Provo (UT) – Começou neste último final de semana o 25º Simpósio Internacional Anual de Lei & Religião do International Center for Law and Religion Studies (ICLRS - Centro Internacional de Estudos sobre Direito e Religião), relizado pela Faculdade de Direito J. Reuben Clark da Universidade Brigham Young. A Dignidade Humana marca série de debates entre especialistas e líderes de diferentes nações.
O Brasil foi representado por uma delegação composta por oito integrantes:
Padre Luís Bizon, responsável pelo diálogo inter-religioso da Igreja Católica, Arquidiocese de São Paulo;
Dra. Edna Zilli, presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da Ordem dos Advogados do Estado do Paraná e seu marido, José Neto que a acompanha;
Dr. Odacyr Prigol, membro fundador da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB-PR;
Dr. Edson Brandão, membro fundador e atual secretário da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB-SP e seu irmão Amador Brandão, agente fiscal, que o acompanha;
Dr. Aroldo Cavalcante, membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB-PE;
Dra. Christiana Cavalcante, promotora de Justiça pelo Estado de Pernambuco.
1 / 2 |
Os convidados do Brasil, de diferentes regiões do país, representam instituições que promovem ações em defesa e promoção da Liberdade Religiosa no Brasil.
Todos assistiram a primeira sessão da 188ª Conferência Geral Semestral de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o Coro do Tabernáculo da Praça do Templo e participaram da 2ª sessão plenária do Simpósio. Todos estão felizes e gratos por participarem deste evento internacional que proporcionará maior conteúdo intelectual para debates semelhantes a ser realizados no Brasil.
Ann Power-Forde foi a palestrante de domingo à noite na sessão de abertura do Simpósio. Ann é professora e acadêmica irlandesa que atualmente é presidente da Câmara Constitucional das Câmaras Especializadas de Kosovo (KSC) em Haia e foi juíza no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos. Na segunda-feira (08) Sam Brownback, embaixador das Nações Unidas para a Liberdade Religiosa Internacional, fala ao grupo.
Na terça-feira, dia 09, a dra. Edna Zilli, que é membro da Igreja Batista, fará a oração de abertura do jantar. Primeira vez a organização do evento convida uma brasileira que fará a oração em português.
Até o momento, mais de 1300 delegados de 125 países reuniram-se nessas reuniões anuais para discutir os princípios da liberdade religiosa e explorar formas de aplicação desses princípios. O encontro deste ano explora o tema "Protegendo a Liberdade Religiosa e a Dignidade: A Declaração Universal dos Direitos Humanos".