Recurso Adicional

Em resposta à COVID-19: Respostas a perguntas

Além do documento “Instruções para ordenanças essenciais, bênçãos e outras funções da Igreja”, este documento pode ser usado para responder a perguntas sobre como administrar a Igreja durante a pandemia da COVID-19.

Esses documentos são publicados em resposta à interrupção causada pela pandemia mundial da COVID-19 dos procedimentos da Igreja e das atividades dos membros. Eles devem ser usados como orientação enquanto essa pandemia e suas restrições oficiais referentes às reuniões da Igreja e à exposição pública existirem em determinado país ou região geográfica do país. Outras instruções podem ser emitidas posteriormente.

Os bispos e presidentes de estaca devem estar alertas e atentos às circunstâncias e regulamentos locais. Devem incentivar os membros da Igreja a obedecer à lei. Para cada uma das perguntas e respostas relacionadas abaixo, o seguinte deve ser cuidadosamente aplicado:

Outros documentos sobre a COVID-19 estão disponíveis em newsroom.ChurchofJesusChrist.org

Se houver perguntas particularmente difíceis, os presidentes de estaca devem entrar em contato com a presidência da área.

I. Ordenanças do sacerdócio e ocasiões familiares

Administração do sacramento

Os portadores do sacerdócio podem administrar o sacramento na casa de outros membros da ala que não tenham um sacerdote ou portador do Sacerdócio de Melquisedeque digno no lar

Geralmente sim. Atualmente, há diretrizes governamentais ou normas locais que restringem essa prática em muitos países e cidades. Até aviso prévio, nesses locais, os portadores do sacerdócio não devem entrar na casa de membros da Igreja que não sejam seus parentes para administrar o sacramento. Durante esse período, os membros podem ser abençoados estudando as orações sacramentais e se comprometendo novamente a cumprir os convênios que fizeram, orando pelo dia em que o receberão pessoalmente, adequadamente administrado pelo sacerdócio.

Bênçãos patriarcais

As bênçãos patriarcais podem continuar a ser marcadas?

As bênçãos patriarcais devem ser adiadas temporariamente. No entanto, sempre que possível, os que estão se preparando para a missão devem receber uma bênção patriarcal antes de iniciar o serviço missionário.

Casamentos, recepções e funerais

As novas diretrizes permitem casamentos (incluindo recepções) e funerais nas capelas?

Onde isso for restrito pelas normas governamentais, os casamentos, recepções e funerais não devem ser realizados nas capelas. Conforme permitido por lei, os bispos e presidentes de estaca podem oficiar casamentos em um ambiente apropriado onde o distanciamento social possa ser mantido. A tecnologia também pode ser usada para permitir que familiares e amigos visualizem o serviço. Os líderes e membros devem cumprir as ordens, os regulamentos e as diretrizes do governo.

Conforme permitido por lei, o bispado e os membros da presidência da estaca podem oficiar em um serviço junto ao túmulo. A tecnologia também pode ser usada para permitir que familiares e amigos visualizem o serviço. Se desejado, um serviço memorial maior poderá ser realizado mais tarde, quando as condições permitirem.

Dar nome e bênção a crianças

As diretrizes permitem que as crianças recebam a bênção em casa?

Sim. Quando autorizada pelo bispo, a bênção pode ser realizada na casa da família, e não numa reunião da Igreja. A bênção deve ser relatada corretamente.

Voltar ao topo

II. Administração da ala e estaca

Reuniões e entrevistas

As reuniões do bispado, da presidência da estaca, do sumo conselho, outras reuniões da presidência e as entrevistas podem ser realizadas pessoalmente?

Essas são decisões que devem ser tomadas localmente com base em todas as informações disponíveis. As reuniões e entrevistas podem ser realizadas via tecnologia sempre que possível.

Registro de frequência na reunião

Tendo em vista a suspensão das reuniões, como será calculada e relatada a frequência nos relatórios?

A frequência não será relatada porque os serviços dominicais foram temporariamente suspensos.

Uso de edifícios e instalações

Os edifícios e quadras esportivas ainda podem ser usados? Os jovens podem se reunir para jogar futebol nas quadras e campos da capela ao ar livre?

As atividades de ramo, ala e estaca estão temporariamente suspensas. As pessoas devem seguir as “Medidas preventivas para os membros”. Os líderes e membros devem cumprir as ordens, os regulamentos e as diretrizes do governo.

Outras atividades diárias, como esportes, práticas de coral e aulas de piano nas capelas, podem continuar?

Atividades como esportes, práticas de coral e aulas de piano estão temporariamente suspensas. Os líderes e membros devem cumprir as ordens, os regulamentos e as diretrizes do governo.

O que deve ser feito com as classes de recuperação de dependências e de autossuficiência realizadas semanalmente nos edifícios da Igreja?

Elas devem ser realizadas via tecnologia.

Os centros de história da família devem ser fechados?

Sim. Os usuários devem usar a tecnologia em casa.

Seminário e Instituto

Para todas as perguntas, consulte as diretrizes do SEI em resposta à COVID-19.

Dízimo e doações

Os bispados ainda aceitarão o dízimo e as doações pessoalmente e lançarão as transações durante a semana, ou isso deve ser feito apenas eletronicamente durante o período em que as reuniões estiverem suspensas?

Quando possível, os membros devem fazer suas doações online. Os membros que ainda não têm acesso a doações online podem fazê-lo fisicamente para qualquer membro do bispado ou fazer doações pelo correio usando os envelopes pré-endereçados, a menos que a Presidência da Área considere essa prática inadequada. Perguntas adicionais devem ser encaminhadas à Presidência da Área. 

Conferências FSY

Serão realizadas conferências FSY para os jovens neste verão (2020)?

As conferências FSY 2020 programadas para os EUA e Canadá em 2020 foram adiadas para 2021. As estacas convidadas a participar das conferências FSY em 2020 agora participarão em 2021. Uma programação atualizada das conferências FSY realizadas nos EUA e no Canadá em 2021–2023 será divulgada em breve. Os reembolsos serão feitos automaticamente para aqueles que se inscreveram. Os jovens das estacas convidados em 2020 que ainda cumprem os requisitos de idade serão convidados a participar do FSY em 2021. Fora dos EUA e do Canadá, as presidências de área fornecerão orientações sobre a realização de conferências FSY, de acordo com as diretrizes referentes à COVID-19 estabelecidas pelo governo de sua comunidade e de seu país. Informações adicionais sobre as conferências FSY estão disponíveis em FSY.ChurchofJesusChrist.org.

Voltar ao topo

III. Serviço Missionário

Antes da missão

As recomendações de candidatos ao serviço missionário devem continuar sendo processadas pelos líderes locais do sacerdócio? Continuarão a ser chamados missionários nos próximos meses?

Sim.

Os bispos e presidentes de estaca podem entrevistar pessoalmente os missionários em perspectiva?

Sim, mas as entrevistas dos missionários em perspectiva devem ser realizadas remotamente, usando a tecnologia face a face, sempre que possível.

Vida missionária

Os missionários podem continuar ensinando pessoalmente seus contatos, uma vez que é exigido que permaneçam em seu apartamento?

Não. Os missionários devem cumprir as ordens, os regulamentos e as diretrizes do governo, bem como as orientações da Presidência da Área e do presidente da missão. No entanto, eles ainda podem ensinar seus contatos por meio da tecnologia. (Ver a série de vídeos missionários sobre como ensinar usando a tecnologia.)

Os missionários podem continuar a fazer contatos nas ruas?

Os missionários devem cumprir as ordens, os regulamentos e as diretrizes do governo, bem como as orientações da Presidência da Área e do presidente da missão.

Se for pedido a um missionário que dê uma bênção a alguém que tenha sintomas de coronavírus, o missionário deve dar a bênção?

Não. Os missionários não devem visitar pessoas que tenham apresentado resultado positivo, que exibam sintomas ou que tenham entrado em contato com alguém infectado com a COVID-19. Eles podem ministrar a elas através da tecnologia e orar por elas.

Os missionários devem continuar a prestar serviço e a trabalhar com o JustServe?

Os missionários devem cumprir as ordens, as regulamentos e as diretrizes do governo, bem como as orientações da Presidência da Área e do presidente da missão.

Trabalho missionário dos membros

O trabalho missionário dos membros pode continuar a ser realizado?

Sim, sob a direção do presidente e bispo da estaca. O trabalho missionário dos membros está sujeito às mesmas restrições referentes às visitas pessoais que o trabalho missionário de tempo integral, até que as condições permitam o contrário.

Reuniões missionárias

Em vez de visitas missionárias, a Presidência da Área pode participar de conselhos de liderança e reuniões de zona?

Foram temporariamente suspensas as reuniões de zona presenciais. As reuniões podem ser realizadas remotamente usando a tecnologia, conforme necessário.

Voltar ao topo

IV. Trabalho do templo

Entrevistas e ativação de recomendações do templo

Os membros da Igreja devem ser incentivados a manter uma recomendação do templo atualizada?

Sim. Uma recomendação do templo atualizada reconhece a dignidade de uma pessoa para entrar no templo, mesmo que a adoração no templo não seja possível.

As entrevistas de recomendação para o templo devem continuar a ser realizadas pessoalmente?

Não. Os membros dos bispados e das presidências de estaca temporariamente podem realizar as entrevistas de recomendação para o templo usando a tecnologia face a face. Os membros devem continuar a ser entrevistados por um membro do bispado e por um membro da presidência da estaca.

As recomendações do templo devem ser emitidas mesmo sem assinaturas?

Sim. Os membros do bispado podem realizar entrevistas usando a tecnologia disponível. Após a entrevista, eles podem assinar a recomendação, tirar uma foto e enviar a foto ao secretário da estaca. Ele deve então entregar ou enviar pelo correio ao membro a recomendação do templo assinada. O membro deve assinar a recomendação após o recebimento.

Depois que um membro da presidência da estaca entrevistar o membro, ele ou o secretário da estaca pode ativar a recomendação sem assinatura. Quando as reuniões sacramentais e outras reuniões da ala voltarem a ser realizadas, cada membro deve pedir que sua recomendação seja assinada por um membro da presidência da estaca, caso ainda não tenha sido assinada.

Voltar ao topo

V. Outras perguntas

Devemos continuar a participar de campanhas de doação de sangue?

Sim, as campanhas de doação de sangue continuarão, mas devem seguir as ordens, as normas e as diretrizes governamentais estabelecidas em cada local e os protocolos da entidade que realiza a campanha (a Cruz Vermelha ou outros). Capelas e seus estacionamentos podem ser usados pela Cruz Vermelha e outras entidades que usam instalações portáteis, se todas as ordens, normas e diretrizes do governo forem seguidas.

Os líderes devem notificar os membros que possam ter tido contato com outros membros da Igreja que foram expostos ou infectados pela COVID-19?

Geralmente, sim, inclusive alertando os líderes e irmãos ministradores e irmãs ministradoras cujos deveres naturalmente os colocariam em contato com membros infectados. Esses líderes e irmãos e irmãs ministradores devem ser aconselhados a continuar ministrando, mas por meio da tecnologia e à distância, e a seguir as diretrizes contidas em “Medidas preventivas para os membros”. Os membros devem cumprir as ordens, os regulamentos e as diretrizes do governo.

Perguntas adicionais devem ser encaminhadas à Presidência de Área, que pode fornecer as orientações necessárias.

Voltar ao topo

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.