O lançamento gradual do novo hinário mundial de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias começou com o lançamento de 13 novas músicas. Essas novas músicas podem ser acessadas digitalmente por meio dos aplicativos Música da Igreja e Biblioteca do Evangelho e na Biblioteca de Música da Igreja on-line, no site music.churchofjesuschrist.org.
Pequenos lotes de novas músicas continuarão a ser publicados digitalmente em preparação para o lançamento do hinário completo, atualmente previsto para os formatos impresso e digital até o final de 2026, em inglês, espanhol, português e francês. A previsão é de que o hinário esteja disponível em 50 idiomas até o final de 2030.
Os hinos disponíveis incluem:
- Ó Senhor de toda bênção
- Quando o Salvador voltar
- Minha alma tem paz
- Quero andar com Cristo
- Do passarinho cuida
- Pense na canção
- Partido o pão
- Pão do Céu, Água Viva
- Getsêmani
- Eis a Páscoa do Senhor
- O menino Jesus nasceu
- Quem é o menino?
- Estrela brilhante e bela
Um novo vídeo de treinamento na Biblioteca de Mídia da Igreja auxilia os líderes da ala e aqueles com chamados relacionados à música ao incluírem novas músicas nos serviços de adoração. Os membros da Igreja são incentivados a incluir essas novas músicas em sua adoração e estudo pessoal, e um segundo vídeo sugere maneiras de fazê-lo.
Histórias dos colaboradores
Um aspecto único da nova coleção de hinários é a inclusão de hinos enviados por membros da Igreja em todo o mundo.
“Teria sido muito mais simples apenas ter escritores e compositores específicos contribuindo com coisas específicas”, disse Anna Molgard, coordenadora de projetos de música do Departamento do Sacerdócio e da Família da Igreja. “Mas, no reino do Senhor, Ele permite que façamos parte dessa grande obra; e, por isso, foi uma oportunidade para os membros de nossa fé expressarem seu próprio testemunho à sua própria maneira e talvez de compartilhar isso com o mundo.”
Foi solicitado aos participantes que enviassem suas obras sem nome ou qualquer informação de identificação, para que seu trabalho pudesse ser avaliado por seus próprios méritos. Por meio de um extenso processo de revisão, as músicas foram consideradas em espírito de oração e escolhidas para esta coleção entre 17 mil enviadas.
“Foram 17 mil testemunhos que pudemos olhar, ler e ver o desejo e a disposição das pessoas de expressar sua fé no Senhor Jesus Cristo de uma maneira muito específica e única que nos fez sentir muito humildes”, disse Molgard. “Ficamos muito gratos e humildes com a grandiosidade dessa oferta.”
Os novos hinos sacramentais incluídos nesse primeiro lançamento — “Partido o pão” e “Pão do Céu, Água Viva” — foram alguns dos escolhidos a partir do conjunto de músicas enviadas à Igreja. Esses hinos são muito pessoais para seus autores.
Annette Dickman, compositora e autora de “Pão do Céu, Água Viva”, encontrou inspiração para seu hino enquanto refletia sobre sua adoração pessoal.
“Escrevi esse hino para mim”, disse ela. “Eu estava estudando e refletindo muito sobre o sacrifício de Jesus Cristo e, principalmente, sobre como isso se relacionava comigo de maneira pessoal. Eu queria desenvolver um relacionamento mais próximo com Ele.”
Ela espera que o hino volte o coração e a mente das pessoas para o Salvador, levando os membros da Igreja a se lembrarem da Expiação de Jesus Cristo.
“Quero que as pessoas saibam que há esperança, que Ele nos torna íntegros, puros e santos, e que, ao fazermos essas promessas, ao segui-Lo e ao tentarmos ser como Ele, estaremos conectados a Ele eternamente.”
Da mesma forma, a origem do hino “Partido o pão” veio ao criador, Stephen Reynolds, enquanto estava sentado em uma reunião sacramental em 2017.
“É o momento em que tomamos o pão e a água para nos lembrarmos do sacrifício de Jesus Cristo”, disse Reynolds. “Eu estava pensando no significado disso e na necessidade disso na minha vida. E, enquanto pensava nisso, tive algumas ideias, algumas palavras, palavras muito simples com uma melodia muito simples que me vieram à mente.”
Assim como Dickman, Reynolds espera que seu hino ajude os membros a se concentrarem mais em seus convênios e no poder capacitador que recebem por meio desse vínculo sagrado. Ambos os criadores se sentem honrados e humildes por terem seus trabalhos selecionados para esta coleção.
“Sei que o comitê da Igreja teve muito trabalho”, disse ele. “[Eles analisaram] milhares e milhares de envios com muito cuidado. Fico feliz que eles tenham feito isso porque alguém como eu, que não tem um nome famoso, por exemplo, ainda pude ter meu trabalho considerado.”
“É um dia muito emocionante para todos nós em toda a Igreja, pois recebemos essas maravilhosas ofertas de membros fiéis da Igreja que compartilharam seu testemunho de maneira tão específica”, acrescentou Molgard. “A música sacra é uma dádiva do Senhor que nos permite sentir Seu Espírito de uma maneira única.”
“Tomamos tanto cuidado com essas ofertas tão sagradas que nenhum processo poderia ser apressado, nenhum deles poderia ser empurrado para frente ou avançado de maneira mais rápida.” E o tempo do Senhor é sempre o certo. Ele nos permite fazer parte de Seu trabalho de maneiras tão belas que podemos ver Sua mão em Seu trabalho.”
Revisão do hinário
Em junho de 2018, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias anunciou essa revisão do hinário e do livro Música para Crianças para unificar ainda mais os membros da Igreja no mundo todo em sua adoração. A nova coletânea será intitulada “Hinos — Para o Lar e para a Igreja”.
“[O hinário] será um pouco como o Coro do Tabernáculo”, disse Ryan Murphy, membro do comitê do hinário e diretor musical associado do Coro do Tabernáculo da Praça do Templo. “É o evangelho que nos unifica. Esperamos que o novo hinário aumente isso, fazendo com que todos nós cantemos as mesmas músicas.”
A nova coletânea incluirá a mesma lista de músicas e numeração em todos os idiomas, com um total de 450 a 500 hinos. Hinos locais e específicos do idioma, como hinos patrióticos, estarão disponíveis em coleções digitais específicas para cada idioma.
As músicas foram selecionadas com base em cinco critérios aprovados pela Primeira Presidência:
- Aumentar a fé em nosso Pai Celestial e em Seu filho, Jesus Cristo, e a adoração a Eles.
- Ensinar a doutrina essencial do evangelho com poder e clareza.
- Incentivar a alegria de cantar em casa e na igreja.
- Consolar os membros desalentados e inspirá-los a perseverar com fé.
- Unir os membros em toda a Igreja.
“Há algo muito especial em cantar a doutrina pura”, disse Anfissa Smith, membro do comitê do hinário, em um vídeo recente da Sala de Imprensa.
No prefácio do hinário atual, a Primeira Presidência declara: “Irmãos e irmãs, usemos os hinos para convidar o Espírito do Senhor a entrar em nossa congregação, em nosso lar e em nossa vida. Memorizemo-los e meditemos sobre eles, recitemo-los, cantemo-los e partilhemos de seu alimento espiritual.”Para mais informações sobre a coleção atualizada de músicas sagradas, acesse: HymnbookNews.churchofjesuschrist.org.
Ver também:
· Comitês agradecem aos membros pela resposta extraordinária aos esforços de atualização do hinário
· A Igreja lança uma versão aprimorada do aplicativo Música da Igreja
· O site de música da Igreja passa por uma atualização importante