20240222_143830_Nilsson__LES6307_.jpg
Comunicado de Imprensa

Como a Igreja de Jesus Cristo está abençoando os filhos de Deus nas Filipinas

O apóstolo, élder Andersen, leva os jovens pelo Templo de Alabang Filipinas e visita projetos de cadeiras de rodas, escolas e desabrigados, discursa no CTM de Manila e ministra a muitos

A viagem de nove dias do élder Neil L. Andersen nas Filipinas foi repleta de oportunidades de ensino e serviço. De uma caminhada com os jovens pela casa do Senhor em Alabang para uma cerimônia de distribuição de cadeiras de rodas; de uma visita a um abrigo de jovens para um projeto de moradia e muito mais, o apóstolo de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e sua esposa, Kathy, compartilharam mensagens de amor e esperança com muitos.

O templo de Alabang Filipinas

Na manhã da terça-feira, 20 de fevereiro de 2024, o élder e a irmã Andersen passaram uma hora caminhando pelas salas do Templo de Alabang Filipinas, que ainda não está terminado, com seis jovens de 16 a 18 anos de idade.

“Tudo aqui se refere ao poder e à veracidade do Senhor Jesus Cristo”, ensinou o apóstolo. “Sem Ele, não teríamos nossa ressurreição, não poderíamos viver com nosso Pai Celestial, não poderíamos prever todas as bênçãos e o poder que virá por causa de Sua vida divina.”

Na sala de selamento, onde os casamentos são realizados, a irmã Andersen refletiu sobre o milagre do amor que continua a crescer mesmo depois de seus 49 anos de casamento.

“Muitos, muitos anos se passaram, e posso dizer-lhes que o amo infinitamente mais hoje do que eu o amei no dia de nosso casamento”, disse ela. “A bênção mais extraordinária que podemos receber de nosso Pai Celestial é nos ajoelhar no altar do templo e sermos selados para receber bênçãos aqui que não podemos receber em nenhum outro lugar da Terra. Espero ansiosamente pelos próximos 49 anos e depois por toda a eternidade, porque tenho certeza de que meu coração vai crescer ainda mais.”

Na sala celestial, o élder Andersen disse aos jovens que neste local eles estão mais próximos do céu quanto jamais estarão enquanto estiverem na Terra.

“Como se tivéssemos um pé na Terra e o outro no céu [nesta sala]”, disse ele. “Sentimos a presença do Senhor e sentimos a presença de Seus anjos e de Sua influência.”

Discursando no CTM de Manila

Na noite de quarta-feira, o élder e a irmã Andersen falaram aos 206 missionários que estão no Centro de Treinamento Missionário de Manila (CTM).

“A qualquer momento, dia ou noite, [podemos] estender a mão para [Deus] e dizer: ‘Pai, estás aí?’”, disse a irmã Andersen. “Não precisamos marcar um horário. Não precisamos agendar com antecedência. Simplesmente temos que orar a Ele. Para mim, essa é uma das bênçãos mais formidáveis e sublimes de nossa mortalidade.”

O élder Andersen ensinou aos missionários como vencer as dificuldades da missão.

“Você faz exatamente o que a irmã Anderson lhe ensinou”, disse o apóstolo. “Você se ajoelha e diz: Pai Celestial, sinto-me tão sozinho aqui. Sinto-me desconfortável. Por favor, Pai Celestial, ajuda-me. Ajude-me. E ao se preparar e orar com um coração sincero e obedecer aos compromissos da missão, Ele abençoará sua vida e você se tornará mais do que já foi.”

Ele enfatizou: “A coisa mais importante que você pode fazer como discípulo de Jesus Cristo, como servo Dele, como um idealista de Sua mensagem, é proclamar e ensinar quem Ele é e o que Ele pode trazer”.

Distribuição de cadeiras de rodas e próteses

Também na terça-feira, o élder e a irmã Andersen participaram de uma entrega de cadeiras de rodas e próteses da Igreja e colaboradores para os necessitados na Prefeitura de San Juan. Sessenta e sete pessoas receberam cadeiras de rodas e outras 19 receberam uma prótese de que precisavam.

“Isso é simplesmente uma demonstração de amor. Cremos em Jesus Cristo e nos dois grandes mandamentos”, disse o élder Andersen. “Quando nosso próximo está sofrendo, quando precisam de ajuda, nossas doações não são dessa grande igreja. São de pessoas locais, pessoas aqui nas Filipinas, pessoas que querem compartilhar o que têm com aqueles que têm necessidades. Pessoas de todo o mundo contribuíram para essas cadeiras de rodas de todos os cantos das Filipinas, dos continentes da África, da América do Norte, da América do Sul e da Europa.

“Oramos”, prosseguiu o élder Andersen, dirigindo-se ao prefeito Francis Zamora, “que essa não seja apenas uma experiência única, mas que, desde que haja pessoas nesta comunidade que precisem de ajuda, seja com cadeiras de rodas ou outras coisas especiais, que vocês nos chamem, deixe-nos doar nosso tempo e nosso dinheiro. Cremos em compartilhar o que temos.”

O élder e a irmã Andersen então distribuíram uma pequena imagem de Jesus Cristo para os beneficiários das cadeiras de rodas e das próteses.

“Essa pequena imagem nos lembra de que um dia Ele retornará à Terra”, disse o élder Andersen. “Aqueles que se preocuparam e cuidaram de outras pessoas serão abençoados sem medida. E aqueles que sofreram aqui nesta vida e tomaram sua cruz com dignidade e força — serão abençoados. Deixo uma bênção a todos vocês que estão aqui para receber essas cadeiras e oro para que sua vida seja um pouco melhor por causa desse sacrifício de tantas pessoas em todo o mundo.”

A Igreja colaborou no projeto de cadeiras de rodas com os Physicians for Peace, a Universidade de East Ramon Magsaysay e a cidade de San Juan.

Doações para o Girls’ Home Boys’ Town Complex

Na quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024, o élder e a irmã Andersen visitaram o Girls’ Home Boys’ Town Complex, em Manila, onde os kits escolares e de higiene foram distribuídos. Os kits escolares continham mochilas, cadernos, cadernetas, canetas, giz de cera e lápis. A Igreja também deu ao abrigo ar-condicionado, cadeiras, roupas, computadores, secadoras, freezers, colchões, travesseiros, sistemas de som, mesas, TVs e máquinas de lavar.

O apóstolo ensinou aos que estavam no complexo — órfãos, desafiou os adolescentes e outras pessoas — sobre seu valor eterno.

“Nosso Pai Celestial os ama e os conhece exatamente como Ele conhece o primeiro-ministro das Filipinas”, disse o élder Andersen. “Todos são iguais aos Seus olhos. Tenho uma grande responsabilidade no mundo. Ele não me ama mais do que Ele ama vocês. E Ele não me conhece mais do Ele conhece vocês. Nunca se esqueçam disso. E embora vocês estejam passando agora por um período de transição, ao crescer a fim de contribuírem com uma família, casarem-se, terem filhos, amarem outras pessoas, nunca se esqueçam: Vocês são filhos de Deus. E Ele ama vocês. E vocês podem suplicar a Ele. Ele ouvirá suas orações. E vocês terão sentimentos vindos Dele.”

No encerramento do evento, uma das moças que mora no abrigo ofereceu uma oração e agradeceu pelos visitantes. Ela acrescentou: “Embora não estejamos com nossas famílias, vocês nos deram amor que é mais gratificante, mais poderoso, uma família cheia de amor. E Senhor, não sabemos o que nosso futuro reserva para nós, mas confiamos em Você. Não estaríamos aqui hoje se não fosse por Você.”

Na saída, o élder e a irmã Andersen conheceram uma menina que está no complexo desde que era recém-nascida. Ela não consegue falar. Mas, durante sua conversa com o élder Andersen, ela sorriu calorosamente.

Uma visita à Escola Primária Holy Spirit em Quezon City

Na segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024, o élder e a irmã Andersen visitaram a Escola Primária Holy Spirit, em Quezon City, para compartilhar uma breve mensagem com os alunos. A Igreja fez parceria com esta escola para desenvolver um currículo em sala de aula que reforce princípios importantes — como a importância das famílias — para as crianças de todas as religiões.

“Que experiência tocante foi para nós estarmos com essas crianças incríveis”, disse o élder Andersen. “Embora a situação familiar das crianças nem sempre seja ideal, o DNA espiritual de uma criança é perfeito por causa de sua verdadeira identidade como filho ou filha de Deus.”

Quando o élder e a irmã Andersen foram embora, um professor comentou: “Nunca vi essas crianças tão animadas e tão felizes”.

Mais tarde, no mesmo dia, o élder Andersen falou com a senhorita Samira Gutoc do jornal Manila Times.

Visita aos jovens reunindo itens para os necessitados

No final da tarde de terça-feira, o élder e a irmã Andersen visitaram duas capelas (uma em Taytay, a outra na cidade de Quezon) onde os jovens estavam reunindo: 1) 250 kits para mães e crianças do Hospital Memorial Jose Fabella, em Manila, e 2) 250 kits escolares e de higiene para o abrigo Boys and Girls Town na cidade de Manila.

“Tentamos muito ajudar aqueles que precisam das bênçãos que podemos dar a eles”, disse o élder Andersen aos jovens. “Vocês podem pensar em uma mãe com um bebê. Talvez ela não seja casada. Ou talvez ela esteja na prisão como algumas dessas mães. Ou talvez ela esteja no hospital e não tem muita coisa. E se pudéssemos dar- a ela uma coisinha, o bebê ficará feliz.”

O élder e a irmã Andersen então entregaram uma imagem da Segunda Vinda de Jesus Cristo.

“Queremos que cada um de vocês tenha uma gravura da Segunda Vinda do Salvador, porque é isso que vocês estão fazendo, preparando-se para o retorno Dele à Terra por meio de sua retidão, bondade, gentileza, fé e seu testemunho”, disse a irmã Andersen.

Conserto de tanques de água na vila Jaime Cardeal Sin

Na tarde da quinta-feira, 22 de fevereiro, o élder e a irmã Andersen visitaram a vila administrada pela Igreja Católica, Jaime Cardinal Sin, em Manila. A Igreja consertou três dos tanques de água do edifício para abençoar a vida das 1.200 famílias de 980 unidades que vivem no conjunto habitacional.

“Espero que percebam o quanto somos gratos por estenderem constantemente seu apoio às comunidades necessitadas”, disse o Padre Mark Munda, que serve na junta de diretores da Serviam Foundation. “Vocês são um bom exemplo de testemunho do cuidado e do amor de Jesus.”

“Buscamos oportunidades e privilégios para abençoar a vida de outras pessoas”, disse o élder Andersen. “De que maneira poderíamos abençoar grandemente do que dar água? Nosso Salvador dá água viva. Damos água de um tanque — mas a água de um tanque é importante, não é? Nós amamos vocês. Nós os consideramos como amigos. Oramos por esta vila e oramos para que possamos estar sempre ligados a vocês.”

Máquinas de doação da campanha Seja a Luz do Mundo

Na noite de quinta-feira, o élder e a irmã Andersen se reuniram com várias outras dezenas de pessoas em Manila para comemorar e apresentar cheques das máquinas de doação da campanha Seja A Luz do Mundo para organizações de Cebu e Manila.

Além dos ₱736 mil trazidos pelas máquinas de doação da campanha Seja A Luz do Mundo nas Filipinas, a Igreja está dando mais ₱500 mil para cada uma das seis organizações com quem colabora na área. Essas são: UNICEF Filipinas, Feed the Children, Cebu Caritas, Mabuhay Deseret Foundation, HERO Foundation e Caritas Manila.

“Meus queridos amigos”, disse o élder Andersen, “nós os amamos e os admiramos, pois vocês são as belas pessoas do mundo que doam de si mesmas, doam o que têm. E reconhecemos todas as pessoas maravilhosas que doaram às máquinas de doações e as que doaram esta quantia adicional para acrescentar às máquinas, os milhares e milhares que doam o que têm. E nós os amamos porque temos o privilégio, Kathy e eu, de viajar pelo mundo e ver essas pessoas que doam e amam em todas as nações, culturas, raças e línguas. E como os amamos. E tenho que dizer honestamente que, nas muitas vezes em que estive nas Filipinas, não há ninguém melhor do que o povo bom e generoso daqui”.

Elder-Andersen-2024-Philippines-GEM-TripDownload Photo

O élder Andersen encerrará seu ministério de nove dias nas Filipinas no fim de semana com o Coro do Tabernáculo da Praça do Templo no início de sua turnê mundial em Manila.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.