Mais de 1100 pessoas passaram pelo Templo de Salvador nos primeiros dias de visitação

Até dia 7 de setembro, são esperadas aproximadamente 25 mil pessoas

Nos primeiros dias de visitação pública do mais novo Templo de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no Brasil, um público composto por cerca de 1100 representantes do poder público, sociedade civil e mídia, estiveram no belo edifício erguido às margens da Avenida Paralela, em Salvador. Até o final deste período, que encerra no dia 7 de setembro, são esperadas 25 mil pessoas para conhecerem o Templo de Salvador, que é o 11º no País.

Bem cedo, na segunda-feira, dia, 19, os convidados começaram ser recepcionados pelo Élder Ulisses Soares, do Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja de Jesus Cristo e membros da Presidência da Área Brasil: Élder Joni L. Koch, presidente e os conselheiros: Ciro Schmeil e Mark D. Eddy. A comitiva do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, acompanhado da primeira-dama, Tatiana Velloso, da ex-primeira-dama do Estado e esposa do senador Jaques Wagner, Fátima Mendonça, do secretário de Meio Ambiente, Eduardo Sodré, foram os primeiros a chegarem para contemplar a beleza da Casa do Senhor.

Em suas redes sociais, o governador destacou “comecei o dia com uma visita especial para conhecer as novas instalações do templo da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Foi uma oportunidade para explorar possíveis parcerias assistenciais promovidas pela própria Igreja, o que representa uma aproximação positiva para o nosso governo [...]. O templo é realmente muito bonito. A fé é verdadeiramente poderosa”.

Quem também esteve no templo neste primeiro dia de portas abertas foi o prefeito de Salvador, Bruno Reis. O chefe do executivo municipal enalteceu a importância do evento religioso que beneficia outras áreas, como o turismo local. “Além de ser mais um lugar dedicado à fé dos soteropolitanos, o templo vai motivar a visita de fiéis vindos de todo o Brasil para conhecer nossa capital”, salientou.

Ao longo dos dias de visitação, os prefeitos das cidades de Camaçari, Elinaldo Araújo, de Dias d´Ávila, Alberto Castro, de Simões Filho, Diógenes Tolentino, a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, o vice-prefeito de Camaçari, José Tude e o presidente da Câmara, Flávio Matos, bem como vereadores de Salvador e de cidades vizinhas, o deputado federal, Márcio Marinho, os estaduais, Luciano Araújo, Laerte Fernandes, o procurador geral do Ministério da Justiça, Pedro Maia Souza, desembargadores, delegados, procuradores, juízes, secretários municipais e de Estado, comandantes da Polícia Militar, líderes religiosos da Igreja Adventista, Católica, da Associação Judaica de Salvador, empresários de diversos segmentos da cidade e região, participaram de um tour no Templo.

Após retornar da visita guida, o juiz federal Saulo Casali, comentou “esta é uma obra de fé, que merece todo o apoio e reconhecimento”. Ricardo Paranhos, advogado, contou “junto a toda essa beleza, fiquei surpreso em saber que dentro do templo, cada coisa tem seu significado e um porque, e essa explanação breve despertou minha curiosodade”.

A poucos dias da visitação pública, Dra. Indiara Costa, da Sociedade Baiana de Pediatria, coordenou uma ação humanitária, de Reanimação Neonatal promovida pela Igreja na cidade de Feira de Santana, que fica a cerca de duas horas da capital. Durante o projeto, a médica soube que o templo estava com as portas abertas para convidados. No segundo dia de visitas, ela, o marido, Eduardo e o filho, Bruno visitaram o templo. Conexão maior com o divino foi o termo que a Dra. Indiara utilizou para descrever as impressões que teve enquanto conhecia o edifício sagrado com a família.

Eduardo, que é arquiteto comentou “sempre que eu passava na frente do templo, ficava inspirado pela beleza da construção, mas quando entrei, esse encantamento foi ainda maior. Pretendo retornar outras vezes até terminar esse evento”. Ao lembrar do espírito que sentiu no local, Eduardo refletiu que espera conhecer mais sobre o templo para preservar os sentimentos na vida dele.

A mídia fez ampla cobertura do evento. Veículos como Band Bahia, Tv Educativa, Tv Moderna, Rádio CBN, os Sites de Notícias Bnews, Correio 24 Horas, Alo Alo Bahia, Bahia Jornal, A Tarde, Tribuna, Bahia Notícias, Sociedade News, Ba de Valor, Jornal O Candeeiro, destacaram a beleza do lugar e incentivaram a população para conhecerem.

Muitos dos jonalistas, como Marcela Magalhães, do Jornal A Tarde ficaram impactados ao participarem da visita guiada no templo e destacaram o espírito sentido dentro da Casa do Senhor. Ela fez muitas perguntas a respeito cerimônias e práticas do membros da Igreja de Jesus Cristo dentro do templo, em especial sobre as crenças do batismo em favor dos antepassados e casamento para a eternidade.

Na notícia de um dos jornais mais acessados no Estado, ela descreveu “no tour é notável o design do templo, não apenas pela sua imponente presença, mas também pela sua arquitetura inspirada no estilo colonial português, assim como a mobília interna confeccionada com características da época por artesãos brasileiros, sendo uma homenagem à história de Salvador”.

Durante a conversa com Élder Ulisses Soares, do Quórum dos Doze Apóstolos, o líder mundial da Igreja de Jesus Cristo ressaltou “para os membros da igreja, este templo representa um espaço sagrado onde poderão realizar ordenanças essenciais para a sua adoração. Para a comunidade, é uma oportunidade de conhecer mais sobre nossos ritos e valores”, afirmou.