2509-33-146.jpg
Comunicado de Imprensa

Apóstolo compartilha cinco chaves para uma família mais forte

“Decida agora colocar o Senhor Jesus Cristo no centro de sua família”, diz o élder Rasband

A Família: Proclamação ao Mundo” é “o plano do Senhor para o destino eterno de todos os Seus filhos”.

O élder Ronald A. Rasband, do Quórum dos Doze Apóstolos, compartilhou essa mensagem e muito mais ao falar aos alunos da Universidade Brigham Young (BYU) no dia 23 de setembro de 2025, no 30º aniversário do documento histórico lido pela primeira vez ao público pelo presidente Gordon B. Hinckley em um encontro mundial de mulheres no dia 23 de setembro de 1995.

O élder Rasband, um líder em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, estava falando aos alunos no devocional semanal no campus em Provo, Utah.

Como membro do Quórum dos Doze Apóstolos, o élder Rasband disse que um de seus deveres é ensinar as pessoas sobre a proclamação. Ele e outros líderes da Igreja fizeram isso com reis, líderes religiosos e cívicos em todo o mundo, disse ele. Isso inclui o presidente Henry B. Eyring ao falar sobre isso durante sua visita ao Vaticano em 2014.

“A proclamação nos ajuda, como discípulos de Jesus Cristo, a reconhecer que nossa vida, nossas escolhas diárias, nos distinguem dos caminhos e da defesa do mundo ao nosso redor”, disse o élder Rasband. “Aceitamos os ensinamentos e o exemplo de nosso Senhor e Salvador para nos ajudar a viver em retidão”.

O apóstolo, reiterando sua mensagem da Conferência Geral de Abril de 2024 de que “as palavras importam”, destacou cinco palavras e frases da proclamação: família, criador, destino eterno, filhos e felicidade.

Família

Primeiro, o élder Rasband falou sobre a palavra “família”. Ele disse que as famílias vêm de muitas formas: famílias monoparentais, famílias de uma pessoa, famílias com muitos ou nenhum filho, famílias mistas e muito mais.

Ele exortou os alunos a seguir esse padrão explicado na proclamação: “[Os pais] têm a solene responsabilidade de amar-se mutuamente e amar os filhos, e de cuidar um do outro e dos filhos”.

O élder Rasband lembrou aos alunos que, como diz a proclamação, cada um deles é “um filho (ou filha) [espiritual] de pais celestiais que o amam”. “Essa conexão eterna é a constante em sua vida; nunca vai mudar”, acrescentou. “Você pertence a uma família eterna, então defina seu curso hoje com ‘fé e arrependimento e (…) obras santas’ (Alma 12:30)”.

O apóstolo exortou os alunos a fazerem do Salvador do mundo o centro de sua vida familiar.

“Quer haja apenas um membro da sua família ou já haja vários, decida agora mesmo colocar o Senhor Jesus Cristo no centro da sua família”, disse ele. “Leiam as escrituras juntos. Orem juntos e peçam ao Senhor que os guie nestes anos críticos que estão por vir”.

2509-33-109.jpg
2509-33-109.jpg
O élder Ronald A. Rasband, do Quórum dos Doze Apóstolos, e sua esposa, Melanie, chegam ao Marriott Center, em Provo, Utah, na terça-feira, dia 23 de setembro de 2025.
Download Photo

Criador

A segunda palavra na qual o élder Rasband se concentrou foi “criador”.

Deus “criou o plano que nos trouxe até aqui”, disse o apóstolo. “E se vivermos de acordo com Seu plano, isso nos levará de volta à presença de nosso Pai Celestial”.

Ele incentivou os alunos da BYU a aproveitar a oportunidade que têm em uma escola religiosa para diminuir o zoom e ver o panorama geral do propósito da vida.

“Aqui, você é fortalecido espiritualmente ao mesmo tempo em que está intelectualmente engajado”, disse o élder Rasband. “O enfoque religioso da BYU prepara você para seguir o Salvador e Redentor. Seguir e tornar-se semelhante a Cristo é o verdadeiro teste desta vida. Isso não significa apenas no domingo ou no seu tempo livre, mas o tempo todo”.

Destino eterno

O élder Rasband também se concentrou na expressão “destino eterno”. A proclamação deixa claro que “nossa vida não começou aqui na mortalidade nem termina na sepultura”, disse ele. “Você está aqui, na Terra, com um corpo físico e o arbítrio para escolher seu rumo na vida”.

Ele pediu aos alunos que permanecessem vigilantes em suas atividades espirituais.

“Todos estão vulneráveis [a se afastarem de Deus]”, disse ele. “Nos dias e anos que virão, vocês precisarão do maior discernimento e compromisso encontrados na proclamação para ‘progredir rumo à perfeição’ e tornarem-se ‘herdeiros da vida eterna’”.

2509-33-193.jpg
2509-33-193.jpg
O élder Ronald A. Rasband, do Quórum dos Doze Apóstolos, cumprimenta os alunos da BYU no Marriott Center, em Provo, Utah, na terça-feira, dia 23 de setembro de 2025.
Download Photo

Filhos

O apóstolo então se concentrou na palavra “filhos”. A proclamação ensina que cada pessoa é um “filho ou filha de pais celestiais”. Isso significa que Deus “nos ama. Todos nós — sem exceção”, disse o élder Rasband.

“[Deus] sabe onde vamos prosperar, quais experiências na mortalidade vão nos ajudar a crescer espiritualmente e em que circunstâncias vamos abençoar a vida de outras pessoas”, explicou ele.

Para ilustrar isso, o élder Rasband compartilhou uma experiência de sua adolescência. Ele queria servir missão na Alemanha porque seu pai, seu irmão e o namorado e futuro marido de sua irmã foram para a Alemanha. Ele teve dificuldades para aceitar seu chamado para servir no leste dos Estados Unidos. A oração e o estudo das escrituras o ajudaram a mudar sua perspectiva. Ele disse que a experiência missionária acabou sendo “perfeita” para ele.

“Quando você acha que o Senhor está te tirando do caminho, chamando você de volta para o banco, reordenando o que e onde, quando você pensa em dizer ‘Sério?’ Saibam disso: somos filhos de um Pai Celestial que tem um lugar em Seu plano apenas para nós”, disse o élder Rasband.

Felicidade

Por fim, o élder Rasband refletiu sobre a palavra “felicidade” e como a encontramos.

“A resposta para encontrar felicidade é sempre Jesus Cristo”, disse ele. Essa proclamação declara, entre outras coisas: “A felicidade na vida familiar é mais provável de ser alcançada quando fundamentada nos ensinamentos do Senhor Jesus Cristo”.

Ele incentivou os alunos a seguir os princípios centralizados em Cristo mencionados na proclamação, incluindo “fé, oração, arrependimento, perdão, respeito, amor, compaixão, trabalho e atividades recreativas salutares”.

“O Senhor Jesus Cristo disse: 'Eu, o Senhor, estou contigo’”, disse o élder Rasband. “Não poderíamos ter um professor, amigo, companheiro ou mentor melhor. Espere que as impressões venham à sua mente sobre como ser mais como Ele, como remodelar suas prioridades, como encontrar maior felicidade”.

O élder Rasband encerrou com seu testemunho de que a proclamação veio aos “profetas por revelação”.

“Foi inspirada há 30 anos e continua a inspirar-nos hoje se formos fiéis às suas palavras. (…) É a vontade do Senhor”, disse ele.

“Eu os abençoo para que fortaleçam seu testemunho de ‘A Família: Proclamação ao Mundo’”, concluiu ele. “Testifico que esta é a obra do Senhor. Que vocês sejam abençoados por suas verdades eternas: Família. Criador. Destino eterno. Filhos. E Felicidade”.