Comunicado de Imprensa

De Amigo para Amigo ensina que “Somos Filhos de Deus”

O primeiro evento De Amigo para Amigo de 2023 apresenta vídeos, músicas e mensagens sobre a identidade divina

Esta história aparece aqui, cortesia de TheChurchNews.com. Não deve ser usado por outra mídia.

Por Mary Richards, Church News

A transmissão do programa De Amigo para Amigo de 11 de março, ensinou as crianças sobre sua identidade divina como filhos de Deus, os passos do plano de felicidade e a compreensão de como receber revelação.

 
A presidente geral da Primárias, presidente Susan H. Porter, e suas conselheiras, irmã Amy A. Wright e irmã Tracy Y. Browning, introduziram a transmissão, intitulada “Somos filhos de Deus”, compartilhando seu amor pelas crianças que estavam assistindo. 

“Olá crianças do mundo inteiro. Bem-vindas a mais um De Amigo para Amigo,” disse a presidente Porter.

A irmã Wright disse: “Estamos felizes por estar com vocês hoje, para aprender mais sobre Jesus Cristo e Seu Evangelho.”

E a irmã Browning acrescentou: “Esperamos que sintam o amor do Pai Celestial por vocês, em nosso programa de hoje.”

O programa De Amigo para Amigo teve versões originais em inglês, espanhol e português, e contou com a presença de um tucano falante, comentários de marionetes, videoclipes, o avô de um programa anterior e uma adolescente que interagiu e ajudou a ensinar as crianças.

Luís, o tucano, que apareceu no De Amigo para Amigo de novembro de 2022, começa o evento de março cantando em uma árvore com seu amigo, o passarinho Gilberto. Mas, ao virar a cabeça, seu bico derruba Gilberto da árvore e cai nas mãos de uma adolescente, interpretada por Eduarda Garcia, de 17 anos.

Friend-to-Friend-March-2023
Friend-to-Friend-March-2023
Eduarda Garcia de 17 anos, interage com Luís, o tucano falante, na versão em português do evento De Amigo para Amigo, “Somos Filhos de Deus”, transmitido em 11 de março de 2023. Captura de tela do YouTube. 2023 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

 
Triste, Luís comenta com Eduarda que seu bico estava sempre atrapalhando, preparando o tema de alguns dos ensinamentos que aparecem mais tarde no programa.

Intercaladas durante a transmissão de Amigo para Amigo, havia vinhetas curtas com fantoches, feitos de materiais que as crianças podem encontrar em suas próprias casas e se inspirar para fazer também. Os exemplos apresentados ensinam sobre a herança e identidade divinas, sobre as quais a irmã Wright fala no início da transmissão.

Compreender o plano de felicidade de Deus


Na próxima cena, um menino e uma menina, interpretados por Giuliana Batista, de 11 anos, e Victor Batista, de 8 anos, entram no set para se juntar a um senhor que eles chamam de “vovô”, que recortava um grande círculo azul em papel.

Friend-to-Friend-March-2023
Friend-to-Friend-March-2023
Giuliana Batista, de 11 anos, Victor Batista, de 8 e Laura Fajardo-Riascos, de 18, riem com Luís, o tucano falante, enquanto falam sobre algumas das características que receberam de seus pais terrenos, e do Pai Celestial, na versão em inglês do evento De Amigo para Amigo, “Somos filhos de Deus”, transmitido no sábado, 11 de março de 2023. Captura de tela do YouTube.2023 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

 
O vovô, interpretado por Luiz Laffey, diz às crianças que estava trabalhando em algo para ajudar seus netos a entenderem melhor o plano de felicidade de Deus.

Com um círculo azul de papel nas mãos, ele explica: “Nós estamos com o Pai Celestial, damos toda a volta e voltamos pra cá”, apontando e movendo sua mão ao redor do círculo.

Mostrando às crianças o cenário da sala de artesanato onde estavam, ele explica como as pessoas viviam no céu com o Pai Celestial antes de virem à Terra. Eles fingem que a porta para a sala ao lado é como nascer na terra e receber um corpo físico.

O vovô as conduz através da porta e vai até uma mesa e mostra uma foto de seus pais. “Dá para entender agora? Imaginem que esta sala é a terra onde a gente vive hoje.” E continua explicando como temos um corpo mortal de carne e osso.

Friend-to-Friend-March-2023
Friend-to-Friend-March-2023
Maria Carr, que interpreta a “vovó” nas versões em inglês e espanhol do evento do evento De Amigo para Amigo, “Somos Filhos de Deus”, mostra uma foto de seus pais na transmissão que foi ao ar no sábado, 11 de março de 2023. Captura de tela do YouTube.2023 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

 
“Como o Pai Celestial explicou para a gente lá no céu, a gente ia precisar de um Salvador, por isso, nós temos Jesus Cristo.” Ele continua explicando que, na Terra, cometemos vários erros, o que é normal, pois não nascemos sabendo de tudo, e que o mais importante é se arrepender para que possamos viver com nosso Pai Celestial novamente.

“Um dia, todos nós morremos, mas não é nada mais do que passar para um outro plano, um outro lugar”, o mundo espiritual. E então, eles atravessam uma outra porta.

“A gente vai para o mundo espiritual e encontra todo o mundo de novo. ... E aqui esperamos um momento muito especial, que é a ressurreição. ... Por causa Dele [Jesus Cristo], a gente vai poder ressuscitar um dia, e voltar à presença de nosso Pai Celestial.”

Retornando ao set original, o vovô explica que foi por esta razão que escolheu o círculo, porque, depois de passarmos por tudo, voltamos ao céu, que é o plano do Senhor. Vovô fala sobre sua felicidade e gratidão por Ele, pois, por causa de Jesus Cristo, isto é possível.

Friend-to-Friend-March-2023
Friend-to-Friend-March-2023
O vovô ensina sobre o Plano de Felicidade de nosso Pai Celestial e Jesus Cristo nesta cena do vídeo que foi ao ar durante o evento de março De Amigo para Amigo, “Somos filhos de Deus”, no sábado, 11 de março de 2023. Captura de tela do YouTube.2023 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo


 
Saber que você é um filho de Deus


Em uma nova cena com Luís, o tucano, ele tira a venda que estava sobre seus olhos e vê Giuliana, Victor e Eduarda usando bicos falsos de tucano no próprio rosto.

Eles dizem a Gilberto que perceberam que estava triste com seu bico, então cada um passa a dizer algo que eles amam do amigo, como os efeitos sonoros que pode fazer e suas cores brilhantes.

“Deus o fez assim, lindo”, disse Giuliana.

Eduarda o lembrou de quando ele a ajudou a abrir um abacaxi com seu bico e agradeceu por ele sempre ajudá-la a abrir nozes, e que todos nós precisamos uns dos outros, ao que ele respondeu: “É bom saber que Deus criou todas as coisas.”

“Somos todos filhos de Deus”, explicou Eduarda. “Tenho pais celestiais que criaram meu espírito, e pais terrenos que me deram um corpo.”

Eduarda ainda explica como as pessoas herdam algumas características de seus pais terrenos, como olhos, nariz e cor do cabelo, mas que também características de nosso Pai Celestial, e “Ele quer que escolhamos ser como Ele.”

Friend-to-Friend-March-2023
Friend-to-Friend-March-2023
Victor Batista, de 8 anos, e Giuliana Batista, de 11, participam das versões em português e inglês do evento De Amigo para Amigo, “Somos filhos de Deus”, transmitido no sábado, 11 de março de 2023. Captura de tela do YouTube.2023 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

 
Sentir o Espírito


No segmento que se segue, um vídeo animado começa com uma garotinha ajoelhada ao lado da cama para orar, mas parecendo frustrada.

Ela perguntou aos seus pais como ela poderia saber que estava recebendo revelação, ou se era apenas seu cérebro pensando sozinho. Porém, ambos estavam ocupados preparando o jantar e ajudando os dois irmãos da menina.

E então, sua tia Suzi chega para jantar com a família. Enquanto comiam, a menina pergunta à tia, como poderia saber se estava recebendo uma resposta do Pai Celestial para suas orações.

“Quando eu oro, eu penso que meus sentimentos bagunçam tudo”, disse a garotinha.

Sua tia diz que entende perfeitamente: “São meus sentimentos ou é o Pai Celestial querendo me dizer alguma coisa? [A maneira] como o Espírito fala comigo pode ser diferente de como [Ele] fala com outra pessoa”, disse ela.

Sua tia explica que pode dizer se algo está vindo do Espírito quando ela sente paz, e que quando procura respostas, ela lê as escrituras e as estuda em sua mente. Então ela toma uma decisão e, em sua oração, ela pergunta se isso é certo. “E se estiver, sinto paz por meio do Espírito Santo”, disse ela à sobrinha.
 

Paz no plano de Deus


Conforme o programa continua, Luís, o tucano, pergunta a Eduarda como ela sabe que é uma filha de Deus.

Ela responde que os profetas e as escrituras ensinam esta verdade. “E quando eu orei pra saber se isso era verdade, eu senti uma paz dentro de mim. Às vezes, nós chamamos isso de revelação.”

Friend-to-Friend-March-2023
Friend-to-Friend-March-2023
Uma garotinha e sua tia conversam sobre como ouvir as respostas do Espírito, neste vídeo animado exibido durante o evento de março De Amigo para Amigo, “Somos Filhos de Deus”, que foi ao ar no sábado, 11 de março de 2023. Captura de tela do YouTube.2023 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

 
Luís disse que isso era muito melhor do que ficar frustrado com seu bico.

Eduarda responde que todos têm algumas coisas difíceis para aprender. “Isso faz parte do plano de Deus para nos ajudar a nos voltarmos para o Salvador e sermos fiéis, e também fortes.”

Ela também diz que qualquer pessoa pode pedir pela ajuda de Deus, e sentir alegria por saber que esta ajuda virá.

Luís pergunta então a Eduarda, agora que ela sabe que é filha de Deus, o que ela faz que é diferente do que fazia antes.

“Acho que agora que eu sei que sou uma filha de Deus, posso me tornar mais semelhante ao meu Pai Celestial, a cada dia. Não sinto tanto medo quando me lembro disso. E fico animada em guardar os meus convênios batismais. Eu acho que eu só quero amar as pessoas como o Salvador ama.”
 

‘Sou um Filho de Deus’


Na versão em português, o programa encerra com um comovente vídeo de Beatriz Luz, com quatro anos de idade na época, cantando o hino “Sou um filho de Deus”, e com imagens de Cristo quando visitou as Américas e ensinou as crianças, conforme retratado nos Vídeos do Livro de Mórmon.

Soy-un-hijo-de-Dios
Soy-un-hijo-de-Dios
“Sou um Filho de Deus”, em um vídeo que foi ao ar durante o evento de março De Amigo para Amigo, “Somos filhos de Deus”, no sábado, 11 de março de 2023. Captura de tela do YouTube. © 2023 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

 
Beatriz, ao lado de sua mãe e seu pai, Mila e Elton Luz, continuam a cantar e as imagens da família se sobrepõem, dando um sentimento de união, felicidade e muito amor entre si, e também a Deus e Jesus Cristo.

“É importante que as crianças saibam que são literalmente filhos e filhas espirituais de Deus. Este é um relacionamento familiar e elas são preciosas aos Seus olhos”, disse a irmã Wright. “E Ele é muito intencional, assim como esperaríamos que um pai terreno estivesse intencionalmente envolvido na vida de seus filhos.”

Presidente Porter disse que um dos pontos fortes deste De Amigo para Amigo é que ele traz alegria.

“Os princípios são ensinados de maneira muito envolvente e as crianças podem aprender padrões pela maneira como os personagens interagem uns com os outros”, disse a presidente Porter.

E o conteúdo da transmissão De Amigo para Amigo é inspirador, disse a irmã Browning.

“Ele ensina as crianças a encontrarem algo que as ajudem a confirmarem a verdade, ensinarem a doutrina, conhecerem e compreenderem o evangelho de Cristo. E também há componentes que as ajudam a aspirarem a fazerem melhor e a agirem”, disse ela.

Friend-to-Friend-March-2023
Friend-to-Friend-March-2023
Giuliana Batista, de 11 anos, Victor Batista, de 8 e Laura Fajardo-Riascos, de 18, do evento De Amigo para Amigo, “Somos filhos de Deus”, transmitido no sábado, 11 de março de 2023. Captura de tela do YouTube.2023 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo


 
Como utilizar o De Amigo para Amigo de março


Assim como os eventos De Amigo para Amigo de 2021 e de fevereiro de 2022, julho de 2022 e novembro de 2022, a transmissão de março de 2023 foi feita com segmentos mais curtos, projetados para serem recursos para os pais e líderes da Primária usarem continuamente.

A transmissão completa do evento De Amigo para Amigo e os segmentos permanecerão disponíveis após 11 de março, para complementarem o ensino no lar ou na Igreja. Os vídeos estão disponíveis em ChurchofJesusChrist.org, Biblioteca do Evangelho e Mídia do Evangelho.

Versões em português, inglês e espanhol também estarão disponíveis no canal do Youtube Evangelho para Crianças em português (Gospel for Kids em inglês e El Evangelio para niños em espanhol).

Para mais atividades e vídeos para crianças, visite o canal do Youtube Evangelho para Crianças e o aplicativo Biblioteca para Crianças.

Copyright 2023 Deseret News Publishing Company.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.