20240522_075310_HWinterton_HMW_9169.jpg

Por que Utah está prosperando? Veja os valores dos pioneiros da Igreja, diz o bispo presidente

O líder da Igreja fala aos líderes reunidos para uma reunião de negócios internacionais em Salt Lake City

Os atuais pontos fortes de Utah em termos de economia, educação, crescimento e oportunidades gerais têm fortes raízes nos valores praticados pelos pioneiros da Igreja.

Para ilustrar isso para os líderes globais reunidos em uma reunião de negócios internacionais em Salt Lake City na manhã de quarta-feira, dia 22 de maio de 2024, o bispo presidente Gérald Caussé, de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, apontou os valores de administração ambiental, serviço, educação e pacificação.

Cuidar do nosso meio ambiente

Para sobreviver na Grande Bacia, os primeiros membros da Igreja tiveram que usar sabiamente os escassos recursos naturais à sua disposição.

“Para nós, cuidar de nosso meio ambiente é muito mais do que uma necessidade científica ou política”, disse o bispo Caussé. “É uma expressão de amor ao nosso Criador e ao nosso próximo. É uma responsabilidade sagrada confiada a nós por Deus, que deve nos encher de um profundo senso de dever e humildade”.

O bispo Caussé disse que A Igreja de Jesus Cristo procura dar o exemplo por meio do uso sábio de recursos em suas operações globais. Ele citou o exemplo recente da Igrejadoando mais de 6 bilhões de galões de água de irrigação anual para o Grande Lago Salgado.

“Cada um de nós tem um papel importante a desempenhar em nossas próprias comunidades e organizações, e em todo o mundo, tanto para cuidar de nossos irmãos e irmãs necessitados quanto para preservar seu ambiente natural”, disse o bispo Caussé.

Servir uns aos outros

O sucesso dos pioneiros em um terreno imprevisível exigiu a cooperação e a contribuição de todos.

O bispo Caussé falou sobre o JustServe (um site e aplicativo de serviço patrocinado pela Igreja disponível em 17 países) e os 120 armazéns dos bispos (que ajudam a alimentar os pobres) como exemplos de como a Igreja reúne seus recursos para servir as pessoas em todo o mundo.

“Acreditamos que nossa mordomia com relação às criações de Deus inclui, em seu auge, o dever sagrado de amar, respeitar e cuidar de todos os seres humanos com quem compartilhamos a Terra”, disse o bispo Caussé. “Para mim, um dos aspectos mais sagrados de servir como bispo presidente é a responsabilidade de planejar o alívio temporal para as pessoas mais necessitadas, tanto dentro quanto fora da Igreja. No ano passado, nossos esforços gerais para cuidar de pessoas necessitadas incluíram US$ 1,3 bilhão em gastos e 6,2 milhões de horas voluntárias em 191 países e territórios.”

Promover a educação

Os primeiros membros acreditavam na educação. Estabeleceram muitas faculdades, universidades e escolas de ensino médio em Utah. A ênfase na educação continua até hoje. A Igreja de Jesus Cristo gasta mais de US$ 1 bilhão anualmente para apoiar o ensino superior e subsidiar programas educacionais para mais de 1 milhão de alunos nas universidades, seminários e institutos. O acessível ensino superior on-line da BYU–Pathway Worldwide atende cerca de 60 mil alunos em mais de 180 países.

“Nossa ênfase na educação vem do desejo de ajudar e servir melhor aos filhos de Deus”, disse o bispo Caussé. “A educação leva a uma maior autossuficiência. Também ajuda a reduzir a pobreza, melhorar a saúde e fortalecer as sociedades.”

Estabelecer a paz

“Os primeiros membros da Igreja foram para Utah em grande parte por causa da perseguição que sofreram em várias cidades e estados desde a organização da Igreja”, disse o bispo Caussé. “Depois de chegar aqui, eles procuraram estabelecer a paz e a tolerância.”

Esse esforço continua hoje em dia, e sua importância nunca foi tão grande.

“Acreditamos que servir ao lado de outras pessoas ajuda a construir pontes entre grupos de pessoas que, de outra forma, poderiam não interagir devido a diferenças de origens ou crenças, mas que se unirão por meio do valor comum de cuidar uns dos outros”, disse o bispo Caussé.

O nativo da França concluiu convidando sua audiência global a considerar como eles podem abençoar suas famílias, comunidades e países.

“Imaginem a transformação que ocorreria no mundo”, disse ele, “se cada comunidade da qual fazemos parte fosse feita para se sentir como um lugar onde nosso meio ambiente é preservado; um lugar onde o amor e o serviço mútuos prevalecem; um lugar onde todos possam se tornar autossuficientes por meio da educação e do trabalho; um lugar de paz onde nossas diferenças são ofuscadas por nossos valores comuns”.