Comunicado de Imprensa

“Histórias do Velho Testamento” ilustradas foram completamente atualizadas

Histórias reescritas e obras de arte completamente novas vão apoiar o estudo do Velho Testamento e ajudar as crianças e os jovens a adquirir amor pelas pessoas, pelas histórias e pelos ensinamentos da Bíblia

Old-Testament-Stories-5.jpeg
Old-Testament-Stories-5.jpeg
Uma mãe e duas de suas filhas leem as “Histórias do Velho Testamento” atualizadas.© 2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

 
A Igreja de Jesus Santos dos Últimos Dias atualizou as ilustrações e a escrita das
“Histórias do Velho Testamento” em preparação para o estudo mundial da Igreja do Velho Testamento em 2022.

Sob a direção do Comitê das Escrituras, o projeto de três anos resultou em mais de 350 novas ilustrações em 50 histórias do Velho Testamento. Nove histórias foram acrescentadas que não estavam na versão anterior, incluindo histórias de Agar, Raabe, Gideão, Débora e muito mais. Todas as histórias foram reescritas e traduzidas em 63 idiomas. Animações e narrações de áudio foram desenvolvidas em dez idiomas para cada história.

Old-Testament-Stories-4.jpeg
Old-Testament-Stories-4.jpeg
Ilustração de Moisés e da sarça ardente, do livro de Êxodo, capítulos 2–3. Ilustração das “Histórias do Velho Testamento” atualizadas.© 2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

A versão anterior das “Histórias do Velho Testamento”, que foi desenvolvida entre 1970 e 1980, apresenta histórias e obras de arte icônicas que abençoaram gerações. “Há vários anos, ao esperar ansiosamente pelo enfoque do Velho Testamento no ‘Vem, e Segue-Me’ em 2022, o Comitê das Escrituras sentiu que era o momento de atualizar esse recurso para abençoar as famílias, as crianças e os jovens de hoje”, disse a irmã Michelle D. Craig, primeira conselheira na presidência geral das Moças e membro do Comitê das Escrituras.

A bênção das histórias das escrituras

Os líderes da Igreja dirigiram o trabalho de atualização das “Histórias do Velho Testamento” para ajudar as pessoas em todo o mundo, especialmente as crianças e os jovens, a fortalecer sua fé em Jesus Cristo e a adquirir amor pelas pessoas, pelas histórias e pelos ensinamentos do Velho Testamento.

“Essas histórias destacam a importância central de Jesus Cristo no Velho Testamento”, disse o élder Walter F. González, do Comitê das Escrituras. “Visualizar as histórias traz pensamentos sobre o Salvador. Aprendemos sobre Ele como um Deus do convênio cheio de amor e paciência. Começando com Adão e Eva, por meio de profetas e reinos, nosso Salvador nos mostra que Ele nos ama e quer nos dar as bênçãos prometidas de salvação e exaltação.”

Old-Testament-Stories-1.jpeg
Old-Testament-Stories-1.jpeg
Ilustração de Jesus Cristo mostrando a Jó o universo, do livro de Jó, capítulos 38–41. Ilustração das “Histórias do Velho Testamento” atualizadas.© 2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

 
A presidência geral da Primária atual e anterior guiou esse esforço com a esperança de que as crianças de todo o mundo facilmanet se identificassem com as histórias.

“As crianças precisam da sabedoria e das impressões do Espírito Santo que advêm do aprendizado dessas histórias”, disse a presidente geral da Primária, Camille N. Johnson. “Quer estejam lendo-as por conta própria, vendo as imagens e ouvindo as histórias enquanto estão ao lado de um dos pais, ou sentadas na Primária aprendendo com o professor, esperamos que as crianças se sintam mais próximas do Salvador ao aprenderem com o Velho Testamento.”

Inspiração de todo o mundo

Muitas pessoas e famílias de todo o mundo contribuíram com seu tempo e talentos para o desenvolvimento das “Histórias do Velho Testamento”. “Vimos a mão do Senhor no trabalho de nossos irmãos e irmãs que trouxeram à vida as histórias do povo do convênio de Deus”, disse a irmã Craig. “E precisamos muito da força dessas histórias hoje!”

Ajustes foram feitos ao longo de três anos, à medida que os primeiros rascunhos da escrita e das obras de arte foram compartilhados com as crianças e os jovens. “Um exemplo disso foi com um grupo de crianças perto do Templo de Kinshasa República Democrática do Congo”, disse o gerente de produtos Kelly Gibson. “Em vez de lermos as histórias para elas — apenas olhando para as gravuras —, as crianças nos contaram as histórias de Adão e Eva, Noé e Daniel na cova dos leões. Elas expressaram as histórias com emoção e carinho — aprendemos com elas. Ficou claro que seus pais tinham feito dessas histórias parte de sua vida, e as crianças as haviam plantado em seu coração.”

Old-Testament-Stories-2.jpeg
Old-Testament-Stories-2.jpeg
Ilustração do anjo falando a Agar, de Gênesis 16:7–14. Ilustração das “Histórias do Velho Testamento” atualizadas.© 2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

 
As nove novas histórias oferecem oportunidades de aprender com as experiências de Agar, Raabe, Gideão, Débora, Ana, Josias, Isaías, Jeremias e Malaquias. “Há uma grande variedade de histórias a serem contadas”, disse Vaughn Armstrong, gerente de projetos da Igreja. “Incluímos todas as histórias que pudemos, esperando que elas inspirem meninas e meninos em todo o mundo e, na verdade, todas as pessoas de todas as idades.”

Ilustrações, escrita e animações novas

De acordo com os membros da equipe que trabalharam no projeto, escrever e ilustrar as histórias das escrituras para as crianças foi um processo fervoroso e diligente. Foi tomado cuidado para não acrescentar mais interpretação às histórias que não estão representadas nas escrituras. Cada história expressa verdades e experiências sagradas da interação de Deus com Seu povo. As histórias podem ser úteis em vários ambientes e convidam a orientação do Espírito para a vida daqueles que as leem.

“Queríamos que as crianças se apaixonassem pelas escrituras”, disse o escritor Hirepan Zarco. “Então, quando elas forem mais velhas, elas vão ler o Velho Testamento e já vão ter amor pelas pessoas e apreço pelo que vivenciaram.”

Old-Testament-Stories-3.jpeg
Old-Testament-Stories-3.jpeg
Ilustração do exército celestial com carros de fogo, de 2 Reis 6:17–23. Ilustração das “Histórias do Velho Testamento” atualizadas.© 2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

 
Mesmo para os alunos das escrituras por toda a vida, muitas pessoas podem encontrar clareza na simplicidade da escrita e das obras de arte, disse Gibson. As “Histórias do Velho Testamento” incluem mais de 350 ilustrações vibrantes e amigáveis para crianças, que ajudam a transmitir o contexto e as emoções das histórias.

“Desejávamos criar imagens que permitissem uma criança entender a história, mesmo que ela ainda não soubesse ler”, disse o diretor de arte e ilustrador Bryan Beach. “Dessa forma, crianças de todas as idades e habilidades podem se sentir ligadas às pessoas do Velho Testamento.”

Além das obras de arte atualizadas, todas as 50 histórias das “Histórias do Velho Testamento” atualizadas foram transformadas em animações e narradas em novos vídeos. Esses vídeos, enriquecidos com música, auxílios visuais e efeitos de áudio, ajudam ainda mais as crianças e os jovens a adquirir amor pelas experiências inspiradoras e pelas pessoas do Velho Testamento, disse Gibson.

Recursos adicionais do “Vem, e Segue-Me” para crianças e jovens

As Histórias das Escrituras são uma maneira pela qual a Igreja apoia a abordagem centralizada no lar para o aprendizado do evangelho. Quando necessário, as “Histórias do Velho Testamento” podem ser um recurso visual para pessoas, famílias e professores. A maioria das aulas do “Vem, e Segue-Me” terá pelo menos uma história correspondente do Velho Testamento.

Outros recursos apoiam o “Vem, e Segue-Me”, inclusive o “ Livro de Colorir de Histórias das Escrituras: Velho Testamento”, que complementa as “Histórias do Velho Testamento” ao oferecer atividades e páginas para colorir de muitas das histórias. E novas atividades e artigos todos os meses nas revistas “Meu Amigo” e “Força dos Jovens” também se relacionam com as escrituras abordadas no “Vem, e Segue-Me” e outros tópicos relevantes.

Benefícios adicionais das histórias das escrituras

As histórias das escrituras têm sido usadas há muito tempo para apoiar o aprendizado da leitura ou para ajudar a aprender um segundo idioma. As “Histórias do Velho Testamento” foram escritas em nível de leitura do terceiro ao quarto ano e foram cuidadosamente analisadas pelos especialistas de alfabetização, disse Gibson. As ilustrações, além da escrita clara, apoiam a compreensão das histórias para os leitores e demonstram os muitos benefícios de ver imagens que expressam claramente o que está sendo lido e aprendido com essas histórias.

Old-Testament-Stories-6.jpeg
Old-Testament-Stories-6.jpeg
Um menino lê com seus pais as “Histórias do Velho Testamento” atualizadas.© 2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

 
Os recursos das escrituras, como a série de recursos de histórias das escrituras da Igreja às vezes foi chamada, também são usados pelos missionários. Eles são usados para ajudar a ensinar o evangelho a crianças pequenas, a pessoas com deficiências de aprendizado, a pessoas que estão conhecendo as escrituras e até mesmo àqueles que ainda não têm outros recursos da Igreja em seu idioma. Para aqueles que estão menos familiarizados com as escrituras, ler as histórias das escrituras pode fornecer um contexto útil para ajudar na compreensão. Esse benefício ajuda as histórias das escrituras a se aplicarem a todos, disse Gibson.

Disponibilidade

As “Histórias do Velho Testamento” e os vídeos que as acompanham estão disponíveis na Biblioteca do Evangelho, no aplicativo Biblioteca para Crianças e no YouTube. Também estão disponíveis em versão impressa no site Store.ChurchofJesusChrist.org ou em Centros de Distribuição ou livrarias que vendem recursos da Igreja.

A Igreja também está renovando as histórias ilustradas de Doutrina e Convênios, do Livro de Mórmon e do Novo Testamento. Detalhes sobre os planos e cronogramas serão anunciados posteriormente.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.