Tópico

Estaca

As congregações de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são organizadas geograficamente e os membros frequentam as reuniões de adoração perto de sua casa. Cada membro pertence a uma estaca, que é semelhante a uma diocese. O líder da estaca é chamado de presidente de estaca.

A palavra estaca foi tirada do Velho Testamento onde a palavra representa uma “tenda”, ou igreja, que é sustentada por estacas (ver Isaías 54:2).

Cada estaca é composta por várias pequenas congregações chamadas de alas ou ramos. Geralmente, de cinco a doze alas e ramos formam uma estaca. Em áreas onde a Igreja se estabeleceu recentemente, os membros são organizados em distritos em vez de estacas.

O tempo e esforço consideráveis requeridos para administrar uma estaca ou ala e atender às necessidades dos membros são administrados pelos próprios líderes. A maioria dos membros são chamados pelos líderes locais para contribuir em tarefas específicas. As obrigações incluem cargos locais administrativos, dar aulas ou prestar serviço orientado. Essas responsabilidades mudam regularmente, de acordo com as necessidades da congregação.