QTW_PRJ5533916_HillCumorahDevo_HillCumorahPagent_09Jul2021_DToddChristofferson_Master_2997-HDF_MUL.mxf.03_14_39_15.Still045.jpg

Élder Christofferson homenageia o Espetáculo do Monte Cumora por seus muitos anos de duração

O devocional e a transmissão do espetáculo de 2019 estarão a partir de agora disponíveis por duas semanas em outros idiomas

Com o término do Espetáculo do Monte Cumora, o élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos, participou de um devocional virtual na sexta-feira, 9 de julho de 2021, para homenagear e participar de uma transmissão virtual do espetáculo realizado em 2019.

“Eu gostaria de agradecer imensamente a todos os que ao longo dos anos, desde 1937, tiveram algum papel ou fizeram qualquer contribuição para o Espetáculo do Monte Cumora: Testemunha de Cristo na América”, disse o élder Christofferson.

O líder mundial da Igreja falou aos participantes, voluntários e à plateia do Devocional Comemorativo do Espetáculo do Monte Cumora que participaram ao vivo em Salt Lake City, Utah, e àqueles que o assistiram remotamente.

Em outubro de 2018, a Igreja anunciou que depois de 2020 o Espetáculo do Monte Cumora não seria mais realizado. Devido à pandemia da Covid-19, a apresentação final foi adiada de 2020 para 2021. Com o impacto contínuo da pandemia, porém, a apresentação teatral foi cancelada e não será realizada nos próximos anos.

Nos últimos 84 anos, a produção teatral ao ar livre apresentou encenações e representações de cenas do Livro de Mórmon que são essenciais para as crenças dos santos dos últimos dias.

“É a pedra fundamental de nosso testemunho de Cristo. É a pedra angular de nossa doutrina”, disse o élder Christofferson.

Ele também citou a descrição que Marion G. Romney, ex-membro da Primeira Presidência, fez da apresentação teatral ao ar livre como uma ferramenta que ajudou a despertar almas e mentes para saberem “que os céus foram abertos novamente, que Deus falou novamente, que Cristo ainda vive e se revelou nesta dispensação como fez em dispensações passadas”.

Após o evento comemorativo para agradecer aos milhares de voluntários e membros do público que participaram da produção histórica, a transmissão incluiu uma gravação da última apresentação do Espetáculo do Monte Cumora, ocorrida em 2019.

Todos os anos, no verão do hemisfério norte, os participantes se apresentavam num espetáculo gratuito aberto às famílias que era realizado na encosta do Monte Cumora próxima ao Centro de Visitantes, em Manchester, Nova York, a cerca de cinco quilômetros ao sul do Bosque Sagrado.

O Monte Cumora é um local sagrado onde Joseph Smith, o primeiro presidente e profeta da Igreja, reuniu-se anualmente durante um período de vários anos com o anjo Morôni e recuperou um antigo registro sagrado de civilizações nas Américas que ele traduziu para o inglês e que se tornou o Livro de Mórmon.

“As placas que estavam neste lugar foram preservadas até os nossos dias para darem testemunho do Unigênito, de Sua Expiação, de Sua ressurreição e da ressurreição de todos os homens, e para convencer a todos de que Jesus é o Cristo, o verdadeiro Messias”, explicou durante o devocional o élder Robert C. Gay, da Presidência dos Setenta.

“Esse registro também foi preservado para nossos dias para ser o instrumento de Deus para (…) curar os mortos e cegos espiritualmente e fazer com que vejam e acreditem nas palavras das escrituras, e para curar almas feridas e retirá-las das trevas. Chamamos devidamente o Livro de Mórmon de outro testamento de Cristo”, ele acrescentou.

Dentre outros oradores, falaram os ex-diretores artísticos Shawnda Moss e Brent Hanson, além de atores e membros da equipe do espetáculo.

“Jamais me esquecerei do amor que senti durante os ensaios, quando via meu marido e cada um de nossos filhos — em diferentes lugares do palco — com seus olhos fixos no ator que encenava o Salvador”, comentou Jennifer Buckner, que trabalhou como membro da equipe do espetáculo. “Noite após noite essa imagem tocou fundo no meu coração e se tornou um padrão a ser seguido por nossa família.”

A transmissão do devocional e do espetáculo estará, a partir de agora, disponível em broadcasts.ChurchofJesusChrist.org em inglês (o áudio descritivo em inglês do espetáculo também está disponível), espanhol, português e língua norte-americana de sinais por duas semanas.

Após duas semanas, o Espetáculo do Monte Cumora estará disponível na Mídia do Evangelho. No entanto, o devocional do Monte Cumora não estará mais disponível.