9c4d125b70805837d00a81240106cffa16143911.jpeg
Comunicado de Imprensa

Duas partes do novo Manual Geral já estão disponíveis em 22 idiomas

Outras partes traduzidas serão publicadas nos próximos meses

Duas partes do manual unificado para líderes e membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (publicadas pela primeira vez em inglês em fevereiro) estão agora disponíveis online em 22 idiomas e no aplicativo Biblioteca do Evangelho.

O capítulo 32 (Arrependimento e conselhos de condição de membro da Igreja) e várias partes da seção 38.6 (Normas e diretrizes da Igreja) estão disponíveis nos seguintes idiomas, além do inglês:

Alemão

Cebuano

Chinês, simplificado

Chinês, tradicional

Coreano

Dinamarquês

Espanhol

Finlandês

Francês

Holandês

Húngaro

Italiano

Japonês

Português

Romeno

Russo

Samoano

Sueco

Tagalo

Tonganês

Ucraniano

Conforme indicado em fevereiro de 2020, o capítulo 32 orienta os líderes de modo mais sequencial por meio de decisões e ações-chave necessárias para ajudar as pessoas a se arrependerem de um pecado grave. O capítulo também tem como foco ajudar a proteger outras pessoas daqueles que constituem uma ameaça física ou espiritual.

Algumas terminologias-chave do capítulo 32 mudaram. Os conselhos disciplinares agora são chamados de “conselhos de condição de membro da Igreja”. Esses comitês continuam a ajudar os santos dos últimos dias por meio do processo de arrependimento com amor, esperança e preocupação. Além disso, em vez de ser “desassociado”, os membros recebem “restrições formais à condição de membro”. E a excomunhão agora é chamada de “remoção da filiação à Igreja”.

A seção 38.6 delineia as normas e os procedimentos da Igreja em muitas questões morais. Algumas normas são novas, algumas foram atualizadas e algumas podem ser atualizadas no futuro. As normas morais traduzidas nessa atualização referem-se ao aborto, maus-tratos, inseminação artificial, controle de natalidade, pornografia infantil, incesto, fertilização in vitro, casamento entre pessoas do mesmo sexo, educação sexual, abuso sexual, gravidez fora dos laços do matrimônio, doação de esperma, suicídio, esterilização cirúrgica, maternidade de substituição e uma nova entrada sobre transgêneros.

Até o momento, em inglês, 16 dos 38 capítulos do Manual Geral foram completamente refeitos e pequenas modificações foram feitas em vários outros capítulos. Isso faz parte de uma revisão contínua sob a direção da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze Apóstolos. A estrutura orientadora do manual unificado é o trabalho de salvação e exaltação. O texto em inglês substitui tanto o Manual 1, para presidentes de estaca e bispos, quanto o Manual 2, para todos os líderes. A primeira versão foi publicada em fevereiro deste ano. Atualizações subsequentes foram feitas em março e em julho.

À medida que o manual continua a ser reescrito e atualizado em inglês, outros capítulos traduzidos serão lançados nos próximos meses. Os líderes devem usar os capítulos que foram revisados recentemente à medida que se tornarem disponíveis em seu idioma. Eles devem continuar a usar os capítulos existentes no Manual 1: Presidentes de Estaca e Bispos e no Manual 2: Administração da Igreja quando os capítulos que foram revisados recentemente ainda não estiverem disponíveis.

O manual inteiro estará disponível em 35 idiomas em meados de 2021, com outros idiomas em andamento.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.