No púlpito da conferência geral, em 31 de março de 2001, o presidente Gordon B. Hinckley de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias anunciou uma “ousada” iniciativa educacional mundial que já abençoou mais de 130 mil pessoas.
“Onde existir a pobreza espalhada entre nosso povo, precisamos fazer tudo a nosso alcance para ajudá-los a erguer-se e a estabelecer uma vida alicerçada na autossuficiência proveniente do estudo. O estudo é a chave da oportunidade”, disse o profeta.
Ele apresentou o Fundo Perpétuo de Educação (FPE), um programa inspirado no Fundo Perpétuo de Emigração do século 19, que ajudou mais de 30 mil santos a emigrar da Europa para o Vale do Lago Salgado.
Por 25 anos, o FPE tem ajudado os membros santos dos últimos dias fora dos EUA e do Canadá com ajuda financeira para investir em educação que levará a melhores oportunidades de emprego e maior autossuficiência.

rkydbovga0j3c5ibylrchjg0m0chqas82v1fh3g2.png
Uma mulher na Argentina.© 2026 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.“Foi uma ideia maravilhosa e bela que o presidente Hinckley teve”, disse o élder John K. Carmack, um setenta autoridade geral emérito de 94 anos que foi chamado pelo profeta para liderar o programa por seus primeiros 11 anos. “Ele desejava que jovens — sobretudo os que não tinham oportunidades — pudessem receber educação. E ele queria que a educação fosse prática. Ele queria que fosse o tipo de coisa que levaria as pessoas a obterem empregos.”
As mais de 130 mil pessoas que usaram os empréstimos e as bolsas de estudo do FPE estão em mais de 80 países. Cerca de 88% dos graduados relatam encontrar um emprego melhor depois de concluir seus estudos.
O programa funciona como um fundo rotativo que diminui o custo da educação ao oferecer empréstimos com pouco ou nenhum juro, parte do valor como bolsa e descontos no empréstimo para pagamentos rápidos ou em dia. A educação adquirida abre novas oportunidades de emprego.
Beneficiários do FPE

nahun.jpeg
Nahun Antonio García Pérez, de Honduras, com esposa e filhos.© 2026 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.Nahun Antonio García Pérez, de Honduras, foi um desses alunos. Ele tinha recursos limitados para prosseguir os estudos. O FPE abriu as portas para que ele concluísse seus estudos e construísse um futuro profissional. Pérez obteve uma graduação, progrediu em sua carreira, melhorou a estabilidade econômica de sua família e tornou-se engenheiro industrial.
Hoje, Pérez reconhece que foi graças ao FPE que foi possível ganhar reconhecimento profissional, garantir melhores oportunidades e melhorar a qualidade de vida de sua família — cumprindo uma expectativa de longa data de servir, crescer e prover para aqueles que ama.
“Cursar o ensino superior não tem sido nada fácil, mas sinto a satisfação de ter conseguido algo que me propus a fazer”, disse Pérez. “O FPE é inspirado por Deus e pode ser de grande benefício em nossa vida temporal e espiritual.”
Outra beneficiária do FPE é Selemani Furaya, da República Democrática do Congo. Com o apoio do FPE, ela concluiu os estudos universitários e tornou-se técnica de laboratório. Hoje, Furaya trabalha no Hospital Kinsuka, onde seu treinamento permite que ela sirva ao próximo de maneiras significativas.

Selemani-Furaya.jpeg
Selemani Furaya, da República Democrática do Congo.© 2026 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.Ela expressou profunda gratidão pela oportunidade de adquirir o conhecimento, a confiança e as habilidades necessárias para construir um futuro melhor e se tornar mais autossuficiente.
“Este programa me ajudou a alcançar meus objetivos, e sou incrivelmente grata”, disse Furaya. “Isso me tornou autossuficiente e me permite servir ao próximo. Sou muito grata a meu Pai Celestial por inspirar nosso profeta a implementar esse programa para ajudar os membros da Igreja.”
Experiências como essas são exemplos do que o presidente Hinckley esperava que acontecesse.
Ele frisou: “Com boa capacitação profissional, esses rapazes e moças sairão da pobreza em que eles e as gerações que os precederam viviam. Poderão dar melhor sustento à família. Servirão na Igreja, e suas responsabilidades e liderança crescerão.”
Os milagres do FPE
O élder Carmack disse que os frutos dos fundos são um milagre.
“Muitos dos que receberam educação do fundo e o impulso que ele lhes deu na vida se tornaram nossos líderes — líderes de ala e estaca, presidentes de estaca e outros”, disse o élder Carmack. “Eles foram capacitados com a ajuda do Fundo Perpétuo de Educação. Foi fantástico.”
Trent Jacobson, gerente do Fundo Perpétuo de Educação, disse que a autossuficiência continuará a ser o foco do FPE.
“Quando os membros estudam e trabalham, eles são mais capazes de sustentar sua família e servir em sua comunidade”, disse Jacobson. “O Fundo Perpétuo de Educação ajuda os membros a adquirir competências alinhadas às exigências do mercado que levam a empregos significativos. À medida que olhamos para o futuro, o foco da educação para os membros da Igreja continuará sendo capacitar os membros a se tornarem autossuficientes e fortalecer as famílias em todo o mundo.”
O élder Carmack disse que o FPE foi lançado pela primeira vez no México, Brasil, Chile e Peru. O FPE está agora disponível em muitos países (veja a lista atual). Os membros e os líderes locais são incentivados a considerar quem eles conhecem que poderia se beneficiar com o FPE. Os requisitos de elegibilidade podem ser encontrados no site do FPE.
Um programa inspirado

fde3cab02281d7f1bbe6bd162dfc10ff6f63426c.jpeg
Gordon B. Hinckley (1910–2008).© 2026 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.Parte da orientação profética do presidente Hinckley incluía a obstinada determinação de fazer o programa decolar, a fim de abençoar vidas.
“O presidente Hinckley me ligava de vez em quando, nos estágios iniciais do FPE, e dizia: ‘Não estou dormindo bem à noite. O que você está fazendo? Você tem que fazer isso acontecer’”, lembrou o élder Carmack. “Ele era um incentivador. Ele ficava me pressionando.”
O élder Carmack disse que deu início ao programa com a ajuda de várias pessoas, incluindo Richard e Mary Cook, Rex Allen, Chad Evans e muitos outros.
Ele descreveu uma das últimas reuniões das quais o presidente Hinckley participou — uma reunião do comitê do FPE na quarta-feira, 23 de janeiro de 2008. Ele ainda se lembra das palavras do profeta, ditas com profunda emoção: “Este programa foi um milagre. Ele realmente cumpriu com o que eu esperava que cumprisse.”
O presidente Hinckley morreu quatro dias depois.
“Ele não brincava com coisas que não importam”, comentou o élder Carmack. “Ele tinha direito e recebia revelação constante. Nunca questionei a natureza inspirada do Fundo Perpétuo de Educação.”