Recurso Adicional

Instruções para ordenanças essenciais, bênçãos e outras atribuições da Igreja

Em épocas incomuns, as ordenanças geralmente podem ser realizadas tomando-se as precauções necessárias. Por exemplo, quando uma doença transmissível for uma preocupação, quem realiza a ordenança deve lavar bem as mãos e também pode usar luvas e máscaras faciais.

Batismos e confirmações

Os batismos e confirmações exigem a aprovação de um líder do sacerdócio que possua as devidas chaves. Quando necessário, os serviços batismais podem ser realizados com pelo menos quatro pessoas: o candidato ao batismo, o sacerdote ou o portador do sacerdócio que realiza o batismo e duas testemunhas. O batismo é realizado sob a autorização do bispo ou do presidente da missão, que possui as devidas chaves do sacerdócio. O bispo, o presidente da missão ou alguém designado por eles (que poderia ser uma das testemunhas) deve observar e registrar o batismo e a confirmação. Se necessário, a pessoa que concede a autorização pode fazê-lo remotamente usando a tecnologia. Líderes, familiares e amigos podem assistir remotamente por meio da tecnologia. Enquanto as reuniões sacramentais estiverem temporariamente suspensas, os conversos podem ser confirmados imediatamente após o batismo.

Ordenações ao sacerdócio e designações

As ordenações do sacerdócio e as designações exigem a aprovação prévia da pessoa que possui as devidas chaves do sacerdócio. Elas também exigem a imposição física das mãos de um portador do sacerdócio autorizado. A ordenança deve ser observada e registrada pelo indivíduo que possui as chaves do sacerdócio ou por alguém que ele designar. Se necessário, esse indivíduo pode observar a ordenança remotamente usando a tecnologia. Líderes, familiares e amigos podem assistir remotamente por meio da tecnologia.

Ordenações, chamados e designações podem ser realizados sem apoio prévio na ala e ou na estaca, se isso for aprovado previamente pela pessoa que possui as devidas chaves do sacerdócio. Isso permite que a obra do Senhor siga adiante, e a ação será ratificada posteriormente quando as reuniões voltarem a ser realizadas.

Bênção de enfermos

Uma bênção do sacerdócio exige a imposição física das mãos. Normalmente, dois ou mais portadores do Sacerdócio de Melquisedeque dão a bênção, mas um pode fazê-lo sozinho. Depois de serem tomadas todas as precauções necessárias, caso as condições proíbam que as mãos sejam colocadas sobre a cabeça de uma pessoa, uma oração pode ser proferida, inclusive pelo uso da tecnologia. Essa é uma oração de fé e não uma bênção do sacerdócio. Qualquer pessoa a qualquer momento pode orar, jejuar ou ministrar de outra maneira a outras pessoas.

Administração do sacramento

Os membros devem desfrutar as bênçãos de assistir à reunião sacramental e de tomar o sacramento semanalmente, quando possível. Em situações incomuns, quando as reuniões sacramentais da ala não forem realizadas por um período prolongado, o bispo pode autorizar os portadores do sacerdócio dignos de sua ala a preparar e a administrar o sacramento na própria casa deles ou na casa de outros membros da ala que não tenha um sacerdote ou um portador do Sacerdócio de Melquisedeque digno em seu lar (ver Manual Geral, 18.9.1). Quando necessário, o sacramento pode ser administrado por um único sacerdote ou por um único portador do Sacerdócio de Melquisedeque.

Os membros podem fornecer seu próprio pão e a água. No entanto, a preparação do sacramento deve ser feita pelo(s) portador(es) do sacerdócio autorizado(s). Os portadores do sacerdócio que administram o sacramento devem estar no mesmo local que aqueles que o recebem ao partir o pão, fazer as orações e distribuir os emblemas. Em circunstâncias incomuns, quando o sacramento não estiver disponível, os membros podem receber consolo ao estudar as orações sacramentais, comprometer-se novamente a cumprir os convênios que fizeram e ao orar pelo dia em que o receberão pessoalmente, sendo administrado adequadamente pelo sacerdócio.

Indivíduos e famílias são abençoados quando conseguem realizar um serviço de adoração particular, centralizado no lar, no Dia do Senhor, de modo presencial ou remotamente. Esse serviço pode incluir orações, hinos e estudo do evangelho. Quando houver portadores do sacerdócio autorizados presentes, o sacramento pode ser abençoado e distribuído.

Outras atribuições da Igreja

Reuniões. Em circunstâncias extremas, os líderes podem suspender temporariamente as reuniões e as atividades. Quando as condições exigirem, as reuniões do bispado, as entrevistas e as reuniões do conselho da ala podem ser realizadas remotamente por meio da tecnologia, fazendo telefonemas ou videoconferências. Os bispos e os líderes da ala podem usar a tecnologia para enviar mensagens a fim de complementar a adoração de um membro centralizada no lar.

Ministração. Os irmãos ministradores e as irmãs ministradoras descobrirão que existem diversas maneiras de oferecer o apoio necessário às pessoas e a famílias designadas. Se a ministração será realizada presencial ou remotamente, por meio da tecnologia, isso dependerá das circunstâncias locais, das necessidades, do desejo e da saúde das pessoas envolvidas. Quando necessário, as entrevistas de ministração podem ser feitas remotamente por meio da tecnologia. Em casos extremos, a ministração presencial pode se limitar a atender a uma necessidade física, mental ou emocional séria e urgente. Os irmãos ministradores e as irmãs ministradoras devem expressar amor e apoio de maneira apropriada.

Recursos Adicionais