marc-olivier-jodoin-TStNU7H4UEE-unsplash.jpg
Comunicado de Imprensa

Encontrar a Cristo e conexão por meio do Programa de Recuperação de Dependências

O Programa de Recuperação de Dependências de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ajuda pessoas interessadas a vencer a dependência ou o comportamento compulsivo a terem esperança de que a recuperação é possível mesmo durante uma pandemia.

“Do outro lado da dependência, há esperança, cura e felicidade”, disse Karen, participante do Programa de Recuperação de Dependências que está se recuperando da dependência de drogas. “Sou extremamente grata por essa experiência. Ela me trouxe a este relacionamento com Jesus Cristo que eu nunca pensei ser possível.”

A luta de Karen contra a dependência começou quando ela trabalhava como enfermeira e ia para a faculdade. “Também tive um aborto espontâneo e, depois do aborto, recebi uma receita médica para usar analgésicos opioides. Essa foi a primeira vez que percebi que essas drogas me ajudavam a me sentir melhor tanto mentalmente como em relação às dores que eu sentia.”

Karen se tornou dependente e começou a roubar medicamentos do trabalho. Quando foi pega e perdeu o emprego, Karen começou sua jornada de recuperação. Durante essa jornada, ela participou das reuniões do Programa de Recuperação de Dependências.

“As reuniões de recuperação de dependência foram provavelmente o fator mais importante da minha recuperação”, disse Karen. “Ao me sentar ali e ouvir a história de outras pessoas e seu sucesso — e havia pessoas muito, muito boas que lutavam contra a dependência —, tive esperança de que eu também poderia melhorar.”

Addiction-Recovery-Program
Addiction-Recovery-Program
Cada grupo do Programa de Recuperação de Dependências é formado por participantes que estão buscando a recuperação, missionários de serviço e facilitadores do Programa de Recuperação de Dependências que encontraram a recuperação e a cura por meio do programa. © 2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

“À medida que frequentava as reuniões regularmente, pude sentir o poder da cura sobre mim. Hoje sou uma pessoa completamente diferente da pessoa que eu era quando isso aconteceu. Graças a Jesus Cristo, sei que não preciso ser definida pelo que fiz no passado, e que sou uma boa pessoa. Pude sentir Seu amor. Pude senti-Lo entrar em minha vida e mudar quem sou”, disse Karen.

O que é o Programa de Recuperação de Dependências?

Programa de Recuperação de Dependências da Igreja oferece apoio e um lugar seguro para qualquer pessoa que esteja tentando superar um vício ou um comportamento compulsivo. O programa consiste em grupos de apoio que seguem uma abordagem de 12 passos com base no evangelho. Cada grupo é formado por participantes que estão buscando a recuperação, missionários de serviço e facilitadores do Programa de Recuperação de Dependências que encontraram a recuperação e a cura por meio do programa. Há grupos separados para aqueles que lutam contra dependências gerais e o uso de pornografia. Há também grupos de apoio para que cônjuges e familiares participem.

Addiction-Recovery-ProgramDownload Photo

“Na sociedade e, especialmente na Igreja, há muita vergonha e estigma em torno de comportamentos viciantes e compulsivos. Consequentemente, as pessoas sofrem em silêncio e isso me parte o coração”, disse Ben Erwin, terapeuta dos Serviços Familiares e gerente do Programa de Recuperação de Dependências. “O Programa de Recuperação de Dependências fornece um lugar seguro onde qualquer pessoa pode encontrar aceitação, compaixão, ajuda, apoio, verdade e cura. Quando você entra em uma reunião do Programa de Recuperação de Dependências, as pessoas não julgam, não ficam encarando, nem dão uma “olhada” — elas nos recebem calorosamente. Elas estão muito felizes por você ter vindo. E vão convidá-lo a continuar voltando.”

Encontre uma reunião virtual ou presencial

Addiction-Recovery-ServicesDownload Photo

Todas as semanas, cerca de 2.800 reuniões do Programa de Recuperação de Dependências são realizadas em 30 países e 17 idiomas diferentes. Essas reuniões acontecem presencialmente, mas também de forma virtual. Se não houver reuniões em sua área ou se você se sentir mais à vontade para participar virtualmente, você pode participar de uma reunião por telefone ou pelo Zoom.

“Tradicionalmente, nós nos conhecemos pessoalmente, mas devido à Covid, crescemos e expandimos as reuniões online das quais as pessoas podem participar pelo Zoom”, disse Erwin. As reuniões virtuais têm sido uma necessidade durante a pandemia, mas também trazem muitos benefícios. Se não houver uma reunião em sua área, você pode participar de uma reunião em uma cidade diferente. Se você se sentir mais à vontade para participar anonimamente, você pode fazer isso virtualmente.

“As reuniões virtuais dão às pessoas uma oportunidade adicional de dar o primeiro passo. A primeira reunião é sempre a mais assustadora, é sempre a mais difícil — mas se você tiver um pouco de fé, você consegue participar de uma chamada. Você não precisa dizer seu nome verdadeiro. Você pode simplesmente se sentar, participar, ouvir, observar e sentir o Espírito. Convido todos os que estão interessados a participar, mesmo que anonimamente, de uma reunião. Venham e vejam por si mesmos”, disse Erwin.

Conectar-se ao Salvador

O Programa de Recuperação de Dependências da Igreja tem por objetivo apoiar e conectar uns aos outros para vencer a dependência, mas também está relacionado ao Salvador, Jesus Cristo. Ele quer nos ajudar em nossas provações e Ele é a fonte de cura.

“O Salvador está profundamente ciente de todas as nossas provações e dificuldades”, disse Erwin. “Quando nos reunimos para apoiar uns aos outros a fim de superar esse desafio por meio Dele, sei que Ele está conosco.”

Acesse o site addictionrecovery.ChurchofJesusChrist.org para encontrar uma reunião virtual ou presencial. O site também inclui histórias de esperança, vídeos e guias de grupo de apoio. Você também pode ouvir podcasts de reuniões gravadas para saber mais como é uma reunião.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.