_CSS6607.jpeg
Comunicado de Imprensa

Celebração de um século: Homenagem ao aniversário de 100 anos do profeta e presidente Russell M. Nelson

“A duração de sua vida não é tão importante quanto o tipo de vida que você tem”, disse o presidente Nelson

Os líderes de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias se reuniram à família e aos amigos na segunda-feira, 9 de setembro de 2024, para homenagear o profeta e presidente da Igreja, Russell M. Nelson, em seu aniversário de 100 anos.

O evento foi realizado no auditório do Centro de Conferências na Praça do Templo em Salt Lake City e transmitido para todo o mundo.

O presidente Nelson agradeceu à família, aos amigos e aos santos dos últimos dias pela bondade e apoio. Ele expressou apreço pelas inúmeras mensagens de aniversário e pela resposta global ao seu convite “99+1”, que encorajava as pessoas a oferecer ajuda aos necessitados.

Refletindo sobre sua vida, o presidente Nelson falou de ocasiões milagrosas em que ele foi salvo da morte iminente. Reconheceu o apoio incansável de sua esposa, Wendy, durante seus recentes problemas de saúde. Expressou profunda gratidão por sua família, inclusive por sua falecida esposa, Dantzel.

O profeta enfatizou a importância da fé, de uma perspectiva eterna da vida e do sacrifício expiatório de Jesus Cristo.

“Meus queridos irmãos e irmãs, a duração de sua vida não é tão importante quanto o tipo de vida que vocês têm”, disse o presidente Nelson. “Para cada um de nós, mesmo para um homem de 100 anos, a vida passa rápido. Minha oração é que vocês permitam que Deus prevaleça em sua vida. Façam convênios com Ele. Permaneçam no caminho do convênio. Preparem-se para voltar a viver com Ele novamente”.

Os presidentes Dallin H. Oaks e Henry B. Eyring, conselheiros do presidente Nelson na Primeira Presidência, relataram suas observações ao trabalharem lado a lado com o profeta por seis anos e meio. Destacaram a cordialidade, o respeito pelas pessoas e a conduta cristã do presidente Nelson. O presidente Oaks enfatizou como as ações do presidente Nelson, tal como a de levantar-se quando outras pessoas — especialmente mulheres — entram na sala, refletem seu profundo cuidado e amor pelas pessoas, espelhando o amor do Salvador.

“Ao estar em uma sala, em uma reunião ou em uma conversa com o presidente Nelson temos a oportunidade de vivenciar como seria estar com o Salvador”, disse o presidente Oaks. “Ele é o representante do Salvador. Ele é o nosso maior exemplo”.

Ambos os líderes elogiaram a determinação do presidente Nelson e seu foco em construir templos e ajudar as pessoas de toda parte a se aproximarem de Cristo. Desde 2018, o presidente Nelson anunciou 168 novas casas do Senhor.

“[O presidente Nelson ampliou a construção de templos] com uma base espiritual ao dizer: ‘Temos que oferecer os convênios às pessoas que estão longe dos templos’”, declarou o presidente Eyring. “[Ele disse:] ‘São as ordenanças que fazem a diferença. Não sejamos extravagantes. Vamos tornar os edifícios lindos. Mas o importante são as ordenanças que eles disponibilizam’”.

_CSS8506.jpegDownload Photo

O presidente Jeffrey R. Holland também falou na celebração, representando o Quórum dos Doze Apóstolos. Ele contou histórias pessoais e destacou os muitos talentos e realizações do presidente Nelson, incluindo sua carreira médica, suas habilidades musicais e suas habilidades linguísticas.

O presidente Holland enfatizou o espírito de irmandade que o presidente Nelson tem promovido entre a Primeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos desde que se tornou o profeta em 2018.

“Certamente a história registrará que, dentre as muitas características maravilhosas evidentes no tempo de serviço do presidente Nelson, uma qualidade que ficou quase invisível foi a união calorosa e produtiva que Russell M. Nelson manteve entre a Primeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos”, disse o presidente Holland.

A presidente Camille N. Johnson, da presidência geral da Sociedade de Socorro, também expressou reflexões sinceras. Ela expressou gratidão pela bondade, pelo amor e respeito do profeta, observando como ele faz com que as irmãs da Igreja se sintam parte de sua família. Ela destacou os convites proféticos dele para entender o poder de Deus por meio dos convênios e sua ênfase em nos concentrar em Jesus Cristo.

Desde o primeiro momento em que o conheceu, ao atender ao chamado para ser uma líder geral, ela disse que sentiu “amor, compaixão, misericórdia e confiança”.

“Presidente Nelson, sinto-me próxima de meu Salvador, Jesus Cristo, porque senti o amor Dele por seu intermédio, que é o profeta Dele.

Russell-M.-Nelson-100th-birthdayDownload Photo

O élder Carl B. Cook, presidente sênior da presidência dos setenta, compartilhou pensamentos em nome das presidências de área e dos setentas do mundo inteiro.

“Queremos que saiba que é um grande privilégio ajudar a levar suas mensagens proféticas às pessoas de toda parte”, declarou o élder Cook. “Nós o amamos e lhe desejamos um aniversário de 100 anos muito feliz”.

Duas pessoas da família do presidente Nelson expressaram suas reflexões na transmissão de segunda-feira. Marsha Workman, uma dentre os dez filhos do profeta, falou sobre algumas lembranças preciosas de sua infância na família Nelson. Ela destacou a parceria amorosa entre seus pais e as valiosas lições que eles transmitiram.

“Nosso lar era centralizado no amor uns pelos outros, no amor pelo Salvador e na aplicação de Seu evangelho”, disse a irmã Workman. “Era cheio de música, diversão e alegria por estarmos juntos. Obrigada, papai querido, por nos ensinar a amar uns aos outros, e por nos amar como nós amamos você”.

Ashlyn Owens, uma dentre os 167 bisnetos do presidente Nelson, relatou suas experiências pessoais e expressou sua admiração por seu bisavô. Ela destacou seu amor, firmeza e respeito pelas mulheres. Enfatizou o apoio e a presença constante dele em eventos familiares e seu foco nas pessoas.

“Quando eu era uma jovem adolescente, senti-me especialmente tocada por essa atenção”, disse a irmã Owens. “Eu estava passando por dificuldades em muitos aspectos, mas me sentia especialmente insegura em relação à minha fé. Fui convidada para ir à conferência geral, e assim que meu avô entrou no salão, seus olhos me procuraram. Fixei meus olhos nele e senti seu amor e apoio inquestionáveis. Não creio que ele soubesse claramente que eu estava enfrentando dificuldades, mas seu gentil apoio sempre presente foi um alicerce para aquela jovem garota insegura. Pude sentir de modo tangível uma firme torrente de encorajamento me fazendo lembrar de que ele tinha orgulho de mim e que me amava mesmo que eu estivesse passando por dificuldades.”

Muitos amigos fizeram homenagens por vídeo. Os vídeos foram mostrados durante a transmissão. A seguir estão alguns trechos.

20240909_1723_CSmith_2475.jpgDownload Photo

Rev. Dr. Amos C. Brown, Terceira Igreja Batista de São Francisco e membro do conselho da NAACP

“Não tenho palavras para expressar minha felicidade ao saudar o presidente Nelson nesta celebração de seu aniversário de 100 anos. [Na Convenção Nacional da NAACP em 2019], eu o apresentei como meu irmão de outra mãe. E fui sincero ao dizer isso porque senti imediatamente essa conexão quando o conheci. E ele tem um histórico de liderar A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em busca de um maior reconhecimento racial, compreensão e trabalho para proporcionar uma melhor situação de vida para todos os filhos de Deus, especialmente aqueles que viviam em comunidades urbanas em toda a nação. Sr. Presidente, desejo mais anos de vida para o senhor e sua querida esposa, a sra. Nelson, e que vocês sigam em frente cada vez mais fortes, mantendo a amada comunidade intacta.”

Rev. Dr. Andrew Teal, sacerdote anglicano e teólogo da Universidade de Oxford

“Presidente Nelson, da Universidade de Oxford e como membro da Igreja da Inglaterra, eu o felicito e lhe dedico nossos sinceros parabéns e orações pelo seu centenário. Obrigado por ser um líder mundial de fé tão acessível. Obrigado por liderar seu povo como um verdadeiro líder pioneiro, sem deixar ninguém para trás. E obrigado, também, por tocar o coração das pessoas.”

Robert P. George, professor da Universidade de Princeton

“O princípio fundamental de toda moralidade sólida é o da profunda dignidade inerente e igualitária de cada um dos membros da família humana. E, por preceito e exemplo, você ensinou a todos nós o que significa colocar em prática esse princípio, vivendo de acordo com suas exigências.”

Rabino Joseph Potasnik, Vice-Presidente Executivo do Conselho de Rabinos de Nova York

“Presidente Nelson, recentemente conversei com a irmã Jean Schmidt, de 103 anos de idade, que escreveu um livro intitulado ‘O que aprendi nos primeiros cem anos de minha vida’. Ela diz que atribui sua longevidade ao fato de viver a vida com propósito. Você certamente viveu uma vida com propósito, transmitindo a mensagem de Deus por meio de suas obras de bondade em todo o mundo. Em todo aniversário, costumamos apagar velas. Sugiro que as mantenha acesas para que possamos continuar a ser abençoados por sua luz, seu amor e sua lealdade. Como dizemos em Nova York, mazel tov!”

Rev. Dr. Lawrence Edward Carter Sr., reitor da Capela Mundial Internacional Martin Luther King Jr. da Faculdade Morehouse

“Na noite anterior à morte de Martin Luther King Jr., ele disse: ‘Como qualquer pessoa, eu gostaria de ter uma vida longa. A longevidade tem o seu lugar’. Tive o privilégio de visitar Salt Lake City e a Praça do Templo quatro vezes e observei que a família do Coro do Tabernáculo vive muito tempo. Estou convencido de que a declaração do Dr. King está correta quando diz que a longevidade tem o seu lugar, e esse lugar é a Praça do Templo. Em nome da família da Faculdade Morehouse, nossos 17.000 membros vivos incluindo ex-alunos, curadores, administração, corpo docente, funcionários e alunos, nós o felicitamos, presidente Russell M. Nelson, por ter chegado ao centenário, seu centésimo aniversário hoje.”

20240909_1600_CSmith_6617.jpgDownload Photo

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.