8d5982d61fc711edad18eeeeac1e526d56799439_w1920.jpeg

Atender ao chamado: Dois anos desde que o profeta convidou os jovens e os mais velhos a servir uma missão para Cristo

Há dois anos, o presidente da Igreja e profeta, Russell M. Nelson, reafirmou a importância de compartilhar a mensagem do evangelho restaurado de Jesus Cristo com o mundo.

“O Senhor pediu a cada rapaz digno e capaz que se prepare e sirva uma missão”, disse o profeta na abertura da Conferência Geral de Abril de 2022. “Para vocês, irmãs jovens e capazes, a missão também é uma oportunidade poderosa, porém opcional.”

A resposta a esse chamado tem sido positiva e significativa. Isso é demonstrado de muitas maneiras, como ilustrado por um recente artigo de um jornal nacional que fala sobre o trabalho missionário.

Neste semestre, 36 novas missões serão abertas em todo o mundo. O número total de missões será de 450 — o maior número da história de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O número de jovens missionários de ensino e de serviço e missionários seniores passou de 56 mil no final de 2021 para 62.500 no final de 2022. Atualmente, esse número ultrapassa 72 mil. Eles servem em mais de 150 países e ensinam em mais de 60 idiomas.

“Queridos jovens amigos,” disse o presidente Nelson, “cada um de vocês é vital para o Senhor. Ele os reservou até agora para ajudarem a coligar Israel. Sua decisão de servir missão, seja uma missão de ensino ou de serviço, abençoará vocês e muitas outras pessoas. Também incentivamos os casais seniores a servir quando suas circunstâncias permitirem. Seus esforços são simplesmente insubstituíveis”.

Todos os missionários estão equipados com ferramentas importantes para ajudá-los a levar a outras pessoas o poder santificador e de cura do Salvador. Um desses recursos é o manual “Pregar Meu Evangelho”, um guia para compartilhar o evangelho restaurado de Jesus Cristo. O manual, que recebeu uma atualização significativa em 2023, inspira e ajuda os santos dos últimos dias ao servirem e convidarem as pessoas a desfrutar das bênçãos dos ensinamentos do Salvador.

Os jovens missionários de serviço se tornaram um recurso essencial na obra de Jesus Cristo. Cada missionário de serviço recebe uma experiência de missão personalizada, adaptada exclusivamente a seus talentos, habilidades e dons. Durante sua missão, é comum que os missionários de serviço sirvam em várias designações. Isso pode incluir organizações beneficentes aprovadas, casas do Senhor, negócios da Igreja e oportunidades de serviço designadas pela estaca. Onde for apropriado, os missionários de serviço podem participar do ensino do evangelho de Jesus Cristo às pessoas.

Os missionários seniores também desempenham um papel vital. Nos últimos anos, o trabalho dos missionários de serviço seniores tem se expandido mundialmente. As oportunidades que antes eram limitadas aos Estados Unidos e ao Canadá agora estão disponíveis em todo o mundo. Esses missionários prestam serviço nos escritórios de missão, armazéns do bispo, centros de distribuição, centros e bibliotecas do FamilySearch, programas de autossuficiência, no programa BYU–Pathway, centros de autossuficiência e em muitos outros lugares.

Em outubro de 2023, o élder Ronald A. Rasband, do Quórum dos Doze Apóstolos, convocou mais casais a servir missão.

“Já chamei muitos casais para servir e tenho observado como a Luz de Cristo tem iluminado seu semblante”, disse o élder Rasband. “Ao retornarem, eles descreveram que se aproximaram mais do Senhor e um do outro, sentiram o Espírito do Senhor ser derramado sobre eles e souberam que estão fazendo a diferença. Quem não desejaria isso?”

Seja um missionário jovem ou mais velho, de ensino ou de serviço, todos são chamados para ajudar a levar pessoas a Jesus Cristo.

Todos os missionários ensinam e testificam sobre o Salvador”, disse o presidente Nelson. “A escuridão espiritual no mundo faz com que a luz de Jesus Cristo seja mais necessária do que nunca. Todos merecem a oportunidade de saber a respeito do evangelho restaurado de Jesus Cristo. Cada pessoa merece saber onde pode encontrar a esperança e a paz ‘que [excedem] todo o entendimento’.”