20240827_145858_LNilsson__LES1291.jpg

Élder David A. Bednar conclui ministração no Peru e no Equador

O apóstolo ministrou aos santos, missionários e fortaleceu relacionamentos com líderes humanitários e governamentais

O élder David A. Bednar do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias concluiu um ministério de dez dias no Peru e no Equador. Ele foi acompanhado por sua esposa, Susan.

Juntos, fortaleceram os laços com líderes humanitários e governamentais e ministraram a indivíduos e famílias.

Apoio humanitário e governamental

“Acho especialmente agradável conversar com líderes governamentais”, disse o élder Bednar. “Muitas vezes eles não têm uma compreensão completa de quem somos. Adoro responder às perguntas deles e ajudá-los a ver que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é uma religião global. É interessante ver a surpresa deles ao saber como podemos colaborar e trabalhar juntos.”

Em ambos os países, o élder Bednar fortaleceu o relacionamento com esses líderes. Em Lima e Guayaquil, ele participou de eventos para a imprensa onde foi anunciada uma doação de US$ 1,6 milhão da Igreja de Jesus Cristo para a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA). Esta é uma organização humanitária global operada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia.

“Alguns dirão: ‘Mas há muito o que fazer’. Costumam dizer: ‘O que você faz não faz diferença’”, disse o élder Bednar. “Não, não conseguiremos fazer tudo o que precisa ser feito. Mas seria um pecado de omissão se não fizéssemos o que podemos.”

Nahomy Faubla Cevallos, diretora da ADRA Equador, disse: “Acredito que esta colaboração nos permite servir. O serviço é o reflexo do amor em ação, e nós dois acreditamos que Deus é amor.”

No Peru, o élder Bednar conversou com autoridades daquela cidade sobre o futuro Templo de Huancayo Peru.

“Vamos construir um templo aqui em Huancayo”, disse o apóstolo ao gerente geral do município de Huancayo, Christian Enrique Velita Espinosa, em 23 de agosto de 2024. “A frase ‘Casa del Senor’ [escrita do lado de fora do templo] refere-se ao Senhor Jesus Cristo. Essa é a casa Dele.”

Tanto em Huancayo quanto em Urubamba, Peru, a visita do élder Bednar foi a primeira vez que um membro do Quórum dos Doze Apóstolos ministrou localmente.

Velita presenteou o élder Bednar com a chave da cidade, e o élder Bednar presenteou Velita com um exemplar do Livro de Mórmon. O élder Jorge T. Becerra, da presidência da Área América do Sul Noroeste, falou sobre como o Livro de Mórmon inclui um registro de como o Salvador chegou ao continente americano.

No Equador, na quinta-feira, 29 de agosto, o élder Bednar se reuniu com o governador Vicente Auad e a ministra do planejamento, Sariha Moya. Eles conversaram sobre a familiaridade e a força da Igreja no Equador.

A Igreja de Jesus Cristo está trabalhando com várias organizações para ajudar as pessoas no Equador. Esses projetos estão fornecendo cadeiras de rodas, alimentos, água e apoio a jovens mães e migrantes.

“A Igreja está bem estabelecida nesses países e tem uma reputação forte e positiva”, disse o élder Bednar. “Não estamos chegando pela primeira vez para dizer: ‘Isto é quem somos’. Podemos enfatizar as coisas que fizemos para trabalhar juntos no passado. Vamos fortalecer isso à medida que avançamos.”

Ministração aos santos

O ministério do élder Bednar aos santos dos últimos dias no Peru incluiu mensagens importantes de fé, arrependimento e discipulado. Ele fez um discurso significativo em 26 de agosto de 2024, no Seminário Sul-Americano (ou Seminário Sul-Americano dos Santos dos Últimos Dias), organizado pela Fundação Roble del Sur, em Lima.

O élder Bednar incentivou o grupo a ser conhecido por sua integridade e compromisso com o discipulado. Ele destacou a importância de viver com honestidade e ser fiel aos próprios valores, tanto no ambiente pessoal quanto no profissional.

“Temos a responsabilidade de nos tornar a luz que brilha em um mundo que parece estar ficando cada vez mais sombrio”, disse o élder Bednar no seminário. “Deveríamos ser as pessoas mais felizes de todas por causa do que sabemos sobre quem somos e por que estamos aqui.”

E em uma conferência de estaca em 25 de agosto em Huancayo, o élder Bednar enfatizou o poder dos convênios e a natureza transformadora do arrependimento.

“Preencham sua vida com discipulado, não com trevas”, disse o élder Bednar. “Se precisarem se arrepender, façam isso agora mesmo. Não deixem o dia do arrependimento para o fim. E quando a casa do Senhor tiver sido dedicada aqui em Huancayo, vocês saberão por que ir – para fazer convênios sagrados com o Pai Celestial e Seu Filho que os armarão com retidão e com o poder de Deus em grande glória.”

Nos dois países, o élder e a irmã Bednar falaram para quase mil missionários e dezenas de jovens adultos solteiros, casais e membros da Igreja em geral.

A irmã Bednar disse que é um privilégio ministrar às mulheres onde quer que eles estejam.

“Elas são mulheres extraordinárias, honradas, fortes e bondosas”, disse a irmã Bednar. “E tudo isso vem do sacrifício de nosso Salvador Jesus Cristo e da força do Senhor em saber que elas podem fazer todas as coisas.”

O élder Bednar, que serviu como apóstolo por quase 20 anos, disse que as muitas viagens dele e da irmã Bednar mostraram a ele a universalidade do evangelho de Cristo.

“Cada viagem está sempre ligada a todas as nossas outras visitas a lugares ao redor do mundo”, disse o apóstolo. “Somos imensamente abençoados como casal por ver a influência do evangelho restaurado de Jesus Cristo nesta parte do mundo nesta viagem, e em todo o mundo de forma contínua. Isso me enche de muita gratidão pelo que temos, pelo que sabemos e pelo que isso nos ajuda a fazer e a nos tornar.”