Como parte das atividades em preparação para o Projeto Mãos que Ajudam a Salvar Vidas, que será realizado no dia 27 de julho em todo o Brasil, foi iniciada na manhã da segunda-feira, dia 6 de maio em Jundiaí, a parceria entre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e Banco de Sangue BioClínica.
O presidente Arnaldo Schioser, primeiro conselheiro na Estaca Jundiaí, acompanhado da irmã Erika Salles Milamonte Basso, diretora assistente de Relações Estratégicas em Assuntos Públicos da Estaca Jundiaí-Represa foram recebidos cordialmente pela coordenadora do setor de Captação, Adriana Costa. Ela conheceu um pouco mais a respeito dos projetos realizados pela Igreja e recebeu folheto A Família: Proclamação ao Mundo, Cristo Vivo, folder governamental e informações detalhadas sobre o Programa Mãos que Ajudam. Além disso, foi mostrado cartaz oficial do Mãos que Ajudam a Salvar Vidas e vídeo de divulgação do projeto.
Adriana se admirou com o trabalho voluntário desenvolvido pela instituição e disse: "Já tinha assistido uma propaganda sobre projeto de vocês em escolas públicas. É muito legal. Tenho certeza que vai ser muito boa nossa parceria, agora e em outras ocasiões". A coordenadora do Banco de Sangue ministrará ainda, antes do dia 27 de julho, palestra aos jovens do Instituto, público alvo da campanha. Durante o encontro, os representantes da Igreja foram convidados para visitar os demais setores da BioClínica, onde são realizados todos os procedimentos antes do sangue chegar até o receptor.
O Banco de Sangue, fundado em 1973, presta atendimento de emergências e localização de tipos raros de sangue. Atende pacientes do Hospital Paulo Sacramento, Hospital da Unimed, Hospital Santa Elisa, Santa Casa de Rio Claro e Centro Médico de Franco da Rocha (Ceam).
Saiba mais sobre os requisitos para doar sangue:
• Estar em boa condição de saúde;
• Ter entre 16 e 67, sendo que dos 16 aos 18 é necessário autorização dos pais ou responsáveis;
• Ter peso igual ou superior a 50 kg;
• Tomar um bom café da manhã, comer pão, bolachas, frutas e beber leite ou suco, evitando alimentação muito gordurosa;
• Não ingerir bebida alcoólica por pelo menos por 4 horas antes da doação;
• Ter dormido pelo menos 6 horas;
• Não fumar por pelo menos 2 horas antes da doação;
Mais informações pelo site: www.grupobioclinica.com.br/banco/doacaodesangue.php
Texto e fotos - Janete Monteiro Garcia - Conselho de Assuntos Públicos Estaca Jundiaí