20251112_104036_BNicholson_Newsroom_LightTheWorld_GivingMachine_MediaAndCreatorEvent_071-.JPG
Comunicado de Imprensa

Comemore o nascimento de Jesus Cristo ao ajudar pessoas necessitadas em todo o mundo

Em 2025, as máquinas de doação da campanha Seja a Luz do Mundo estarão em mais locais do que nunca: 126 cidades em 21 países e em seis continentes

A cada Natal, as máquinas de doação da campanha Seja a Luz do Mundo de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias oferecem uma maneira significativa de comemorarmos o nascimento de Jesus Cristo ao ajudarmos os necessitados. Quer sejam colmeias para uma família no Quênia ou um cobertor para aquecer uma criança em sua própria cidade, esses presentes tangíveis transformam generosidade em alegria.

Neste mês de dezembro, as máquinas de doação serão instaladas em 126 cidades, em 21 países e em seis continentes , incluindo as primeiras na América do Sul. Este ano, a lista de novos países inclui a Argentina, a Áustria, o Brasil, o Chile, El Salvador, a Itália, o Japão, a Espanha e a Tailândia.

Light-the-World-new-locations-info-graphic-alt_3-18-1-2.png

Cada máquina personalizada é abastecida com itens e serviços para ajudar pessoas necessitadas, tanto nas proximidades quanto ao redor do mundo, fornecendo uma maneira significativa e memorável de demonstrar amor e oferecer esperança a pessoas e famílias.

Este ano, mais de 4 mil itens estarão disponíveis em todo o mundo por mais de 500 organizações locais sem fins lucrativos, incluindo estes 12 participantes globais:

  1. American Red Cross
  2. Care
  3. Church World Service
  4. Days for Girls International
  5. Lifting Hands International
  6. Mentors International
  7. Right to Play
  8. Special Olympics
  9. Splash
  10. UNHCR for USA
  11. UNICEF
  12. Water for Good

Em vez de comprar doces ou lanches em uma máquina de venda automática, você pode comprar bens e serviços para apoiar pessoas necessitadas. É uma máquina que permite que uma pessoa doe — em vez de receber. Os itens variam de acordo com a cidade, mas as máquinas geralmente disponibilizam comida, água potável, roupas, abrigo, serviços de saúde, apoio educacional, kits de higiene, roupas de cama, treinamento profissional e vocacional e até animais de criação, como galinhas, cabras, porcos e colmeias.

Tiffany Larson, CEO da Days for Girls International, esteve presente em um evento para a imprensa no Centro de Conferências na Praça do Templo, na quarta-feira, 12 de novembro de 2025, no qual as cidades-sede das máquinas de doação deste ano foram anunciadas. Ela compartilhou a história de uma menina de 15 anos no Nepal que recebeu um kit de higiene feminina por meio de uma máquina de doação.

“Esses cartões na máquina podem parecer apenas um pedaço de papel, mas oferecem às meninas dignidade, saúde e oportunidades”, disse Larson, cuja organização ajuda mulheres que não têm acesso a itens de cuidado menstrual.

Ana Peña, da equipe de liderança da Mentors International, compartilhou a história de uma mulher na Nicarágua que começou um empreendimento graças a uma máquina de doação de galinhas.

“Temos milhares de histórias como as de famílias que começaram empreendimentos graças a esses presentes”, disse Peña. “Visitei muitas delas, e elas são muito, muito gratas pela iniciativa e pelas famílias que compram esses presentes para elas.”

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias cobre todos os custos operacionais e garante que 100% de cada doação vá diretamente para as organizações sem fins lucrativos participantes. A Igreja não recebe nenhum benefício financeiro por meio dessa iniciativa.

A presidente geral das Moças, Emily Belle Freeman , disse na quarta-feira que sua família tem feito doações por meio das máquinas da campanha todos os anos, desde 2017. Durante todos esses anos, eles têm doado galinhas.

“É muito divertido pensar em como algo que começa como uma experiência de três a cinco minutos diante de uma dessas máquinas se transforma em uma mudança de vida para uma família ou até mesmo apenas uma moça”, disse a presidente Freeman. “É incrível e notável que possamos participar disso.”

A irmã Kristin M. Yee , da presidência geral da Sociedade de Socorro, falou sobre a importância das muitas organizações sem fins lucrativos com as quais a Igreja está trabalhando para fazer essas coisas boas acontecerem.

“Temos muitas organizações sem fins lucrativos maravilhosas que participam desse trabalho”, disse a irmã Yee. “Somos muito gratos por trabalhar com elas neste esforço. Há muitas mãos que fazem parte disso. Não conseguiríamos fazer isso sozinhos. É somente juntos que podemos conseguir. Quer sejamos uma organização sem fins lucrativos ou apenas uma pessoa, temos a oportunidade de ajudar, oferecer atos de bondade e levar esses itens para aqueles que precisam.”

Quando as doações são transferidas para cada organização sem fins lucrativos, a Igreja também fornece uma lista detalhada do que foi comprado, garantindo que o presente oferecido por todos os doadores seja entregue. As organizações têm 12 meses para entregar as doações. As organizações sem fins lucrativos podem usar até 10% do valor recebido das máquinas de doação para custos gerais, mas a maioria opta por não usar, ou então usa muito menos que isso.

Desde 2017, quase 50 milhões de dólares foram doados por meio da campanha das máquinas de doação.

Os élderes Matthew S. Holland e W. Mark Bassett, dos setenta, também compartilharam seus pensamentos no evento de quarta-feira. Ambos enfatizaram que a campanha das máquinas de doação está fundamentada em Jesus Cristo.

“Em João 8:12, lemos: ‘Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida’”, disse o élder Holland, que serve como diretor executivo do Departamento de Comunicação da Igreja. “Jesus Cristo é a luz do mundo. Quando concentramos nossas atividades de Natal Nele e oferecemos presentes de amor e serviço como Ele fez, enchemos o mundo com mais luz. Ao compartilharmos generosamente com outras pessoas, sentimos mais luz e alegria em nosso coração e em nosso lar. Essa é a verdadeira experiência de Natal.”

“Jesus Cristo é a luz do mundo”, acrescentou o élder Bassett, que é diretor executivo do Departamento Missionário da Igreja. “Ele pediu, ordenou e implorou que amássemos uns aos outros. Essa é apenas uma maneira de amarmos o próximo. Que possamos fazer isso nesta época de Natal, ao lembrarmos o nascimento do Filho de Deus, Jesus Cristo.”