Comunicado de Imprensa

Élder Cook dedica o distrito restaurado do templo na histórica Nauvoo

Isso marca a conclusão da primeira fase de um projeto de 25 anos para aprimorar a experiência dos visitantes da histórica Nauvoo

Uma parte já reformada da histórica Nauvoo, em Illinois, está agora disponível para tours presenciais e virtuais.

“Os sacrifícios que foram feitos para que [o Templo de Nauvoo] fosse construído estão entre nossas maiores heranças históricas.” — élder Quentin L. Cook. O distrito do Templo de Nauvoo — a área do Templo de Nauvoo, que foi concluído pela primeira vez em 1846 e reconstruído em 2002, e a área ao redor — foi dedicado no sábado, dia 29 de maio de 2021, pelo élder Quentin L. Cook, do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (clique aqui para ver a transmissão da dedicação).

A história do início da Igreja em Nauvoo inclui um breve porém importante período de sete anos (1839–1846) para o desenvolvimento das doutrinas de fé relacionadas ao templo, inclusive a introdução do batismo por antepassados falecidos e outras cerimônias do templo, o conceito de que os relacionamentos familiares podem ser eternos e a construção do Templo de Nauvoo.

“Os sacrifícios que foram feitos para que esse templo fosse construído estão entre nossas maiores heranças históricas”, disse o élder Cook na cerimônia de dedicação. “Valorizo o sacrifício e a dedicação de nossos primeiros membros fiéis que trabalharam em conjunto com o profeta Joseph Smith. Apesar da pobreza e de outros desafios, é inspirador contemplar o que eles realizaram.”

Para download B-roll & SOTs

Em sua oração dedicatória, o apóstolo fez a seguinte súplica a Deus: “Abençoa todo este distrito para que seja um lugar sereno no qual Teu Espírito possa habitar. Que ele permaneça para sempre como um memorial para aqueles que construíram o templo e desperte sentimentos de admiração e reverência pelo Salvador Jesus Cristo e Seu evangelho restaurado em todos os que visitarem Nauvoo”. O élder Cook continuou: “Oramos para que aqueles que visitarem este local sintam a importância do templo e sejam inspirados a vir à casa do Senhor”.

Para os membros da Igreja de hoje, a mensagem principal da histórica Nauvoo deve ser o templo e seus ensinamentos, disse a diretora de locais históricos da Igreja, Jenny Lund. “A revelação das ordenanças, o propósito e a construção do templo são muito impactante na vida dos membros da Igreja hoje, em todo o mundo.”

Steven Olsen, curador sênior dos locais históricos da Igreja, concordou, observando que o “conceito da Igreja quanto à vida eterna foi definido [em Nauvoo] de modo muito singular e distinto. E essa definição tem servido aos membros da Igreja até hoje”. O irmão Olsen acrescentou que o Templo de Nauvoo “é o ponto central para esse entendimento de salvação”.

Lund disse que a reforma do histórico distrito do Templo de Nauvoo é uma continuação da reconstrução do Templo de Nauvoo em 2002.

“Com esse magnífico edifício na ribanceira, com vista para o rio Mississippi, ficou muito claro [depois de 2002] que uma mensagem importante estava faltando na histórica Nauvoo, e era essa: ‘Por que este edifício está aqui e por que essas pessoas o construíram [na década de 1840]?’”, disse Lund.

Em 2014, a Igreja criou um plano de 25 anos para aprimorar as principais mensagens do local histórico, as paisagens históricas, a autenticidade e a experiência dos visitantes até 2039 — o bicentenário de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Nauvoo. A conclusão do distrito do templo é a primeira fase desse plano.

Nos discursos que fizeram sábado, o élder Cook e o historiador e registrador da Igreja, élder LeGrand R. Curtis Jr., falaram com detalhes sobre as características atuais do distrito do templo. Elas incluem três casas restauradas (a casa das famílias Week, Gheen e Hyde), uma casa reconstruída (da família Hunter), uma nova exposição sobre a arte de talhar pedras para o Templo de Nauvoo original, uma revitalização do West Grove e um marco comemorativo que homenageia um poema escrito por Eliza R. Snow enquanto morava no distrito do templo em 1845. O Centro de Visitantes de Nauvoo também apresenta uma nova exposição sobre o templo. Outra casa — a de Orson e Marinda Hyde — também foi reconstruída e incluída na oração dedicatória do élder Cook, embora não faça parte do distrito do templo.

A casa de William e Caroline Weeks

Na casa da família Weeks, William, o arquiteto da Igreja, trabalhou com o profeta no projeto do Templo de Nauvoo.

Em 19 de janeiro de 1841, o profeta recebeu uma revelação para construir o Templo de Nauvoo (ver seção 124 de Doutrina e Convênios). Joseph pediu aos projetistas e arquitetos que enviassem ideias para o projeto. Ele ficou impressionado com a proposta de Weeks. O processo levou quase dois anos. As pedras angulares do templo foram colocadas quando os projetos foram concluídos.

A perpetuação da vida familiar além da morte — uma doutrina importante ensinada no templo — era uma doutrina poderosa para a família Weeks. Sete de seus dez filhos morreram na infância. “Para eles, aprender sobre a possibilidade de uma família eterna foi uma bênção e uma oportunidade muito emocionante”, disse a irmã Lund.

A casa de William e Esther Gheen

Isso também aconteceu com a família Gheen. William, que ajudou a coletar fundos para o templo e sua construção, morreu antes que o templo fosse concluído. Sua esposa, Esther, foi selada a ele para a eternidade no Templo de Nauvoo após sua morte.

“Essa foi uma bênção incrível”, comentou a irmã Lund, “e ela realmente é a mensagem motivadora para os membros da Igreja em Nauvoo — a oportunidade de construir este templo e de participar dessas ordenanças apresentadas por Joseph Smith”.

A casa de Orson e Marinda Hyde

Em 1841, Orson Hyde viajou para a Terra Santa a fim de dedicar Jerusalém para a coligação de Israel nos últimos dias. Enquanto estava fora, a Sociedade de Socorro de Nauvoo cuidou de sua esposa, Marinda, e de seus dois filhos. Os membros da Igreja em Nauvoo doaram seu trabalho e suprimentos para construir uma casa para a família Hyde.

A casa de Edward e Ann Hunter

Nesta casa, que foi reconstruída, Joseph Smith escreveu uma carta importante sobre a adoração nos templos e que hoje é a seção 128 de Doutrina e Convênios.

O irmão Hunter se tornou o bispo presidente da Igreja em 1850. Ele ajudou a dirigir o trabalho do templo em Salt Lake City (que foi concluído em 1893) e ministrou aos membros da Igreja de acordo comem suas necessidades.

A casa de William e Elizabeth Jones

Em vez de reconstruir essa casa, a Igreja criou uma exposição sobre a arte de talhar pedras para o Templo de Nauvoo. William Jones era um dos talhadores de pedra do templo. Ele e a esposa chegaram a Nauvoo em 1840. Elizabeth foi uma das primeiras a se filiar à Nauvoo Female Relief Society [Sociedade de Socorro Feminina de Nauvoo] e ajudou a apoiar os oficiantes do templo de muitas maneiras. Ambos adoravam no Templo de Nauvoo antes de se unirem aos santos no êxodo para o oeste.

West Grove

Devido ao grande número de membros da Igreja em Nauvoo, três grandes bosques foram usados para reunião de grupos grandes, disse o élder Curtis. Um deles, o West Grove, foi revitalizado com pequenas árvores nativas que, com o tempo, crescerão e se tornarão um bosque como o que os primeiros membros da Igreja vivenciaram.

O West Grove contou com um púlpito portátil chamado “púlpito do templo”. Os membros da Igreja se sentavam em bancos de troncos cortados ao meio para ouvir os discursos de Joseph Smith e de outras pessoas. Vários desses discursos, disse o élder Curtis, são de grande importância:

  • No dia 4 de setembro de 1842, William Clayton, a pedido de Joseph Smith, leu uma carta de Joseph (atualmente conhecida como Doutrina e Convênios 127) para os santos que estavam reunidos, sobre o batismo por antepassados falecidos.
  • No dia 12 de agosto de 1841, Joseph Smith e outros irmãos se reuniram com muitos membros das tribos Sac e Fox de nativos americanos. Ele transmitiu as promessas do Livro de Mórmon concernentes a eles e a outros nativos americanos e fomentou a paz. O cacique Keokuk disse que ele acreditava que Joseph era “um grande homem e um homem do bem” e reconheceu o parentesco deles como filhos do “Grande Espírito”. Ele implorou a seu povo que se comprometesse a viver em harmonia com os outros.
  • O West Grove também era o local das conferências da Igreja na qual missionários eram enviados e onde um importante discurso foi feito por Joseph Smith sobre a Trindade e a coligação dos judeus.

Marco comemorativo do poema de Eliza R. Snow “My Father in Heaven” [Meu Pai Celestial] (conhecido atualmente como o hino “Ó meu Pai”)

A irmã Snow escreveu o poema “My Father in Heaven” [Meu Pai Celestial], em 1845, enquanto morava no distrito do Templo de Nauvoo. O poema, atualmente conhecido pelos membros da Igreja como o hino “Ó, meu Pai” (e cantado no final da reunião dedicatória de sábado) contém estas palavras:

Há somente um Pai Celeste?

Não, pois temos mãe também

Essa verdade tão sublime

Nós recebemos do além!

“As palavras desse hino representam nosso entendimento doutrinário da existência de uma mãe celeste”, disse o élder Cook. “Nossa doutrina afirma que cada um de nós é um filho (ou filha) gerado em espírito por pais celestiais que o amam e, como tal, possui natureza e destino divinos.”

“Recebemos com alegria todas essas instalações, novas e restauradas, e expressamos nossa gratidão a vocês por sua participação conosco aqui hoje para comemorarmos o acréscimo dessas instalações”, disse o élder Curtis. “Homenageamos aqueles que construíram Nauvoo e aqueles que entesouram o legado que eles deixaram.”

Para a irmã Lund, a conclusão do distrito do Templo de Nauvoo é o evento mais importante da sua carreira “devido à influência que esse lugar pode ter”. Centenas de milhares de pessoas visitarão a histórica Nauvoo ao longo de uma década, tanto pessoalmente quanto por meio de tours virtuais. As mensagens da histórica Nauvoo “estão no cerne do que realmente é ser um santo dos últimos dias”, disse ela. “Acredito que os membros da Igreja não se dão conta da origem das ordenanças do templo das quais participamos. Acredito que eles pensam assim: ‘Sim, sim, provavelmente foi em Nauvoo’. No entanto, serem capazes de entender as histórias por trás disso e a importância desse significado será fundamental para as pessoas.”

O irmão Olsen expressou gratidão pela oportunidade de sentir emoções “históricas e espirituais, celestiais e terrenas, humanas e divinas que são indispensáveis nesse local específico. É uma versão da Igreja dessas percepções elevadas, no entanto, uma oferta irrecusável que oferecemos não apenas aos membros da Igreja, que talvez não compreendam plenamente essas verdades, mas também a todas as pessoas que ponderam sobre sua própria espiritualidade e seus sentimentos sobre uma identidade que transcende a mortalidade. Isso ficou mais forte em mim ao trabalhar nesse projeto tanto quanto ou mais do que qualquer outro projeto no qual trabalhei em meus 40 anos de carreira”.

“Somos gratos”, disse o élder Cook na oração dedicatória, “pelos lugares santos onde acontecimentos importantes ocorreram para restaurar a Tua Igreja e a plenitude de Teu evangelho, onde podemos celebrar e vivenciar o legado e o sacrifício daqueles que nos precederam. Esses locais históricos servem como testemunhas materiais de Tuas bênçãos e interações com Teus filhos. Eles nos fazem recordar dessas coisas. Proporcionam coragem moral e força espiritual àqueles que os visitam e aprendem histórias de como os primeiros santos venceram a adversidade e sacrificaram muito para construir templos.

Além do distrito do templo, a histórica Nauvoo também inclui tours na casa dos primeiros apóstolos, na rua principal, nos comércios em Nauvoo e em locais do êxodo dos santos para o oeste. Acesse o site NauvooHistoricSites.org para agendar hoje um tour presencial ou virtual na histórica Nauvoo.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.