Comunicado de Imprensa

Élder Renlund compartilha 4 ‘nutrientes do evangelho’ vitais que todos os alunos precisam para combater a ‘desnutrição espiritual’

“Aqueles nutridos com ‘Twinkies’ espirituais dificilmente se tornarão discípulos de Jesus Cristo por toda a vida”, diz Élder Dale G. Renlund

renlund-ces-educators-conference-1.jpg
renlund-ces-educators-conference-1.jpg
Élder Dale G. Renlund, do Quórum dos Doze Apóstolos, oferece o principal discurso na primeira Conferência de Educadores Religiosos, realizada no Edifício Joseph Smith, no campus da Universidade Brigham Young, em Provo, Utah na terça-feira, 18 de junho de 2024. Adam Fondren, for the Deseret News.Copyright 2024 Deseret News Publishing Company.

Esta história aparece aqui, cortesia de TheChurchNews.com. Não deve ser usado por outra mídia.

Por Rachel Sterzer Gibson, Church News

Durante um discurso na conferência geral de 1998, o então Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou como o “ensino de maior qualidade” de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias deve ser revitalizado e estimulado.

“Quando surgem crises em nossa vida, … as filosofias dos homens mescladas com algumas escrituras e poemas simplesmente não funcionam”, disse Élder Holland. “Estamos realmente ensinando nossos [alunos]… de uma maneira que os firmará nos momentos difíceis? Ou será que estamos lhes dando um tipo de [’Twinkie’] teológico, com quase nada de nutrição espiritual?” (“Um Mestre, vindo de Deus”, conferência geral de abril de 1998).

Ao dirigir-se aos educadores religiosos da Igreja em todo o mundo na terça-feira, 18 de junho, Élder Dale G. Renlund, do Quórum dos Doze Apóstolos, reiterou as palavras de Élder Holland, alertando contra a “desnutrição espiritual.”

Ele declarou: “Um professor que tem fé e ensina sobre fé é fundamental em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, especialmente para a nova geração.”

Élder Renlund ofereceu o discurso principal da primeira Conferência de Educadores Religiosos, patrocinada pelo Sistema Educacional da Igreja, na terça-feira. O evento marca a primeira vez que educadores religiosos de todas as entidades do SEI se reuniram: Seminários e Institutos de Religião, BYU, BYU-Idaho, BYU-Havaí, Ensign College e BYU-Pathway Worldwide. “No total, estes educadores religiosos ensinam cerca de meio milhão de jovens adultos em todo o SEI”, observou Élder Clark G. Gilbert, Setenta Autoridade Geral e comissário de educação da Igreja, em sua mensagem introdutória.

A conferência, realizada no campus da Universidade Brigham Young em Provo, Utah, foi transmitida ao vivo em CES.ChurchofJesusChrist.org [em inglês] e será publicada na Biblioteca do Evangelho e na Biblioteca de Mídia em 41 idiomas nos próximos dias.

Além dos discursos de Élder Renlund e de Élder Gilbert, a conferência de um dia inteiro incluiu sessões com o irmão Chad H Webb, administrador dos Seminários e Institutos de Religião, que iniciará seu serviço como primeiro conselheiro na presidência geral da Escola Dominical em agosto; os presidentes de cada uma das instituições do SEI; e outros educadores da Igreja e administradores de programas.

Em seu discurso, Élder Renlund observou que uma pessoa que não comesse nada além de ‘Twinkies’, um bolinho de baunilha com recheio de creme de leite, desprovido de fibra, cálcio ou vitamina A ou C, se tornaria uma pessoa cega, osteoporótica, constipada e com escorbuto. “Não seria uma visão bonita”, disse Élder Renlund.

Da mesma forma que os indivíduos necessitam fisicamente de alimentos ricos em nutrientes, os estudantes precisam ser nutridos espiritualmente com a boa palavra de Deus. “É improvável que aqueles que são nutridos com ‘bolinhos’ espirituais se tornem discípulos de Jesus Cristo para o resto da vida”, disse Élder Renlund, acrescentando: “É mais provável que, em vez disso, cresçam e se tornem espiritualmente teimosos, infiéis e desorientados.”

O Apóstolo então compartilhou quatro alimentos metafóricos, “enriquecidos com nutrientes”, que todos os alunos precisam para combaterem a desnutrição espiritual.

renlund-ces-educators-conference-2.jpg
renlund-ces-educators-conference-2.jpg
During Elder Dale G. Renlund's keynote address, Sister Ruth Renlund passes out Twinkies to BYU President C. Shane Reese, Sister Wendy Reese, Sister Melinda Ashton and BYU–Pathway President Brian Ashton to illustrate spiritual malnutrition. Elder Renlund spoke during the first-ever Religious Educators Conference held at the Joseph Smith Building on the Brigham Young University Campus in Provo, Utah, on Tuesday, June 18, 2024. Photo by Adam Fondren, courtesy of Church News.Copyright 2024 Deseret News Publishing Company.

Nutriente do evangelho nº 1: Um firme testemunho

O primeiro nutriente vital do evangelho de que os alunos precisam é um firme testemunho, disse Élder Renlund, “do Pai Celestial e de Seu plano, de Jesus Cristo e de Sua Expiação, e da Restauração da plenitude do evangelho de Jesus Cristo nestes últimos dias.”

Para que isso aconteça, os educadores devem ensinar a verdade restaurada e prestarem testemunho dessas verdades.

Por exemplo, Élder Renlund contou sobre ter convidado uma amiga da família, Grace, que não era membro, para uma reunião sacramental de Natal há muitos anos. Sendo o presidente da estaca na época, Élder Renlund se sentou no púlpito enquanto sua esposa e filha se sentaram com Grace.

Dois discursantes compartilharam histórias de Natal sentimentais, mas fictícias. O bispo, porém, reservou cinco minutos para prestar um testemunho vigoroso de Jesus Cristo.

Durante o hino de encerramento, Grace se inclinou para a irmã Renlund e notou que quando o bispo falava, algo parecia diferente.

“Os discursantes foram bem-intencionados, mas serviram bolinhos teológicos, calorias espiritualmente vazias, expressões anêmicas de fé e testemunho que eram desprovidos do poder da palavra de Deus e, consequentemente, do Espírito”, disse Élder Renlund.

Observando que é difícil para o Espírito prestar testemunho de uma história fictícia, Élder Renlund lembrou aos professores a necessidade de sempre direcionarem suas instruções de volta a Jesus Cristo e Sua Expiação, ao Pai Celestial e Seu plano, e à Restauração do evangelho. “Claro que não há problema em usar histórias, mesmo as fictícias, para chamar a atenção dos alunos,... mas, uma vez que tenhamos a atenção deles, precisamos fornecer o alimento que muda vidas.”

renlund-ces-educators-conference-3.jpg
renlund-ces-educators-conference-3.jpg
Élder Dale G. Renlund, do Quórum dos Doze Apóstolos, oferece o principal discurso na primeira Conferência de Educadores Religiosos, realizada no Edifício Joseph Smith, no campus da Universidade Brigham Young, em Provo, Utah na terça-feira, 18 de junho de 2024. Adam Fondren, for the Deseret News.Copyright 2024 Deseret News Publishing Company.

Nutriente do evangelho nº 2: Um relacionamento pessoal com o professor

Um relacionamento pessoal com um professor pode facilitar que os alunos sejam atraídos ao Salvador, que é a verdadeira fonte de nutrição espiritual, disse Élder Renlund.

“O relacionamento entre professor e aluno ajuda os alunos a estarem abertos às Suas palavras. Mesmo anos após o término do ensino formal dos alunos, seu relacionamento pode continuar a exercer uma influência positiva em sua vida. Sua influência será duradoura porque, por profundo amor e preocupação com o bem-estar dos alunos, vocês os direcionaram para o Senhor e Sua doutrina, e não para vocês mesmos.”

Élder Renlund falou sobre uma de suas professoras da Primária, Becky, que o ensinou e incentivou, não apenas quando criança, mas quando jovem, como missionário recém-retornado e mesmo depois de seu chamado para o Quórum dos Doze Apóstolos.

“Cada aluno precisa de uma ou mais Beckys em sua vida, professores que tenham um relacionamento duradouro com eles, alguém que os direcione para o Salvador, alguém que afete seu pensamento e comportamento, alguém que eles não queiram decepcionar”, disse Élder Renlund.

renlund-ces-educators-conference-4.jpg
renlund-ces-educators-conference-4.jpg
Durante o discurso de Élder Dale G. Renlund, a irmã Ruth Renlund distribui ‘Twinkies’ para o presidente da BYU, C. Shane Reese, irmã Wendy Reese, irmã Melinda Ashton e o presidente da BYU-Pathway, Brian Ashton, para ilustrar sobre a desnutrição espiritual. Élder Renlund falou durante a primeira Conferência de Educadores Religiosos realizada no Edifício Joseph Smith, no campus da Universidade Brigham Young, em Provo, Utah na terça-feira, 18 de junho de 2024. | Adam Fondren, for the Deseret News.Copyright 2024 Deseret News Publishing Company.

Nutriente do evangelho nº 3: A necessidade de abordar questões e preocupações

“Professores, vocês podem ajudar seus alunos lhes ensinando o que significa combinar o aprendizado pelo estudo e fé”, disse Élder Renlund. “Vocês podem ensiná-los modelando esta habilidade e abordagem em sala de aula.”

Os alunos observarão como um professor responde às perguntas difíceis. Esquivar-se ou ignorar perguntas honestas levantará mais questões, observou Élder Renlund.

A Igreja compilou “um recurso maravilhoso e confiável para pessoas que buscam respostas para suas próprias perguntas e para outras pessoas que estão se esforçando para ajudá-las. Nosso objetivo é ajudar a fortalecer a fé em Jesus Cristo, ao mesmo tempo que fornecemos algumas sugestões sobre como abordar temas complexos e às vezes difíceis.”

Élder Renlund apresentou então os recursos encontrados em ChurchofJesusChrist.org e no aplicativo Biblioteca do Evangelho. Em “Tópicos e Perguntas” há uma seção chamada “Buscar respostas para suas perguntas” e outra seção chamada “Ajudar outras pessoas com suas perguntas”.

A seção “Buscar respostas para suas perguntas” ensina princípios que podem orientar o estudo, à medida que as pessoas procuram responder perguntas, seja sobre fé, doutrina ou história da Igreja.

Esta seção incentiva as pessoas a centralizarem sua vida em Jesus Cristo, explicou Élder Renlund. “Somos lembrados de que o plano de salvação de Deus proporciona uma perspectiva para as nossas questões. Essa perspectiva nos ajuda a distinguir as verdades fundamentais do evangelho de coisas que não são tão essenciais.”

renlund-ces-educators-conference-5.jpg
renlund-ces-educators-conference-5.jpg
Élder Dale G. Renlund, do Quórum dos Doze Apóstolos, segura uma caixa de ‘Twinkies’ em preparação para seu discurso durante a primeira Conferência de Educadores Religiosos, realizada no Edifício Joseph Smith, no campus da Universidade Brigham Young, em Provo, Utah na terça-feira, 18 de junho de 2024. | Adam Fondren, for the Deseret News.Copyright 2024 Deseret News Publishing Company.

A seção também incentiva as pessoas a serem pacientes e confiarem no tempo do Senhor, continuou Élder Renlund. “Ao procurarmos respostas, devemos buscar a orientação do Espírito Santo e trabalhar para compreender o passado, colocando as coisas em contexto.”

A seção “Ajudar outras pessoas com suas dúvidas” compartilha princípios para as pessoas que procuram ajudar aqueles que têm dúvidas. “Não importa o que aconteça, devemos falar respeitosamente, ouvir com empatia e demonstrar amor cristão. Então, ouçam e respondam com amor. Procurem compreender, reconheçam a experiência que outras pessoas têm e evitem ser desdenhosos ou críticos”, disse Élder Renlund.

Ele lembrou aos ouvintes que, embora tenham a plenitude do evangelho, eles não têm respostas para todas as perguntas. “Algumas respostas terão que esperar por mais revelações.”

Uma armadilha na qual muitos professores podem cair inadvertidamente é dar razões ou explicações que o Senhor não deu. “É melhor dizer que não sabemos do que fabricar uma razão ou explicação. Afinal, a fé é uma escolha e, às vezes, a única resposta é confiarmos na fé no Senhor Jesus Cristo e na fé na Restauração do evangelho, e sermos pacientes ao esperarmos pelas respostas do Senhor quando Ele decidir revelá-las.”

Nutriente do evangelho nº 4: Crie e mantenha um coração enternecido

Um coração enternecido é aquele que é sensível ao Espírito, disse Élder Renlund. “Um coração duro, o oposto de um coração enternecido, é espiritualmente fatal.”

Élder Renlund, médico por profissão, explicou que um coração rígido ou duro tem dificuldade para ser preenchido de sangue, o que pode levar à insuficiência cardíaca. “Da mesma forma que um coração endurecido tem dificuldade em se encher de sangue, um coração espiritualmente duro tem dificuldade em se encher com o Espírito.”

Em 2 Néfi 33:1-2, Néfi explicou como as pessoas que endurecem o coração não permitem que o Espírito leve as palavras de Deus para seu coração. “Mas eis que muitos há que endurecem o coração contra o Santo Espírito, de modo que neles não encontra espaço; portanto, lançam fora muitas coisas que estão escritas e consideram-nas sem importância.”

O rei Benjamim resumiu como criar e manter um coração enternecido, ensinou Élder Renlund, ao declarar que as pessoas devem “lembrar-se sempre de que a redenção só vem por causa de Jesus Cristo, que sem Ele nossa situação é desesperadora. Isso nos leva a nos humilhar. Isso nos motiva a orar diariamente e a permanecer firmes em nossa fé em Jesus Cristo e em Sua Expiação. A consequência natural é que ‘sempre vos regozijareis e estareis cheios do amor de Deus e conservareis sempre a remissão de vossos pecados; e … crescereis no conhecimento da glória daquele que vos criou’” (Mosias 4:12).

Concluindo, Élder Renlund convidou os professores a fazerem uma autoavaliação de seu ensino, fazendo as seguintes perguntas:

  • “Meu ensino está centralizado em Jesus Cristo?
  • “Ensino com testemunho e amor?
  • “Procuro desenvolver relacionamentos duradouros com meus alunos?
  • “Ajudo os alunos a responderem às suas próprias perguntas e não os deixo com mais perguntas?
  • “Mostro um exemplo de coração enternecido, expressando gratidão a Deus e permanecendo firme na fé?
  • “O que meus alunos estão aprendendo com meu exemplo e também com meu ensino?”
HISTÓRIAS RELACIONADAS

Copyright 2024 Deseret News Publishing Company.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.