Élder Christofferson reúne-se com ministra de Cultura e Mídia da Croácia

Estavam presentes outras autoridades governamentais, como um representante do Ministério de Assuntos Estrangeiros e Europeus da Croácia

O élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, reuniu-se com a ministra de Cultura e Mídia do Governo da Croácia, senhora Nina Obuljen Koržinek, em Zagreb, Croácia, em 29 de fevereiro de 2024. A reunião faz parte do ministério do élder Christofferson a vários países da Europa, onde ele também está reunindo-se com membros e líderes da Igreja e outros representantes governamentais e religiosos.

A ministra Koržinek estava acompanhada por sua chefe de gabinete, a senhora Ana Perišić Mijić, e o senhor Šime Jerčić, que dirige o Comitê de Relações com Comunidades Religiosas. Um representante do Ministério de Assuntos Estrangeiros e Europeus também estava presente. O élder Christofferson estava acompanhado do élder Brent H. Nielson, da presidência dos setenta, e do élder Jack N. Gerard, dos setenta e que é segundo conselheiro na presidência da Área Europa Central. Miljenko Babic, representante legal da Igreja na Croácia, também participou da delegação.

O élder Christofferson expressou sua gratidão pelos esforços que o governo da Croácia fez durante a pandemia do Covid-19, permitindo que os missionários da Igreja viajassem e chegassem a seu local de destino pela Europa em uma época em que a maioria das fronteiras estava fechada. Além disso, ele falou às autoridades governamentais como a Igreja e seus membros podem contribuir para o aperfeiçoamento da sociedade. “Falamos sobre as metas e os interesses do governo (croata) e descobrimos que havia muitas maneiras diferentes pelas quais sentimos que poderíamos colaborar, especialmente para com aqueles que estão em grande necessidade”, disse ele.

O élder Christofferson também enfatizou o serviço humanitário prestado pela Igreja desde que a Igreja foi legalmente reconhecida na Croácia, em 1985. Somente nos últimos 25 anos, a Igreja organizou quase 200 projetos e iniciativas no país. Durante esse período, aproximadamente 2 milhões de beneficiários foram auxiliados. 20% dos projetos ajudaram pessoas desabrigadas internamente (IDP) nos anos que se seguiram ao fim da guerra dos Balcãs. A ajuda que a Igreja forneceu aos afetados pela guerra na Ucrânia também foi um assunto debatido na reunião. Atualmente há 23 mil refugiados ucranianos que moram na Croácia.

No final da reunião, a ministra Koržinek agradeceu ao élder Christofferson por sua visita e suas observações. Ela disse que ficou impressionada com as contribuições da Igreja ao país e como os membros da Igreja foram fundamentais no reconhecimento do país depois que ele recuperou sua independência. Nesse momento, Krešimir Ćosić, um dos primeiros membros da Igreja na Croácia, foi mencionado. O papel que ele desempenhou para esse reconhecimento foi destacado por todos os que compareceram à reunião.