Comunicado de Imprensa

Marco histórico de A Igreja de Jesus Cristo é inaugurado em Joinville

Cerimônia contou com a presença de prefeito Adriano Silva e outras autoridades locais, além de homenagem na Câmara de Vereadores da cidade catarinense

Com quase 1,5 milhão de membros no Brasil, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias comemorou os 90 de construção da primeira capela da América do Sul, em Joinville (SC), com a inauguração de um marco histórico na rua Max Colin, 426, na segunda-feira, 25 de outubro. O evento contou com a presença de autoridades do município, membros pioneiros e líderes da Igreja.

A cerimônia começou com uma breve explicação do élder Joni L. Koch, primeiro conselheiro na presidência da Área Brasil, sobre as crenças da Igreja, suas ações e a história do edifício. Em seguida, os presentes ouviram uma bela apresentação musical do hino “Quando Jesus voltar”.

O prefeito de Joinville, Adriano Silva, demonstrou sua satisfação com a solenidade e foi presenteado com um quadro de sua árvore genealógica, elaborada voluntariamente por consultores de História da Família da Igreja. “Agradeço muito o convite e o presente. Estou emocionado de fazer parte de um momento tão importante para a Igreja mundialmente e aqui na cidade”, afirmou o prefeito.

A placa do marco histórico fica localizada na parte externa do edifício, acessível ao público em geral, com o título “A primeira de milhares”, que detalha a história do prédio.

Além do prefeito da cidade, a inauguração contou com a presença dos seguintes líderes governamentais: o presidente da Câmara de Vereadores, Maurício Peixer; o deputado estadual Fernando Krelling; o coordenador do Arquivo Histórico de Joinville, Dilney Fermino Cunha e o secretário da Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Augusto H. Gassenferth.

A capela é um marco importante para a história da Igreja, visto que William Fred Heinz e Emil A. J. Schindler, primeiros missionários que chegaram em Joinville em 1928, não imaginavam que 93 anos depois de seu trabalho voluntário haveria quase 1,5 milhão de membros da Igreja em todo o Brasil.

Este é o segundo marco histórico de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no Brasil. O primeiro, uma casa missionária onde morou o élder James E. Faust, foi reconhecido em janeiro de 2019.

Marco-Historico-de-Joinville
Marco-Historico-de-Joinville
Foto histórica da primeira capela da Igreja de Jesus Cristo construída na América Latina. Imagem de 1931.© 2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Parcerias Municipais

Em conversa com a irmã Ieda John, diretora de Comunicação Regional da Igreja para Santa Catarina, ficou acertada uma parceria do departamento de História da Família da Igreja com o coordenador do Arquivo Histórico de Joinville, Dilney Fermino Cunha, para retomarem a digitalização dos arquivos da cidade.

Além disso, os voluntários do programa Mãos que Ajudam estarão envolvidos nos próximos eventos municipais, como o Natal.

Marco-Historico-em-Joinville
Marco-Historico-em-Joinville
A primeira capela da Igreja construida na América do Sul passou por obras de expansão, mas manteve suas características originais.© 2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.

Devocional

Antes da inauguração, no dia 24 de outubro, houve um devocional com os membros pioneiros da Igreja, presidência de Área e presidência da Missão Brasil Florianópolis. Um lindo coral tornou a noite mais especial, com relatos emocionantes de membros pioneiros e descentes de pioneiros, como Edson Halter, Dorli Santos, Alceu Arndt e o próprio élder Joni Koch, que nasceu em Joinville. Histórias de fé, conversão e milagres marcaram os relatos.

Homenagem da Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores de Joinville também prestou homenagem à Igreja de Jesus Cristo, com uma Sessão Especial no dia 20 de outubro. O presidente da Câmara, Maurício Peixer, enfatizou o serviço missionário feito pela Igreja e agradeceu o trabalho do presidente da Missão Brasil Florianópolis, Wagner Bronze Damiani.

Em seguida, o presidente da Estaca Joinville Norte, Marcelo Euzébio da Silva, falou sobre a história da restauração do evangelho nos Estados Unidos e início da Igreja no Brasil.

A Igreja também recebeu uma placa da Câmara de Vereadores em homenagem a seu papel e importância na cidade.

Marco Histórico em Joinville
Marco Histórico em Joinville
Placa comemorativa entregue à liderança local da Igreja pela Câmara Municipal de Vereadores de Joinville, em outubro de 2021.© 2021 by Intellectual Reserve, Inc. All rights reserved.
Download Photo

Texto: Izabela Leite

Observação de Guia de Estilo:Em reportagens ou notícias sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por favor utilize o nome completo da Igreja na primeira referência. Para mais informações quanto ao uso do nome da Igreja, procure on-line pelo nosso Guia de Estilo.