Apresentações do espetáculo Luz de Las Naciones [Luz das Nações] de 2020 serão virtuais

O tema deste ano é “Unidos en Esperanza” (“Unidos em esperança”)

Devido à pandemia da Covid-19, o evento cultural Luz de Las Naciones de 2020 será virtual. Dois eventos virtuais — um no dia 7 de novembro e outro no dia 19 de dezembro — vão representar as culturas latinas de todo o mundo. Cada evento vai destacar a herança comum entre os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e a crença que eles têm no Senhor Jesus Cristo como a Luz do Mundo.

O programa em novembro começará às 19h (horário de Salt Lake City). Terá a participação de um coro virtual hispânico e mostrará vídeos de destaques de eventos passados. O evento em dezembro também está programado para começar às 19h (horário de Salt Lake City) e celebrará o nascimento de Jesus Cristo. As duas transmissões vão incluir um vídeo nunca antes visto de apresentações do espetáculo Luz de Las Naciones no Centro de Conferências na Praça do Templo em Salt Lake City.

Um link pelo qual as transmissões podem ser visualizadas é EsperanzaenJesucristo.org

Os eventos do programa Luz de Las Naciones contêm um elenco de mais de mil dançarinos, cantores e outros artistas latinos que são membros da Igreja e amigos de otras religiões.

“O tema deste ano é ‘Unidos en Esperanza’, ou (…) ‘Unidos em Esperança’”, disse o élder Jorge T. Becerra, dos setenta. “O programa expressa nossa crença inabalável na divindade de Jesus Cristo. Muitos membros da Igreja anseiam por essa celebração anual. Esperamos que muitos se juntem a nós nessas noites memoráveis para desfrutar novamente do espetáculo Luz de Las Naciones.”

Resumo da história do espetáculo Luz de Las Naciones

As raízes das apresentações do programa Luz de Las Naciones estão na década de 1920, quando os missionários começaram a pregar em espanhol entre os mexicanos que moravam em Salt Lake City. Dentro de um ano, uma missão foi organizada e, dois anos depois, uma pequena congregação de língua espanhola, chamada de ramo, foi criada quando famílias da América Latina e da Espanha imigraram para Salt Lake City. Em 1960, esse ramo havia crescido e era conhecido como Ala Lucero (congregação).

Desde o início, os líderes da Igreja incentivaram os membros da Ala Lucero a desenvolver seus talentos. Os líderes locais organizaram grupos para ajudar os jovens a ganhar confiança ao cantar, dançar e fazer apresentações teatrais. Um desses grupos se apresentou na celebração do centenário da Igreja no Tabernáculo em 1930.

Os programas de dança e música ajudaram esses membros da Igreja a preservar sua cultura e a transmitir seu idioma para a próxima geração. Em busca de entretenimento cultural para suas reuniões sociais, outras congregações de membros da Igreja começaram a pedir “Fiesta mexicana” (festas mexicanas) como entretenimento para as festas da ala. Os membros da ala usaram essas oportunidades para arrecadar fundos para uma nova capela.

Na década de 1950, os jovens do ramo mexicano produziram uma série de peças e operetas curtas, inclusive “Luisa Fernanda, Los Bohemios”. O espetáculo “Ritmo de Mexico” (“Ritmo do México”) venceu uma competição regional. A abundância de talentos cultivada por meio dessas apresentações foi passada para as gerações seguintes e, por fim, ajudou a produzir o que hoje é conhecido como o espetáculo Luz de Las Naciones.

Os antigos membros da Ala Lucero agora lideram os voluntários que ajudam a produzir o evento Luz de Las Naciones a cada ano. A irmã Kim Ventura, um emigrante da Espanha e um ex-membro da companhia de dança da Ala Lucero, coordena todos os esforços voluntários para o evento. O élder Becerra, que hoje é setenta autoridade geral, participou da companhia de dança da Ala Lucero quando era criança. Como setenta de área, ele liderou a produção do espetáculo Luz de Las Naciones por seis anos.

“O início humilde desse evento demonstra a fé em ação e a multiplicação de talentos”, disse o élder Becerra. “Aqueles esforços pioneiros que começaram nas primeiras décadas do século 20 acenderam chamas de fé para as gerações futuras, que hoje dão frutos no evento conhecido como Luz de Las Naciones.”