Comunicado de Imprensa

Falecimento de Patricia Terry Holland

A irmã Holland é esposa do apóstolo élder Jeffrey R. Holland

Patricia Terry Holland, esposa do élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, e ex-conselheira na presidência geral das Moças de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, faleceu pacificamente em 20 de julho de 2023, após uma breve hospitalização. Ela tinha 81 anos.

O funeral será realizado na sexta-feira, dia 28 de julho de 2023, às 11h, no Teatro do Centro de Conferências em Salt Lake City. Todos estão convidados a assistir. A cerimônia também será transmitida, e um link será fornecido assim que estiver disponível. Não haverá visitação pública. O sepultamento será realizado em St. George, Utah.                                         

Patricia (Pat) Terry nasceu em 16 de fevereiro de 1942 e cresceu em uma fazenda em Enterprise, uma pequena comunidade fundada por pioneiros no sul de Utah, EUA. Pat é filha de Maeser e Marilla Terry.

“Vim de uma comunidade de fé onde todos acreditavam na fé e a ensinavam. Não tinha como ser diferente”, relembrou ela.

55690.jpg
55690.jpg
Patricia T. Holland e o marido, Jeffrey R. Holland, no dia de seu casamento em 7 de junho de 1963. 2020 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Pat ordenhava e reunia as vacas, dirigia caminhões de fazenda e faltava às aulas no outono para participar da colheita de batatas. “Eu era uma menina muito travessa.”

Ela também cresceu ouvindo falar das fortes convicções e da fé de seus antepassados pioneiros, que a influenciaram por toda a vida.

“Aprendi tudo o que está relacionado ao evangelho com minha mãe, em seu colo”, disse ela. “Ela adorava estudar e ler. Ela estudava as coisas do evangelho e as compartilhava com seus filhos, principalmente comigo. Eu fui a única menina entre cinco filhos durante boa parte de minha vida. Tive uma irmãzinha que nasceu quando eu tinha 16 anos.”

No início do Ensino Médio, sua família mudou-se para a comunidade vizinha de St. George, Utah. Como recém-chegada na Dixie High, embora se sentisse pouco confiante e tímida, ela rapidamente demonstrou seu comportamento caridoso e fez muitos novos amigos. Um desses amigos era “o menino mais bonito da escola”, Jeffrey Holland, com quem ela namorou, trocou cartas durante a missão dele na Inglaterra e, por fim, casou-se em 7 de junho de 1963, no Templo de St. George Utah após um namoro de cinco anos. Ela e Jeffrey têm três filhos, Matthew, Mary Alice e David, e treze netos e cinco bisnetos.

Pat frequentou a LDS Business College (renomeada Ensign College) em Salt Lake City e formou-se na Dixie College (hoje conhecida como Universidade Utah Tech) em St. George, Utah. Foi treinada por instrutores da Julliard, na cidade de Nova York, como aluna de piano e voz. Ela apoiou Jeffrey quando ele se formou na Universidade Brigham Young e na Universidade de Yale e trabalhou para o Sistema Educacional da Igreja.

“Ela literalmente me fez estudar enquanto continuava a frequentar e deixou de lado uma carreira musical para voltar para casa e casar-se comigo”, disse o élder Holland. “Não posso deixar de mencionar a incrível dádiva que um companheiro pode dar ao outro.”

Os filhos da família Holland foram criados na complicada situação financeira da pós-graduação, mudando-se com frequência para se adaptarem ao novo emprego do élder Holland. Por fim, eles se tornaram figuras públicas quando o élder Holland foi chamado para ser o reitor da Universidade Brigham Young em 1980.

“Ela foi uma mãe para todo aquele campus”, disse o élder Holland. “Queríamos ser pais daquele campus.”

Pat trabalhou diligentemente para manter os filhos em circunstâncias tão normais quanto possível. Ela disse certa vez: “Embora eles fossem criados em circunstâncias únicas, eu não queria que eles se sentissem diferentes”.

Sister-Patricia-Holland
Sister-Patricia-Holland
A presidência geral das Moças, Ardeth G. Kapp e as conselheiras Maurine J. Turley e Patricia T. Holland no Tabernáculo de Salt Lake na Conferência Geral de Outubro de 1984. 2020 Intellectual Reserve, Inc. Todos os direitos reservados.2020 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Pat será lembrada por seu compromisso com a fé e o serviço e por seu amor à família. Seu filho Matt, que hoje é setenta autoridade geral, disse que as conversas na mesa de jantar da família estão entre suas lembranças de infância mais queridas. “Toda noite era como se fosse uma noite familiar cheia de risadas, elogios, incentivo, conversas interessantes, testemunho e expressões de amor”, contou ele.

Pat dedicou sua vida ao serviço na Igreja, servindo quatro vezes como presidente da Sociedade de Socorro e trabalhando nas organizações da Primária e das Moças. Em 1984, com muitas responsabilidades como esposa de um reitor de universidade, ela foi chamada como conselheira de Ardeth Kapp na presidência geral das Moças. Mesmo com tantas responsabilidades, ela ainda assim conseguiu buscar tranquilidade e achegar-se a Deus por meio da oração.

Todo o seu tempo de serviço de Pat na Igreja concentraram-se nas mulheres de todas as idades, lembrando-as de suas contribuições e responsabilidades significativas em seus diversos papéis. Em um discurso público, ela disse: “Se seu papel ou designação é ser um apoio (e muitas de nós muitas vezes terão esse papel), precisamos estudar e nos preparar o suficiente para anunciarmos com clareza ao mundo que não estamos nos escondendo atrás do fortalecimento do lar, mas que estamos buscando nossas maiores prioridades, pessoal, social e teologicamente. Nós seremos notadas. Devemos ser uma luz no alto de um monte (…) para ensinar com clareza a verdade sobre nossas prioridades e privilégios como mulheres na Igreja.”

Além de sua vida inteira de serviço na Igreja, Pat é autora de vários livros, inclusive o título premiado, “A Quiet Heart” [Um Coração Sereno] e “Strength and Stillness: A Message for Women” [Força e Quietude: Uma Mensagem para as Mulheres]. Ela também foi coautora, com o marido de “On Earth As It Is In Heaven” [Assim na Terra como no Céu] e “To Mothers: Carrying the Torch of Faith and Family” [Para as Mães: Carregar a Tocha da Fé e da Família].

Em outra ocasião, o élder Holland disse: “Sua fé sempre foi tão pura, poderosa e forte quanto a de qualquer pessoa que já conheci. Ela é uma pessoa muito caridosa. Ela doou, doou e doou seu tempo e seu amor por toda a sua vida”.

Patricia T. Holland fala a jovens adultos de todo o mundo a partir da Arena M. Anthony Burns, no campus da Universidade Utah Tech, em St. George, Utah, EUA, no domingo, 8 de janeiro de 2023, 2023 Intellectual Reserve, Inc. Todos os direitos reservados.

A que a Pat tinha em Jesus Cristo abençoou toda a Igreja. Em um devocional mundial para jovens adultos no início deste ano (transmitido de sua terra natal, St. George, Utah), ela ofereceu aos jovens adultos uma abordagem simples para a vida religiosa: “Suplico que tenham em Deus, esperança de que Ele os ajudará e recebam a caridade que possibilita a Ele agir por meio de vocês para realizar o que só vocês podem fazer”.

“Vocês não podem obter essas bênçãos perseguindo-as”, ela concluiu. “Parem de correr até a exaustão. Aquietem-se, acalmem-se. Simplifiquem. Sejam mansos e humildes de coração, e orem. Testifico que milagres acontecem quando desaceleramos, quando nos acalmamos e quando nos ajoelhamos. Tudo o que o Pai tem pode, um dia, ser de vocês. Que maneira verdadeiramente cheia de esperança de enfrentarem o futuro.”

Os detalhes do funeral ainda não foram confirmados.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.