Comunicado de Imprensa

Élder Christofferson aos professores do SEI: Sejam aqueles que ‘trazem a esperança’ às gerações atormentadas pela depressão e ansiedade

Ajudem estudantes e outros a estabelecerem seu alicerce pessoal na ‘rocha de nosso Redentor, que é Cristo’, diz o Apóstolo.

2024-SI-Annual-Broadcast
2024-SI-Annual-Broadcast
Élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos, fala durante a Transmissão Anual dos Seminários e Institutos de Religião de 2024, que está disponível para visualização a partir de 26 de janeiro de 2024, na Biblioteca do Evangelho.
Download Photo

Esta história aparece aqui, cortesia de TheChurchNews.com. Não deve ser usado por outra mídia.

Por Rachel Sterzer Gibson, Church News

Em um mundo assolado por uma crescente epidemia de depressão e ansiedade, especialmente entre as gerações mais jovens, Élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos, declarou que a compreensão do plano de redenção do Pai Celestial, e especialmente a Expiação de Jesus Cristo, fornece uma garantia definitiva.

Esta compreensão “constrói e preserva a resiliência espiritual e emocional, sabendo o porquê de nossa existência e nosso propósito na vida mortal. Ensinamos, por preceito e exemplo, em quem eles podem buscar libertação e apoio,” disse Élder Christofferson aos professores do Seminário e Instituto, durante a transmissão anual de treinamento na sexta-feira, 26 de janeiro. Os vídeos estão online em ChurchofJesusChrist.org.

Élder Christofferson assegurou aos professores: “Podemos ajudar estudantes e outras pessoas a estabelecer[em] seu alicerce pessoal na ‘rocha de nosso Redentor, que é Cristo, o Filho de Deus’ (Helamã 5:12), para que, ‘quando o diabo lançar a fúria de seus ventos, ... não tenha poder para [os] arrastar ao abismo da miséria e angústia sem fim.’”

2024-SI-Annual-Broadcast
2024-SI-Annual-Broadcast
Élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos, ao púlpito, e Élder Clark G. Gilbert, comissário de educação da Igreja, sentado à esquerda, e Chad H Webb, administrador dos Seminários e Institutos, participam da Transmissão Anual dos Seminários e Institutos de Religião de 2024, disponibilizada em 26 de janeiro de 2024.
Download Photo

Élder Christofferson foi um dos três oradores durante a transmissão anual de treinamento deste ano para professores de Seminário e Instituto em todo o mundo. O Apóstolo foi acompanhado por Élder Clark G. Gilbert, Setenta Autoridade Geral e comissário de educação da Igreja, e por Chad H Webb, administrador dos Seminários e Institutos de Religião.

Para iniciar seus comentários, Elder Christofferson falou sobre o aumento da depressão clínica entre os adolescentes em todo o mundo, observando que os jovens santos dos últimos dias não estão imunes.

“Estudos longitudinais da Igreja sobre os membros jovens mostraram que, no mundo em 2018, 29% lutavam com níveis clínicos de ansiedade”, disse ele.

Embora muitos fatores possam contribuir ou estar associados à depressão e ansiedade, incluindo genética, trauma e negligência, estilos parentais, orientação sexual, influência de colegas ou grupos sociais, uso de mídia social e outros, Élder Christofferson compartilhou sua crença pessoal de que, grande parte do desânimo e da ansiedade vem do fato de não compreendermos ou nos lembrarmos do plano de Deus e de não confiarmos em Seu poder. “Sem a convicção da realidade de Deus, de Seu amor e de Seu plano de felicidade para Seus filhos, mentes jovens podem ver seu futuro como sombrio e frágil.”

2024-SI-Annual-Broadcast
2024-SI-Annual-Broadcast
Élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos, fala durante a Transmissão Anual dos Seminários e Institutos de Religião de 2024, disponível para visualização a partir de 26 de janeiro de 2024, na Biblioteca do Evangelho.
Download Photo

Os líderes da Igreja não estão procurando professores dos Seminários e Institutos que se tornem conselheiros ou especialistas em saúde mental, disse Élder Christofferson. No entanto, os professores podem ser um contrapeso aos fatores da sociedade que estão contribuindo para os níveis crescentes de ansiedade e depressão. “Somos aqueles que trazem a esperança. Somos a voz da esperança, a esperança arraigada na fé e a esperança em Deus.”

Os santos dos últimos dias têm uma oportunidade incomparável de estudar o Livro de Mórmon este ano. “Nenhuma outra parte do cânone das escrituras possui o poder de conversão do Livro de Mórmon em seu testemunho de que Jesus é o Cristo e que Ele venceu a morte, tanto física quanto espiritual”, disse ele.

A narrativa do Livro de Mórmon está repleta de exemplos de superação. Élder Christofferson continuou: “O Livro de Mórmon é a palavra de Deus, e ‘a virtude da palavra de Deus’ (Alma 31:5) é que ela produz fé no Salvador; uma fé que afasta a dúvida, a depressão e a ansiedade que, de outra forma, poderiam nos dominar, deixando em seu lugar força e segurança.”

O Rei Benjamim, Néfi, Alma e Mórmon estão entre os exemplos no Livro de Mórmon daqueles que confiaram no Salvador durante possíveis momentos de ansiedade ou depressão.

O profeta Alma descreveu o exemplo do próprio Salvador ao lidar com um sofrimento incompreensível e como nós podemos nos voltar a Ele para obtermos alívio e cura, disse Élder Christofferson. “E [E]le seguirá, sofrendo dores e aflições e tentações de toda espécie; ... e tomará sobre [S]i as suas enfermidades, para que se lhe encham de misericórdia as entranhas, segundo a carne, para que saiba, segundo a carne, como socorrer seu povo, de acordo com suas enfermidades” (Alma 7:11-12).

O Livro de Mórmon ensina o significado e processo de se nascer de novo e de se tornar “um santo pela expiação de Cristo, o Senhor” (Mosiah 3:19).

Se os professores puderem levar nossos jovens e jovens adultos ao renascimento espiritual, a depressão desaparecerá, prometeu Élder Christofferson. “Nem mesmo a própria morte poderá ameaçar sua paz, uma vez que tenham nascido do Espírito e aprendido a confiar em Deus.”

Élder Christofferson concluiu, compartilhando sua esperança de que professores sejam capazes de ajudar todas as pessoas com quem têm alguma influência, a fazerem convênios com Deus e a cumpri-los. “Ajudá-las a cultivarem fé e confiança em Deus e a encontrarem esperança. Ajudá-las a se arrependerem e a permanecerem na graça redentora do Salvador e a encontrarem paz. Ajudá-las a nascerem de novo como ‘filhos e filhas de Cristo’ (Mosiah 5:7) e a encontrarem alegria.”

Copyright 2023 Deseret News Publishing Company.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.