Porter--Dennis-Lesotho-Ministry-9.jpg
Comunicado de Imprensa

Líderes da Primária e da Sociedade de Socorro ministram aos enlutados no Lesoto

O presidente Nelson transmite também uma mensagem de amor

Dois líderes de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias visitaram Maseru e Maputsoe, Lesoto, na quinta e sexta-feira, dias 4 e 5 de setembro de 2025, para ministrar aos que sofriam com otrágico acidente no final de junho que tirou a vida de seis moças e quatro líderes da Igreja.

“Quando ouvimos a notícia do acidente aqui, ficamos arrasados”, disse a presidente Susan H. Porter, presidente geral da Primária da Igreja, que supervisiona o trabalho da Igreja com as crianças em todo o mundo. “Membros da Igreja no mundo inteiro oraram por vocês.”

A presidente Porter estava acompanhada da irmã J. Anette Dennis, da presidência geral da Sociedade de Socorro. Esta última também transmitiu suas condolências.

“Sinto muito pelo que aconteceu”, disse a irmã Dennis. “Chorei com vocês quando soube [do acidente]. Vocês são minhas irmãs. Somos irmãs em Sião.”

Uma mensagem do profeta

A presidente Porter entregou um cartão com uma imagem de Cristo segurando uma luz e mensagens pessoais do presidente Russell M. Nelson e de todas as nove líderes gerais mulheres.

A mensagem do profeta dizia: “Naquele terrível acidente em junho, seus familiares e amigos, que eram muitos dos nossos melhores membros da Igreja no Lesoto, morreram a caminho de uma atividade das Moças. Expresso meu amor a cada um de vocês, queridos familiares e amigos. Nossas orações continuam com vocês e seus entes queridos”.

O cartão continha também uma mensagem separada escrita pelas presidências gerais da Sociedade de Socorro, das Moças e da Primária:

“Nosso coração também está repleto de amor por vocês! Lamentamos com vocês a perda de seus entes queridos e oramos para que sejam consolados em sua dor. Prestamos testemunho de que, por meio do sacrifício expiatório de nosso Senhor Jesus Cristo, seus entes queridos vivem! Aguardamos esse dia de alegria em que nos reuniremos com todos aqueles que amamos”.

Ministração aos sobreviventes

Mapule Takane servia como líder das moças e, depois de dois meses no hospital, foi liberada recentemente e está se recuperando na casa dos pais. “Eu costumava insistir com as moças para que lessem as escrituras”, disse ela. “E agora elas me dizem que estão fazendo isso. Acho que foi uma coisa especial que aconteceu. Foi como se a fé delas tivesse aumentado umas dez vezes por causa dessa experiência.”

A presidente Porter disse: “Às vezes isso ocorre quando elas realmente veem a mão de Deus atuando na vida delas quando coisas difíceis acontecem. Porque, outras vezes, não estamos realmente prestando atenção em Deus em nossa vida, já que as coisas estão indo bem. Mas quando temos coisas difíceis, nós oramos, buscamos ajuda e vemos milagres”.

“As moças continuam me dizendo que me amam, sentem minha falta e querem que eu volte”, disse Mapule.

A presidente Porter comentou: “Quando você voltar à Igreja, haverá uma grande celebração, com amor, alegria e abraços”.

“Sim. Estou ansiosa por isso. Adoro abraços”, disse Mapule.

A presidente Porter visitou outra líder das Moças, Alphoncina Rakuoane, em um hospital em Maseru, Lesoto. Ela está esperançosa em voltar para casa em breve. Outras duas jovens, Mamothobi Mothebe e Moliehi Selebeli, permanecem hospitalizadas em Joanesburgo.

Entre os que morreram no acidente estava Moeti Molateli, presidente do ramo da congregação Maputsoe, e sua esposa, Mokhethi. Eles deixaram três filhos pequenos, Keketo, de oito anos, Papi, de quatro e Kabelo, de três. As crianças estão sendo cuidadas por seu irmão e a esposa. O presidente Porter e a irmã Dennis passaram algum tempo conversando com eles na capela e na casa deles.

As moças que viajavam no micro-ônibus estavam levando suas escrituras, que foram destruídas no acidente. Como presente da Igreja, cada jovem sobrevivente e seus líderes receberão escrituras novas, o que inclui a Bíblia, o Livro de Mórmon e a Pérola de Grande Valor.

Na reunião com as moças, seus familiares e amigos na capela do ramo Maputsoe, a irmã Dennis disse às jovens que essa experiência difícil aprofundaria sua compaixão por outras pessoas que estão passando por dificuldades.

“Vocês, meninas, poderão ajudar outras pessoas em sua vida”, ensinou a irmã Dennis. “Quando outras pessoas estiverem passando por coisas semelhantes, vocês vão entender o que elas sentem.”

Dessa forma, acrescentou, elas vão estar seguindo o caminho de Jesus Cristo.

“Foi isso que Jesus Cristo fez por nós por meio de Sua Expiação”, explicou a irmã Dennis. “Sabemos que Jesus Cristo tomou sobre Si nossos pecados. Mas Jesus fez mais do que isso.”

Ela então leu Alma 7:11–13 no Livro de Mórmon, que ensina que Jesus sofreu “dores e aflições e tentações de toda espécie” e tomou sobre Si nossas “enfermidades, para que se lhe encham de misericórdia as entranhas”.

“Vocês serão uma luz [para os outros] como Cristo é para nós”, afirmou a irmã Dennis. “Vocês serão uma luz para eles porque podem entender o que estão passando.”

E embora possam achar que ninguém conhece sua dor, a irmã Dennis ensinou que Deus conhece.

“O Salvador Jesus Cristo compreende a dor que estão sentindo”, afirmou ela. “Ele tomou sobre Si suas dores, aflições, tristezas, para que pudesse compreender e socorrer vocês em sua hora de necessidade.”

Graças a Jesus Cristo, acrescentou a irmã Dennis, “sempre há esperança”.

“Vocês verão seus entes queridos novamente”, prometeu ela. “Graças a Jesus Cristo, eles serão ressuscitados. A morte não é o fim. Um dia não haverá mais morte, não haverá mais choro, não haverá mais lágrimas, por causa de nosso Salvador Jesus Cristo.”

A presidente Porter acrescentou que “Jesus Cristo é Aquele que pode trazer cura e esperança”.

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.