Comunicado de Imprensa

Igreja de Jesus Cristo celebra 50 anos no estado de Alagoas

Os 50 anos de atuação de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em Alagoas  e os 15 anos do Programa Mãos que Ajudam no Brasil, foram comemorados com diversas atividades, incluindo exposição e uma bela Sessão Solene na Câmara de Vereadores, proposta através do Requerimento do Vereador e Presidente, Silvio Camelo. As celebrações tiveram início no dia 28 de maio com uma Casa Aberta intitulada: “Um  Dia de Legado em Alagoas”.

Nesta ocasião os membros e amigos da Igreja puderam apreciar uma exposição de fotos, revistas, livros e imagens do início da Igreja no estado e aprender mais sobre cada organização e programas que a Igreja desenvolve. Também era possível tirar as dúvidas sobre o evangelho de Jesus Cristo com os Missionários.

Na ocasião também foi comemorado os 15 anos do Mãos que Ajudam que tem ajudado a socorrer pessoas em calamidades, com doações de sangue, atendimento em asilos, orfanatos. Os visitantes conheceram todos os projetos realizados em Alagoas durante esses 15 anos do programa. Também puderam aprender mais sobre as ações de ajuda humanitária tais como doação de cadeiras de rodas e o projeto de reanimação neonatal. “Foi um dia muito rico de testemunhos, contamos com a presença de muitos visitantes e membros da sociedade civil”, disse a Diretora de Assuntos Públicos, Ruth Melo.

A comemoração contou com a participação do Dom Antônio Muniz Fernandes, atual arcebispo de Maceió, do Vereador, Guilherme Soares e do representante da Prefeitura de Maceió, Alan Balbino. Dom Antonio Muniz ficou animado para parcerias em projetos comunitários e também pela microfilmagem de registros.

O Presidente da Estaca Maceió Brasil, que é filho de uma das Pioneiras da Igreja em Maceió, Suely Valdez, disse “foi maravilhoso participar da Comemoração dos 50 anos da Igreja de Jesus Cristo dos Santo dos últimos em Alagoas, fomos abrilhantados com um maravilhoso espírito, ouvir esses pioneiros foi grandioso”. Élder Sérgio Antunes, Setenta, finalizou com as seguintes palavras: “Foi tudo maravilhoso. Parabéns ! Sinto gratidão aos líderes e membros pela organização deste evento”.

Sessão Solene na Câmara Municipal celebra os 50 anos da Igreja no Estado

A Sessão Solene realizada no dia 3 de junho, marcou a continuação das celebrações em Maceió. A cerimônia — iniciada ao som do Hino Nacional — foi presidida pelo autor do projeto que chamou para compor a mesa, na seguinte ordem: Magno Alexandre Moura, diretor assistente de Assuntos Públicos, Vereador Guilherme Soares, presidente Gomes, da Missão Maceió, Nei Garcia, diretor de Assuntos Públicos da Área, presidente Manoel Messias, da Estaca Maceió Colina, presidente Marcos Pedro da Estaca Maceió Litoral e Ruth Melo, diretora de Coordenação do Conselho de Assuntos Públicos de Maceió.

Além de mencionar parte da história da Igreja e citar ações desenvolvidas no município, por meio do Programa Mãos que Ajudam, o presidente Silvio Camelo compartilhou: "A religião nos faz sentir a presença de Deus. Podemos analisar a Igreja como uma Igreja missionária que se baseia em Cristo e concilia a teria com a prática. É digna de ser homenageada por seus 50 anos de exemplo de amor ao próximo e pelos serviços prestados à comunidade". O presidente da Câmara recordou ainda ter acompanhado a reforma realizada na Escola Hélio Lemos.  

Magno Alexandre, que também é reconhecido no Estado por atuar como promotor público, contou sobre sua filiação à Igreja e o sentimento profundo de que esse foi o maior ganho na sua vida. Destacou projetos passados como auxílio às pessoas que perderam tudo durante as enchentes de 2010 nas regiões de Branquinha, Rio Largo, Murici e Palmeira dos Índios. "Entre as doações para estas famílias, voluntários da Igreja ajudaram na limpeza e reestruturação destes locais. Todas estas iniciativas são feitas para a comunidade, independente de raça e religião".

Em seguida, o irmão Benedito Silva — um dos primeiros membros que serviu como voluntário no Programa Mãos que Ajudam na cidade falou de como é essencial fortalecer diariamente as famílias. "O exemplo no lar, a oração e o diálogo são essenciais para o crescimento de todos". O presidente Gomes, da Missão Maceió explicou a respeito do trabalho dedicado dos missionários. "Podemos ver milagres na vida das pessoas que os recebem e ouvem a mensagem do Evangelho". Atualmente na área geográfica da Missão Maceió, servem como missionários, 180 jovens.

O diretor de Assuntos Públicos da Área Brasil, Nei Garcia aproveitou o momento para agradecer à Casa Legislativa por abrir o espaço para tratar do assunto. De acordo com o diretor, é preciso dar atenção ao Tema: Liberdade Religiosa — defendida pela Igreja junto com outras denominações religiosas. "Pesquisa aponta que de um total de mais de 7 bilhões de habitantes existentes no mundo, 5 bilhões deles vivem sob alta ou muito alta restrição religiosa”. Encerrou sua participação mostrando vídeo institucional produzido em comemoração aos 15 anos do Programa Mãos que Ajudam.

O irmão Adriano Tenório, pioneiro da Igreja em Alagoas ressaltou a importância de ter bons pais que o conduziram até aqui. "Apesar das divergências hoje com relação ao conceito do que é uma Família Tradicional, todos querem e precisam viver num lar onde reine o amor". Na sequência o presidente Manoel Messias, da Estaca Maceió Colina mencionou a importância do Centro de Autossuficiência, aberto à toda população, para auxiliar na busca de um emprego e consequentemente, a independência profissional e em todos os aspectos da vida. Ele destacou ainda a respeito da preocupação da Igreja quanto à educação secular e espiritual dos membros, provida por meio de Programas como o Seminário e o Instituto.

O último pronunciamento foi feito pelo vereador Guilherme Soares. De maneira humilde e cheio de fé ele relatou uma experiência com o filho, que estava muito doente, praticamente desenganado pelos médicos. Ao saber da situação do rapaz, fez uma fervorosa oração  e em seguida, veio o milagre — o restabelecimento da saúde do filho. "Sou um apaixonado por Jesus Cristo. E da mesma forma agradeço as ações da Igreja como doar cadeiras de rodas para os tão necessitados pacientes do setor de Nefrologia do Hospital Universitário, em 2005. Lá, eu tive o primeiro contato com a Igreja e a admiro por isso".       

Antes de encerrar a sessão, o público ouviu e cantou o Hino de Maceió.  A audiência foi transmitida ao vivo pelo Portal da Câmara e pelos Sites:

Gazetaweb.com
Cadaminuto.com.br
Tribunahoje.com.br
Alagoas24horas.com.br
Tudonahora.com.br
Eassim.net

A mídia destacou as celebrações em diversos veículo de comunicação da região.

Alagoas 24 horas

Tribuna Hoje

Atualmente, há cerca de 32 mil membros da Igreja em Alagoas, com uma missão, cinco estacas em Maceió e uma em Arapiraca -AL, um Centro de Autossuficiência e uma sede do Instituto de Religião.

Texto e fotos: Janete Monteiro Garcia / Colaboração: Leda Clemente

Texto sobre Exposição - Por Leda Clemente – Voluntária do programa Mãos que Ajudam

Revisão – Ruth Melo – Diretora de Assuntos Públicos Multiestacas em Alagoas e Nei Garcia Dep. Assuntos Públicos

Fotos: Pollyana Cardoso Fysh – Diretora de Mídia Multiestacas em Alagoas e Nei Garcia

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.