O Coro do Tabernáculo Mórmon, é um dos mais antigos e maiores coros do mundo, já se apresentou perante presidentes americanos, vendeu milhões de discos, ganhou muitos prêmios e encantou audiências em dezenas de países.
O coro tem sua base em Salt Lake City, Utah, na sede da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
O coro é composto por 360 cantores voluntários com idade entre 25 e 60 anos e que são membros da Igreja. Eles ensaiam e se apresentam semanalmente e com frequência são acompanhados pela Orquestra da Praça do Templo.
1 / 2 |
O Coro do Tabernáculo Mórmon surgiu em meados do século XIX. O pequeno coro se apresentou pela primeira vez na conferência da Igreja de 22 de agosto de 1847, somente 29 dias depois que os primeiros pioneiros chegaram para se estabelecer no Vale do Lago Salgado.
A oeste do Templo de Salt Lake fica o histórico Tabernáculo Mórmon, lar do coro. O Coro do Tabernáculo Mórmon recebeu esse nome devido a essa construção.
Para acompanhar o coro no grande auditório está o órgão do Tabernáculo com 11.623 tubos dourados, feitos de grossos troncos de madeira originários de Utah e esculpidos à mão. Dez tubos do órgão original, construído em 1867, ainda funcionam.
O coro é mais conhecido por seu programa dominical semanal, Música e Palavras de Inspiração, que é transmitido diretamente da Praça do Templo em Salt Lake City. Esse é o programa mais antigo ainda transmitido em rede nacional nos Estados Unidos.
Ronald Reagan, presidente dos Estados Unidos de 1981 a 1989, chamou o Coro do Tabernáculo Mórmon de “O Coro da América” em 1981 quando o coro cantou em sua posse.
Turnês para concertos em todos esses anos já levou o coro para grandes palcos da América do Norte e do Sul, Europa, Ásia e Oceania.
Nos Jogos Olímpicos de Inverno em Salt Lake City — de 8 a 24 de fevereiro de 2002 — o coro se apresentou na cerimônia oficial de encerramento.
As gravações do coro já renderam dois álbuns de platina e cinco de ouro, inclusive o Prêmio Grammy pela interpretação de “Já Refulge a Glória Eterna”. O coro gravou com algumas das maiores orquestras do mundo, inclusive a Orquestra da Filadélfia, a Orquestra Filarmônica de Nova York e a Orquestra Sinfônica de Jerusalém.