O élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, dedicou o Local Histórico do Monte Cumora em Palmyra, Nova York, no domingo, 21 de setembro de 2025. O profeta Joseph Smith foi visitado aqui na década de 1820 por um anjo chamado Morôni e recebeu as placas de ouro que continham o registro hoje conhecido como o Livro de Mórmon.
Em sua oração dedicatória, proferida a cerca de 500 convidados e a uma audiência de transmissão mundial, o élder Bednar, de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias disse: “Dedico este local como um lugar de lembrança sagrada, um lugar de inspiração celestial, um lugar de apreço sincero, um lugar de busca e aprendizado e um lugar de humilde reverência”.
O apóstolo pediu a Deus: “Abençoa todas as pessoas que vêm a este lugar com a mente curiosa e aberta e com o coração sincero e receptivo. Que elas sejam abençoadas para aprender aqui verdades eternas pelo poder do Espírito Santo”.
Em seu discurso que precedeu a oração, o élder Bednar comparou o Monte Cumora à sarça ardente da Bíblia hebraica (ver Êxodo 3). Foi naquele arbusto no Monte Horebe que Moisés teve um encontro com o divino. (Moisés foi instruído a tirar os sapatos dos pés porque pisava em terra santa.)
“Hoje, vocês e eu também estamos em solo sagrado”, afirmou o élder Bednar.
- 20250921_113158_CBell_CMB_3429.jpg
- 20250921_111927_CBell_CMB_3157.jpg
- 20250921_120328_CBell_CMB_4102.jpg
- 20250921_115450_CBell_CMB_3946.jpg
- Bednar-Hill-Cumorah-35
- 20250921_112240_CBell_CMB_3196.jpg
- 20250921_111827_CBell_CMB_3124.jpg
- 20250921_110447_CBell_CMB_2845.jpg
| Temple Square is always beautiful in the springtime. Gardeners work to prepare the ground for General Conference. © 2012 Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved. | 1 / 2 |
Os membros da Igreja de Jesus Cristo acreditam que o Livro de Mórmon foi originalmente escrito em um idioma antigo em placas de metal, geralmente chamadas de placas de ouro. O último profeta a escrever no livro, Morôni, enterrou as placas na colina hoje conhecida como Cumora por volta de 420 d.C. Cerca de 1400 anos depois, Morôni, então um anjo enviado do céu, guiou o jovem Joseph Smith até as placas. O anjo Morôni visitou Joseph pela primeira vez há exatamente 202 anos, no dia 21 de setembro de 1823, quando Joseph tinha 17 anos. Morôni mostrou-lhe as placas de ouro pela primeira vez no dia seguinte. No dia 22 de setembro de 1827, após quatro anos de preparação, Joseph recebeu permissão para retirar as placas do monte. Ele traduziu o registro para o inglês pelo dom e poder de Deus.
O Livro de Mórmon, que é uma testemunha de Jesus Cristo, está publicado hoje em mais de cem idiomas.
O élder Bednar estava acompanhado no domingo de sua esposa, Susan, e de vários líderes da Igreja: do élder Kyle S. McKay, dos setenta (historiador e registrador da Igreja) e sua esposa, Jennifer; e do élder Hugo E. Martinez, dos setenta (diretor executivo assistente do Departamento de História da Igreja) e sua esposa, Nuria.
O élder Bednar chamou as muitas visitas de Morôni a Joseph Smith de parte do “currículo celestial” do profeta que o preparou para o que estava por vir. Refletindo sobre essa ideia, o élder Martinez disse que o currículo começou com a Primeira Visão de Joseph e continuou por meio de seu recebimento da autoridade do sacerdócio pelas mãos de outros mensageiros divinos.
- Elder-Bednar---Hill-Cumorah-Historic-Site-5
- Elder-Bednar---Hill-Cumorah-Historic-Site-2
- Elder-Bednar---Hill-Cumorah-Historic-Site-3
- Elder-Bednar---Hill-Cumorah-Historic-Site-4
| Temple Square is always beautiful in the springtime. Gardeners work to prepare the ground for General Conference. © 2012 Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved. | 1 / 2 |
“É por meio desses passos que vemos e descobrimos que foi assim que o jovem profeta cresceu como um verdadeiro profeta de Deus”, ensinou o élder Martinez. Ele acrescentou que o Monte Cumora é importante porque é uma parte de como Deus inaugurou “a restauração da plenitude dos tempos como tem sido falado na Bíblia, no Livro de Mórmon e em outros livros de escrituras”.
A Igreja de Jesus Cristo recebe visitantes no monte desde 1928, quando concluiu a compra da propriedade. O élder Bednar destacou brevemente a vida de Willard e Rebecca Bean, que serviram como missionários na região por mais de duas décadas no início dos anos 1900. Willard foi fundamental para que a Igreja adquirisse o Monte Cumora.
Um monumento com uma estátua do anjo Morôni foi dedicado na colina em 1935. De 1935 a 2019, o monte foi palco de um espetáculo teatral em comemoração ao Livro de Mórmon e à história da Igreja. O espetáculo atraía dezenas de milhares de visitantes todos os anos. O élder Bednar observou com gratidão os esforços dos voluntários do espetáculo ao longo das décadas.
- Bednar-Hill-Cumorah-19
- Bednar-Hill-Cumorah-38
- Bednar-Hill-Cumorah-24
- Bednar-Hill-Cumorah-23
- Bednar-Hill-Cumorah-22
- Bednar-Hill-Cumorah-12
- Bednar-Hill-Cumorah-11
- Bednar-Hill-Cumorah-25
| Temple Square is always beautiful in the springtime. Gardeners work to prepare the ground for General Conference. © 2012 Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved. | 1 / 2 |
O monte agora está sendo reflorestado para ajudar os visitantes a se concentrar mais em seu significado histórico e espiritual. Esse projeto de longo prazo começou em 2021. Vinte e três edifícios usados para apoiar o espetáculo foram removidos da colina, incluindo banheiros, uma loja de fantasias, camarins, galpões de armazenamento, um parque de campismo para veículos recreativos e instalações de cozinha industrial para elenco e equipe e um prédio administrativo. Aproximadamente 40 mil metros quadrados (mais de quatro hectares) de asfalto, estradas de cascalho, áreas de estacionamento e caminhos também foram removidos. A área está sendo reflorestada com milhares de sementes de árvores nativas, que um dia se tornará uma floresta madura mais semelhante ao que Joseph Smith teria visto no início do século 19.
“Em muitas fotografias [do monte], vemos um Monte Cumora sem vegetação, mas na época de Joseph ele era arborizado”, disse Tom McCoy, que serve como líder do local histórico com sua esposa, Lani. “Posso imaginar Joseph subindo [o morro] pensando: ‘O que vou aprender hoje?’ Há um espírito especial aqui. Estar aqui onde [eventos sagrados] aconteceram faz a diferença. A Igreja está fazendo um esforço para levar isso por meio de visitas virtuais a mais pessoas no mundo que não podem vê-lo, para que possam ver e sentir.”
“É uma área serena e contemplativa, onde podemos sentir o Espírito e saber que coisas maravilhosas vieram desta mesma colina”, acrescentou Lani. “Espero que os visitantes aproveitem o tempo para mergulhar nas experiências aqui e sentir paz.”
O centro de visitantes, construído em 2002, foi renovado recentemente. O interior apresenta novas exposições interativas, um filme e obras de arte, todos relatando e mensagens sobre o local. A experiência na colina é autoguiada, permitindo que os visitantes se movam pelo local em seu próprio ritmo. O centro de visitantes também apresenta três novas estátuas de uma cena do Livro de Mórmon em que Jesus Cristo ressurreto visitou Seu povo nas Américas.
- Bednar-Hill-Cumorah-30
- Bednar-Hill-Cumorah-27
- Bednar-Hill-Cumorah-28
- Bednar-Hill-Cumorah-18
- Bednar-Hill-Cumorah-20
- Bednar-Hill-Cumorah-13
- Bednar-Hill-Cumorah-9
| Temple Square is always beautiful in the springtime. Gardeners work to prepare the ground for General Conference. © 2012 Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved. | 1 / 2 |
Benedicte Dansie, curadora do local, enfatizou que Jesus Cristo é o foco central de tudo no Monte Cumora.
“É a história de Joseph Smith e de como ele obteve as placas de ouro do local. Mas as placas de ouro se tornam o Livro de Mórmon e testificam de Jesus Cristo”, explicou Dansie. “Isso é realmente o que queríamos conectar por todo o site: aquele fio da história desde a época em que Morôni enterrou as placas, quando Joseph Smith as recuperou, e depois as histórias que conhecemos hoje que são do Livro de Mórmon.”
O élder Bednar disse que o local reformado está pronto para ajudar muito mais pessoas a entender e apreciar as verdades que Deus deu ao mundo por meio Joseph Smith.
“Nesse lugar sagrado, os visitantes aprenderão que o Senhor preservou e trouxe à luz o Livro de Mórmon para dar luz e conhecimento aos filhos de Deus em todo o mundo”, afirmou ele. “Neste lugar sagrado, os visitantes aprenderão que o Senhor restaurou Seu evangelho e reino na Terra, começando com o ministério do profeta Joseph Smith.
“E neste lugar sagrado”, concluiu o élder Bednar, “os visitantes aprenderão que O Livro de Mórmon: Outro Testamento de Jesus Cristo testifica do Redentor ressurreto e convida todas as pessoas a se achegar a Ele.”
Desde quinta-feira, 18 de setembro de 2025, uma experiência semelhante às exposições disponíveis no Centro de Visitantes intitulada Glad Tidings from Cumorah (Boas-Novas de Cumora) pode ser vivenciada on-line.
| Temple Square is always beautiful in the springtime. Gardeners work to prepare the ground for General Conference. © 2012 Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved. | 1 / 2 |
Antes da rededicação do Local Histórico do Monte Cumora, o élder Bednar e o élder McKay realizaram outras reuniões com membros e missionários de sexta-feira a domingo, dias 19 a 21 de setembro de 2025.