Élder Soares é entrevistado por youtuber brasileiro e fala sobre seu chamado apostólico

Em uma entrevista ao podcast Plano Piloto, Élder Soares fala sobre a Igreja de Jesus Cristo, sua história e como ela tem se propagado por todo o mundo

Esta história é cortesia do TheChurchNews.com. Ela não deve ser usada por outras mídias.

Por Vanessa Fitzgibbon

Élder Ulisses Soares, do Quórum dos Doze Apóstolos, é entrevistado em sua casa em março de 2023, por David Godoy, um youtuber brasileiro que apresenta o podcast Plano Piloto. Foto por Ryan Sun, Deseret News

Recentemente, Élder Ulisses Soares foi convidado por um YouTuber brasileiro a participar do Plano Piloto, um podcast com 544 mil inscritos, intitulado “1° Apóstolo brasileiro? Como é a Igreja de Jesus Cristo SUD (‘mórmons’)”.

Godoy reuniu perguntas de vários ouvintes e Élder Soares pôde falar sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, sua origem, presença mundial, e o significado de seu chamado como membro do Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja.

Leia a seguir, alguns dos tópicos de destaque.

“Por que ‘mórmons?’”

Élder Soares compartilhou a conversão de sua própria família, o início da Igreja no Brasil em 1928, quando os primeiros membros, imigrantes alemães, chegaram ao país formando o primeiro ramo em 1935, na cidade de Ipomeia, Santa Catarina.

O Apóstolo esclareceu que o nome oficial é A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e explica então o contexto de cada palavra. Godoy então pergunta, “mas, por que ‘mórmon?’”.

O youtuber brasileiro, David Godoy, entrevistou Élder Ulisses Soares em março de 2023. O podcast se chama “1º Apóstolo Brasileiro? Como é a Igreja SUD de Jesus Cristo (“Mórmons”).” Captura de tela do YouTube© 2023 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.

Élder Soares explicou que o apelido ‘mórmon’, foi adotado por causa da crença dos membros da Igreja no Livro de Mórmon, um livro que foi escrito por profetas antigos que saíram de Jerusalém há 600 anos antes de Cristo, e que se dirigiram e se estabeleceram nas Américas.

“É um registro profético, um registro de escritura e, para nós, ele acompanha a Bíblia, ele não substitui a Bíblia ... e tem o nome do profeta que fez os últimos registros, o profeta Mórmon”, esclarece Élder Soares, “sendo uma segunda testemunha da missão divina de Jesus Cristo [...]. Por isso que ele recebe o nome de ‘O livro de Mórmon’. A nossa crença [nele] nos apelidou como ‘os mórmons’”, disse Élder Soares.

Diferenças entre outras religiões

Depois de esclarecer que a Igreja de Jesus Cristo é cristã, mas não é um ramo do protestantismo, e de ter citado o Livro de Mórmon, ele menciona sua organização, que reproduz o modelo deixado por Jesus Cristo. Ela possui um profeta e doze apóstolos, que portam as chaves do sacerdócio e têm a responsabilidade de governar a Igreja no mundo inteiro. O profeta também possui dois conselheiros.

Élder Ulisses Soares é um destes doze Apóstolos, que foi chamado há quase seis anos, sendo o primeiro brasileiro a fazer parte do Quórum.

“Os doze apóstolos são homens comuns, que tiveram sua vida normal, estabeleceram sua vida, sua carreira, atividades familiares, mas a certo ponto, foram chamados por Jesus Cristo, por meio do profeta, para servirem integralmente como os discípulos de Jesus Cristo fizeram”, disse ele. Não há um curso ou carreira, mas o que lhes é requerido é que vivam uma vida condizente com os princípios da Igreja. Os apóstolos servem no mundo inteiro, pregando o evangelho, e testificando de Jesus Cristo e de Sua missão divina na Terra.

Primeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos se reúnem para uma foto em frente da estátua do Cristo e dos apóstolos originais, no Centro de Visitantes do Templo de Roma Itália, em 11 de março de 2019.© 2023 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.

Por que a Igreja tem missionários?

Élder Soares explica que o trabalho missionário é um serviço voluntário de dois anos para os rapazes e 18 meses para as moças, que deixam suas famílias, estudos e trabalho e vão para todas as partes do mundo. Eles levam consigo os princípios e ordenanças fundamentais do evangelho que acreditamos, tais como fé no Senhor Jesus Cristo, arrependimento, batismo por imersão para remissão dos pecados e imposição de mãos para o dom do Espírito Santo.

“Existe treinamento melhor para a vida do que se envolver com as pessoas, de conhecer [seus] desafios, de você poder oferecer algo que possa ajudá-las a progredirem e serem melhores, ... de oferecer alguma coisa especial de seu coração para elas? Na verdade, os missionários vão fazer este serviço com o desejo e o intuito de compartilhar a verdade com os outros, mas eles são os que mais ganham com isso.”

Ao encerrar o programa, Élder Soares diz: “Nós respeitamos todos e honramos o trabalho que cada entidade faz. ... Sinto que religiosidade traz espiritualidade; espiritualidade traz conexão com Deus ... E passamos a agir com mais bondade, com mais empatia, com mais paciência com as pessoas, reconhecendo que nem todos são perfeitos e que todos nós podemos progredir juntos.”

Ouça a entrevista completa (em português) em Plano Piloto.