Brasileiros participaram de Simpósio de Liberdade Religiosa da Universidade Brigham Young

O Brasil foi muito bem representado no 20º Simpósio Internacional de Direito e Liberdade Religiosa, realizado entre os dias 6 e 8 de outubro na Universidade Brigham Young, em Provo, Estado de Utah. O advogado Dr. Jader Freire de Macedo, vice-presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) e o Pastor Edson Rosa, diretor do Canal Executivo da TV Novo Tempo e Relações Públicas da Rede Novo Tempo de Comunicação (da Igreja Adventista do Sétimo Dia), falaram por cerca de 10 minutos a respeito do tema.

O evento reuniu alunos e professores da Escola de Direito J. Reuben Clarck, na BYU e 84 delegados de 42 países para a troca de experiências, discutir e propor soluções em torno do assunto.

Vários eventos fazem parte do simpósio. No sábado, dia 6, os convidados assistiram ao filme The Legacy (O Legado) sobre a perseguição religiosa sofrida pelos pioneiros mórmons, membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e fizeram um passeio muito agradável na Estação de Esqui, Sundance, na Montanha próximo a Provo. O local não estava coberto pela neve ainda, mas o frio era intenso. Todos se divertiram e ficaram mais unidos durante esta atividade, já que um dos principais objetivos era a integração.

Conferência – Na manhã de domingo, dia 7, todos os visitantes assistiram a primeira sessão da Conferência Geral. Ficaram admirados com a grandeza do local, do evento e com a apresentação do Coro do Tabernáculo Mórmon. À noite ocorreu então, a abertura oficial do Simpósio, feita pelo Prof. Cole Durham, diretor da Escola de Direito da BYU. Em maio deste ano, o Prof. Durham esteve no Brasil para participar do Festival de Liberdade Religiosa, realizado numa parceria entre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a Igreja Adventista do Sétimo Dia e a Comissão de Liberdade Religiosa da OAB/SP .

Apresentações - Pastor Rosa abriu os trabalhos na Plenária Regional dos Países Latino-Americanos. Em seu discurso abordou a questão da liberdade religiosa do ponto de vista judaico-cristão. “Jesus Cristo é o modelo de como o ser humano deve ser. Deus nos deu o mandamento de amar e respeitar o próximo. Ele nos respeita e deu a liberdade a todos. Preservar a liberdade religiosa é fundamental. Nós defendemos a liberdade para todos, em todos os lugares”.
Já o Dr. Jader citou parte da Constituição Brasileira de 1988, que garante a liberdade de crença religiosa e proteção das organizações religiosas. “O Brasil, está tranquilo no que diz respeito à liberdade religiosa, pelo menos por parte do Estado. A situação de intolerância ocorre mais entre as pessoas mesmo. A OAB tem auxiliado na mediação de conflitos desta espécie”. Foi aplaudido ao encerrar o discurso lembrando uma frase de Albert Einstein: “Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito”.

Centro de Ajuda Humanitária – Antes dos convidados irem embora e como parte da programação do Simpósio, na manhã do dia 9 de outubro, eles tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de Ajuda Humanitária de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Ali, atentos, ouviram as explicações, em seu próprio idioma, por missionárias de diversos países. Dr. Jader se emocionou ao saber que, entre tantas coisas que realiza, a Igreja, com base no Princípio da Autossuficiência, auxilia refugiados de outros Países dando a eles trabalho, estudo e alimento, mas muito além disso, a possibilidade de terem de novo algo que é extremamente valioso, ou seja, a dignidade. Com os olhos marejados de lágrimas e a voz embargada pela emoção, Dr. Jader, que também faz parte de um grupo voluntário e auxiliador de comunidades carentes em São Paulo, expressou: “Eu falo com conhecimento de causa, ninguém no mundo realiza um trabalho como esse, que devolve, principalmente, a dignidade às pessoas. Estou comovido!” – Após, visitou a Praça do Templo e foi recebido por missionárias brasileiras.

Do início ao fim do Simpósio, um comitê de alunos da faculdade de Direito, com a ajuda de acadêmicos voluntários de outros cursos da universidade, cuidaram, em cada detalhe, de todas as necessidades dos visitantes. Tanto Dr. Jader quanto o Pastor Edson Rosa, que estava acompanhado da esposa Silmira e do filho Danilo, agradeceram: “Muito obrigada por todo o carinho e atenção que nos deram. Sem exceção, foi tudo maravilhoso”.

Almoço com Autoridades Gerais – O fechamento do Simpósio foi marcado por um almoço entre todos os convidados e Autoridades Gerais da Igreja – entre eles, membros da Primeira Presidência, do Quórum dos Doze Apóstolos, da Presidência dos Setentas e membros do Primeiro e Segundo Quórum dos Setentas. Na ocasião, Dr. Jader Macedo almoçou ao lado do Élder Jairo Mazzagardi, 1º Conselheiro da Presidência da Área Brasil. Durante o almoço, conversaram sobre o Simpósio e Élder Mazzagardi agradeceu ao Dr. Jader por todos os esforços que a Comissão de Liberdade Religiosa da OAB São Paulo tem realizado em defesa da Liberdade Religiosa. “O trabalho da comissão é exemplar. Somos tão gratos por termos pessoas em nosso país empenhadas nessa causa”, comentou. O Pastor Edson Rosa não participou do almoço devido a viagem de trabalho marcada para a manhã deste dia. Após o almoço Dr. Macedo viveu um momento especial, segundo suas próprias palavras, pois foi apresentado e conversou com seis membros do Quórum dos Doze Apóstolos. Os encontros e conversas foram marcantes e o representante do Brasil ficou emocionado com três deles, com lágrimas nos olhos, foi abraçado, de forma bem carinhosa por Élder Richard G. Scott. “Foi um momento especial. Meu coração esta tão feliz”, comentou Dr. Jader.

Texto: Janete Monteiro Garcia – Jornalista Voluntária no Departamento de Assuntos Públicos
Fotos: Nei Garcia – Assuntos Públicos Brasil