Comunicado de Imprensa

Anúncio de 12 novos Templos encerra 188ª Conferência Geral

No Brasil, novo templo será construído em Salvador (BA). Número de templos em operação, anunciados ou em construção, agora passa de 200 em todo o mundo

No final da 188ª Conferência Geral Semestral, o Presidente Russell M. Nelson de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias anunciou planos para construir 12 novos templos. Além de ser o maior número de templos já anunciados no mesmo dia, a notícia eleva o número total de templos em funcionamento, anunciados ou em construção para 201. Isso acontece exatamente 18 anos após a Igreja concluir seu 100º templo.

Os novos templos estarão nos seguintes locais:

Mendoza, Argentina

Salvador, Brasil

Yuba City, Califórnia

Phnom Penh, Camboja

Praia, Cabo Verde

Yigo, Guam

Puebla, México

Auckland, Nova Zelândia

Lagos, Nigéria

Davao, Filipinas

San Juan, Porto Rico

Condado de Washington, Utah

          

“Construir e manter templos pode não mudar sua vida, mas certamente o tempo que você dispende neles irá”, disse o Presidente Nelson. “Para aqueles que há muito tempo estão ausentes do templo, encorajo-vos a se prepararem e a voltarem o mais rapidamente possível. Depois, convido-o a adorar no templo e orar para sentir profundamente o amor infinito do Salvador por vocês, para que cada um de vocês possa obter seu próprio testemunho de que Ele continua a dirigir esse trabalho sagrado e eterno”.

Estes 12 templos anunciados elevam o número total de templos em funcionamento (159) e templos anunciados ou em construção (42) para 201 em todo o mundo. O Templo de Concepción Chile (28 de outubro) e o Templo de Barranquilla Colômbia (9 de dezembro) estão programados para dedicação ainda este ano. Onze templos estão sendo reformados, incluindo o Templo de Assunção Paraguai, Templo de Baton Rouge Louisiana, Templo de Frankfurt Alemanha, Templo de Hamilton Nova Zelândia, Templo de Memphis Tennessee, Templo de Mesa Arizona, Templo de Oakland Califórnia, Templo de Oklahoma City Oklahoma, Templo de Raleigh Carolina do Norte, Templo de Tóquio Japão e Templo de Washington DC (Os templos em reforma são considerados templos em funcionamento). O maior número anterior de templos anunciados em um único dia foi em 1º de abril de 1981, quando nove templos foram anunciados. Com sete templos anunciados durante a Conferência Geral de abril de 2018, um total de 19 templos foram anunciados este ano.

Mendoza, Argentina

Quando o Templo de Mendoza Argentina for construído e dedicado, a Argentina terá quatro templos. O Templo de Buenos Aires foi dedicado em 1986, enquanto o Templo de Córdoba foi dedicado em 2015. O Templo de Salta foi anunciado pelo Presidente Nelson em abril de 2018. A Argentina, um país de quase 45 milhões de habitantes, abriga quase 459.000 santos dos últimos dias.

Salvador, Brasil

Depois dos Estados Unidos (6,7 milhões de santos dos últimos dias) e do México (1,45 milhão), o Brasil abriga o maior número de membros da Igreja do que qualquer outro país (1,39 milhão). Existem seis templos em operação no Brasil, localizados em Campinas, Curitiba, Manaus, Porto Alegre, Recife e São Paulo. Dois templos estão em construção (Fortaleza e Rio de Janeiro), e outros três já foram anunciados - em Belém, Brasília e agora em Salvador.

Yuba City, Califórnia

O Templo da Califórnia de Yuba City será o oitavo templo da Califórnia. Os outros sete templos do estado estão em Fresno, Los Angeles, Newport Beach, Oakland (em reforma), Redlands, Sacramento e San Diego. A Califórnia é o lar de mais de 760 mil santos dos últimos dias e quase 1.300 congregações.

Phnom Penh, Camboja

Este será o primeiro templo santo dos últimos dias do Camboja e o nono templo na Ásia. Mais de 14.600 santos dos últimos dias vivem na nação do Sudeste Asiático com mais de 16 milhões de pessoas.

Praia, Cabo Verde

Este será o primeiro templo em Cabo Verde, um conjunto de ilhas localizadas a cerca de 560 quilômetros da costa noroeste da África. Cerca de 14.700 santos dos últimos dias vivem nesta nação insular de 539 mil pessoas.

Yigo, Guam

Este pequeno território insular no Pacífico Ocidental tem menos da metade do tamanho do Vale do Lago Salgado e tem uma população de 166 mil pessoas. Os missionários da Igreja de Jesus Cristo chegaram pela primeira vez em 1957 e hoje existem mais de 2.500 santos dos últimos dias em Guam. Este será o primeiro templo santo dos últimos dias do território.

Puebla, México

Este será o 14º templo do México. Os outros 13 templos do país estão em Ciudad Juárez, Colonia Juárez, Zapopan, Hermosillo, Mérida, Cidade do México, Monterrey, Oaxaca, Cidade Madero, Tijuana, Tuxtla Gutiérrez, Boca del Rio e Villahermosa. O país é o lar de quase 1,5 milhão de santos dos últimos dias espalhados por quase 2.000 congregações.

Auckland, Nova Zelândia

O Templo de Auckland, Nova Zelândia, será o segundo templo santo dos últimos dias do país. O primeiro templo, construído em 1958 em Hamilton, foi fechado em agosto de 2018 para reforma. A Igreja está presente na Nova Zelândia desde a década de 1850. Hoje, mais de 114 mil santos dos últimos dias moram no país.

Lagos, Nigéria

O Templo de Lagos será o segundo templo na Nigéria e o nono na África. Há templos atualmente operando em Aba, na Nigéria; Joanesburgo, África do Sul; e Accra, Gana. O Templo de Kinshasa República Democrática do Congo está programado para ser dedicado em 14 de abril de 2019. O Templo de Durban na África do Sul está em construção. Planos foram anunciados para construir templos em Harare, Zimbábue; Nairobi, Quénia; e Abidjan Costa do Marfim (Côte d'Ivoire). A filiação à igreja na África cresceu de um punhado de membros no final da década de 1970 para mais de 611 mil santos dos últimos dias hoje (incluindo quase 174 mil na Nigéria) em mais de 2.000 congregações.

Davao, Filipinas

Com este anúncio, as Filipinas têm seis templos anunciados ou dedicados, incluindo Cebu City, Manila (2), Urdaneta e Cagayan de Oro. Existem mais de 780 mil santos dos últimos dias neste país com mais de 107 milhões de pessoas.

San Juan, Porto Rico

Este será o primeiro templo em Porto Rico, uma ilha caribenha com mais de 3 milhões de habitantes e mais de 23 mil santos dos últimos dias. O templo mais próximo de Porto Rico é o Templo da República Dominicana de Santo Domingo.

Condado de Washington, Utah

Este será o segundo templo do condado de Washington; o outro é em St. George, Utah. Como sede mundial da Igreja, Utah possui 2,1 milhões de membros da Igreja em um estado de 3,2 milhões de pessoas. Há 17 templos operando no estado, incluindo Abundância, Brigham City, Cidade de Cedro, Draper, Logan, Rio Jordão, Manti, Monticello, Monte Timpanogos, Ogden, Montanha Oquirrh, Payson, Provo City Center, Provo, São Jorge, Salt Lake e Vernal. O Templo de Saratoga Springs foi anunciado na Conferência Geral de abril de 2017, e o Templo de Layton foi anunciado em abril de 2018. O novo templo no Condado de Washington será o 20º templo dos santos dos últimos dias de Utah.

Além do anúncio de 12 novos templos, o presidente Nelson disse que os templos da geração pioneira seriam reformados. “Com o passar do tempo, os templos precisam inevitavelmente de renovação. Para esse fim, estão sendo feitos planos para reformar e atualizar o Templo de Salt Lake e outros templos da geração pioneira ”, disse ele. “Detalhes sobre esses projetos serão compartilhados à medida que forem desenvolvidos.”

Sobre os templos

Os santos dos últimos dias consideram os templos como a “Casa do Senhor”, os lugares mais sagrados da Terra. Os templos diferem das capelas, onde todos são bem-vindos para assistir aos cultos dominicais. No templo, os ensinamentos de Jesus Cristo são reafirmados através do casamento, batismo e outras cerimônias que unem as famílias para a eternidade.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.