Comunicado de Imprensa

Como a ‘vida pequena’ de Élder Andersen se expandiu ao servir e ministrar repetidamente no Brasil

Élder e a irmã Andersen completam uma visita de ministério de 9 dias no Brasil, depois de retornarem ao país e às pessoas que amam, e conversando com membros, missionários e líderes governamentais

Andersen-Brazil-2023-final
Andersen-Brazil-2023-final
Jovens estendem a mão para apertarem, ou simplesmente tocarem, a mão de Élder Neil L. Andersen, do Quórum dos Doze Apóstolos, à esquerda, após um devocional para jovens em São Paulo, Brasil, em 10 de março de 2023.2023 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

SÃO PAULO, Brasil —

Vinte e dois anos atrás, Presidente James E. Faust, segundo conselheiro na Primeira Presidência, convidou Élder Neil L. Andersen, na época Setenta Autoridade Geral, e sua esposa, a irmã Kathy Andersen, para que viessem a seu escritório.

Presidente Faust perguntou a Élder Andersen se ele conhecia, primeiro, guaraná, depois maracujá e, finalmente, churrascarias. Élder Andersen respondeu que não sabia nada sobre nenhuma das três palavras.

“Neil, você tem vivido uma vida tão pequena”, disse Presidente Faust com um sorriso, acrescentando rapidamente, “mas você receberá uma bênção incrível, e essa bênção é que você está sendo designado para o Brasil. São pessoas maravilhosas, você amará sua experiência. Você os amará. Você nunca será o mesmo. Isto moldará o resto de sua vida.”

Muitos anos se passaram até hoje.

Presidente Faust faleceu em 2007, mas não antes de Élder Andersen ter servido de 2001 a 2005 na presidência da Área Brasil Sul, os três últimos anos como presidente da área. Élder Andersen se esforçou muito para aprender a língua portuguesa e rapidamente aprendeu a amar o guaraná, o maracujá, as churrascarias. E o povo brasileiro.

Como membro da Presidência dos Setenta de 2005 até seu chamado de 2009 para o Quórum dos Doze Apóstolos, ele e a irmã Andersen, fizeram várias visitas de retorno ao Brasil para ministrar aos santos dos últimos dias, missionários e líderes. No entanto, não houve tais atribuições de ministério nos últimos seis anos, com a pandemia da COVID-19 interrompendo uma visita agendada.

Andersen-Brazil-2023-final
Andersen-Brazil-2023-final
Élder Neil L. Andersen, do Quórum dos Doze Apóstolos, e a irmã Kathy Andersen, sua esposa, acenam para os jovens de São Paulo, Brasil, após um devocional em 10 de março de 2023.2023 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

 
E assim, com grande apreço e expectativa, Élder Andersen completou recentemente um ministério de nove dias no Brasil, começando na região nordeste, na cidade costeira de Recife, viajando por um dia para a capital Brasília, no interior do país, e concluindo com cinco dias na metrópole de São Paulo, na região sudeste, onde ele e a irmã Andersen moravam quando ele ajudou a liderar e orientar os santos dos últimos dias e líderes durante sua designação de cinco anos na área.

Durante o ministério de 4 a 12 de março, Élder Andersen relatou frequentemente a história de seu chamado e outros destaques de seu tempo no Brasil, desde a dedicação do Templo de Campinas Brasil em 2002, à rededicação do renovado Templo de São Paulo Brasil em 2004, até a amizade com líderes e membros locais, e do crescimento geral da Igreja no maior país da América do Sul.

Andersen-Brazil-2023-final
Andersen-Brazil-2023-final
Élder Neil L. Andersen, do Quórum dos Doze Apóstolos, discursa durante uma conferência especial de estaca realizada na sede da Estaca São Paulo Brasil Guarapiranga, em 12 de março de 2023.2023 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo
 
Élder Andersen retornará ao país em setembro para dedicar o Templo de Brasília Brasil, que visitou na manhã de 6 de março, antes de se encontrar com a primeira-dama do país, Rosângela Lula da Silva, esposa do recém-eleito presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. Depois disso, Élder e a irmã Andersen, acompanhados por membros da presidência da Área Brasil e suas respectivas esposas, também se reuniram com um senador, o governador do estado de São Paulo, a governadora de Pernambuco e o prefeito de Recife.

“Sentimos que foi uma prévia da dedicação e casa aberta”, disse Élder Andersen sobre as reuniões com líderes governamentais, que complementaram as habituais conferências de instrução de liderança e devocionais com membros e missionários. “Isto permitiu alguma preparação para a dedicação do templo, ajudando a criar algumas conexões que poderemos revisitar durante a casa aberta.”

Reuniões espirituais com líderes cívicos

Sobre as reuniões com líderes governamentais, Élder Adilson de Paula Parrella, Setenta Autoridade Geral e presidente da Área Brasil, disse que “embora estes sejam relacionamentos muito críticos para a Igreja no Brasil, e somos gratos por Élder Anderson ter reservado um tempo para se encontrar com esses líderes do governo, quero dizer que foram reuniões e experiências espirituais para cada um.”

Durante as reuniões, foram feitas doações substanciais, desde equipamentos médicos para um hospital de câncer em Pernambuco, equipamentos de playground para mais de 90 creches pré-escolares em Recife, dinheiro para ajudar crianças indígenas carentes no norte do Brasil, e assistência financeira para ajudar vítimas de enchentes e deslizamentos de terra no litoral norte do estado de São Paulo.

Andersen-Brazil-2023-final
Andersen-Brazil-2023-final
Elder Neil L. Andersen of the Quorum of the Twelve Apostles, second from right, smiles as Brazil Senator Marcos Pontes, second from left, points at his name inscribed on the cover of the Book of Mormon given him March 10, 2023, in São Paulo, Brazil. At left is Elder Adilson de Paula Parrella, Brazil Area President, and one of his counselors, Elder Joni L. Koch, right.2023 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

 
Além das doações, houve troca de presentes pessoais. Élder e a irmã Andersen, com os membros da presidência da área e respectivas esposas, compartilharam cópias encadernadas em couro do Livro de Mórmon e estátuas de cerâmica retratando uma família. Ainda mais importantes foram as expressões de crença e testemunho de Cristo, Seus ensinamentos sobre como cuidar dos pobres e necessitados, Seu exemplo de nutrir as crianças e Seu evangelho sobre a vida após a morte.

Os últimos, provaram ser particularmente ternos e oportunos para a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, cujo marido faleceu inesperadamente de um ataque cardíaco, durante as eleições do ano passado, a deixando viúva com dois filhos pequenos.

Andersen-Brazil-2023-final
Andersen-Brazil-2023-final
Élder Neil L. Andersen, do Quórum dos Doze Apóstolos, acena após a conclusão de uma reunião de treinamento de liderança, com líderes de estacas e alas em São Paulo, Brasil, em 11 de março de 2023.2023 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

 
Élder Andersen também ministrou a muitos santos em Recife e São Paulo: jovens, membros, líderes locais e missionários. Em São Paulo, isso incluiu, na noite de sexta-feira, 10 de março, um devocional para jovens, assim como uma reunião de instrução de liderança para presidências de estaca, bispos, presidentes da Sociedade de Socorro de estaca e ala, e presidentes de quórum de élderes de mais de uma dúzia de estacas de São Paulo no sábado, 11 de março; e, por fim, uma conferência especial de estaca realizada no domingo, 12 de março, na Estaca São Paulo Brasil Guarapiranga e transmitida para duas estacas vizinhas.

Enquanto se reunia nestas múltiplas ocasiões, ele encontrou formas de se concentrar em poucos, e individualmente. Ele e os membros da presidência da Área Brasil responderam a perguntas de líderes locais individualmente, pediram para ouvir testemunhos individuais de jovens e tentaram cumprimentar pessoalmente o maior número possível de membros, antes e depois das reuniões.

Após a conferência da estaca, Élder Andersen disse que cumprimentaria os membros que quisessem subir ao púlpito, mas acrescentou que provavelmente não conseguiria acomodar a todos, e então apertou a mão, não apenas das centenas de pessoas que se aproximaram, mas em seguida, percorreu a longa fila que se estendia pelo salão sacramental e dava a volta no salão cultural, até cumprimentar cada participante que assim desejasse com um aperto de mão.

Andersen-Brazil-2023-final
Andersen-Brazil-2023-final
Youth sit on the floor and line the walls for a standing-room-only gathering in São Paulo, Brazil, for a March 11, 2023, devotional with Elder Neil L. Andersen of the Quorum of the Twelve Apostles.2023 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

 
‘Toquei a mão de Élder Andersen’


Presidente Thiago de Souza Ponder, presidente da Estaca Campo Limpo São Paulo Brasil, relatou a emoção de seu filho de 13 anos, Kaleo, após o devocional para jovens na sede da estaca, ao lado do templo de São Paulo. Lá, os líderes adultos foram convidados a se deslocarem para as salas de aula do prédio para assistirem à transmissão e permitirem que os jovens estivessem presentes no salão sacramental, onde rapazes e moças não só ocuparam os bancos e cadeiras da capela e do salão cultural, mas também ficaram em pé ao longo das paredes e se sentaram no chão enquanto Élder, irmã Andersen e os líderes da área ensinavam os princípios do guia “Força dos Jovens”.

Andersen-Brazil-2023-final
Andersen-Brazil-2023-final
Jovens ouvem e fazem anotações durante um devocional com Élder Neil L. Andersen, do Quórum dos Doze Apóstolos, em São Paulo, Brasil, em 10 de março de 2023.2023 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

 
“Pai, pai, toquei a mão de Élder Andersen”, disse Kaleo. Quando seu pai perguntou como isso o fez sentir, ele respondeu: “Eu me sinto ótimo depois de me sentir desapontado”. Kaleo havia convidado amigos para participarem do devocional, porém eles não foram. Ainda assim, ele sentiu um testemunho do Espírito, quando Élder Andersen entrou na capela, e novamente quando conseguiu se aproximar do Apóstolo.

Presidente Ponder disse que o devocional dos jovens permitiu que seu filho fizesse novos amigos após o evento, e se sentisse parte da grande reunião que representou a nova geração fiel de São Paulo. “O poder dos jovens quando eles se reúnem foi realmente especial para meu filho, e significa que ele não está sozinho”, disse presidente Ponder, acrescentando: “Quando os jovens veem que não estão sozinhos e que há outros se reunindo nas alas e estacas, eles se sentem mais unidos.”

Andersen-Brazil-2023-final
Andersen-Brazil-2023-final
Jovens de São Paulo, Brasil, seguram seus exemplares do guia “Força dos Jovens” que levaram para o devocional com Élder Neil L. Andersen, do Quórum dos Doze Apóstolos, em São Paulo, Brasil, em 10 de março de 2023.2023 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

 
Para a reunião de instrução de liderança, presidente Ponder esperava ouvir sobre um novo programa, iniciativa ou ênfase, mas em vez disso, ouviu e recebeu mensagens simples, lembretes e incentivos sobre o Salvador e o templo: que o templo é a casa do Senhor, que podemos nos aproximar melhor do Pai e do Filho por meio das ordenanças e convênios.

E esses temas também continuaram a ser abordados na conferência de estaca no domingo.

“Élder Andersen falou ‘mais sobre o templo’, que o templo é o lugar onde devemos ir para aprendermos mais e fortalecermos mais nosso testemunho, fazendo exatamente o que Presidente Nelson tem nos ensinado”, disse Élder Parrella. “Portanto, a visita de Élder Andersen ao Brasil, para mim, foi um convite para irmos em direção ao próximo nível de discipulado, obediência e compromisso de seguir o Profeta.”

Andersen-Brazil-2023-final
Andersen-Brazil-2023-final
Élder Neil L. Andersen, que desceu do púlpito para ouvir os comentários diretamente de um corredor na capela, se deleita com a música de um coro cantando durante uma conferência especial de estaca, na sede da Estaca São Paulo Brasil Guarapiranga, em 12 de março de 2023.2023 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

 
Promessas que se cumprem

E assim, duas décadas após seu encontro com Presidente Faust e sua designação para a Área Brasil Sul, Élder e irmã Andersen estão saboreando o guaraná, o maracujá e as churrascarias do Brasil. Mas ainda mais, eles estão desfrutando dos frutos de seu trabalho e do crescimento de estacas, templos, famílias e indivíduos, continuando a ver as promessas de Presidente Faust se cumprirem.

“O Brasil desempenhará um papel importante para ajudar a preparar o mundo para a Segunda Vinda do Salvador”, ensinou Élder Andersen repetidamente durante seu ministério de nove dias. “Estamos preparando um povo digno de receber o Salvador em Sua Segunda Vinda.”

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.