecerá novamente”, disse o presidente Leavitt. “As pessoas daquela região serão muito abençoadas por nossa visita.”