Membro de A Igreja de Jesus Cristo é nomeado ao Comitê Nacional de Diversidade Religiosa

No dia 20 de janeiro, foi realizado na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), evento oficial com a presença da Ministra Maria do Rosário, ato solene para homologação e nomeação dos selecionados para integrar o Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa. O evento contou com participações e presenças de representantes de ministérios, e especialmente da sociedade, através de lideranças e representantes de segmentos religiosos, bem como, de organizações da sociedade, lideranças dos direitos humanos e militantes da causa da diversidade religiosa e combate à intolerância religiosa.

A cerimônia foi aberta com apresentações do Coral Ecumênico da LBV, e de Samarone Oliveira e Surama Oliveira, membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no Distrito Federal, que cantaram “My Sweet Lord” de George Harrison e “Imagine” de John Lennon.

Na sequência houve a composição da mesa, com as presenças do Dr. Fábio Ferreira Nascimento, membro titular do Comitê Nacional de Diversidade Religiosa, representando a sociedade civil; o Secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Gabriel dos Santos Rocha; a Assessora Nacional para a Diversidade Religiosa da SDH/PR, professora Marga Stroher, e a Ministra Maria do Rosário.

Fábio Nascimento é membro da Igreja de Jesus Cristo e Diretor Assistente de Assuntos Públicos na Área Brasil. Ele citou a parábola do Bom Samaritano como exemplo do Mestre Jesus Cristo no combate à intolerância religiosa, mencionando, em seguida, a 11ª Regra de Fé: “Pretendemos o privilégio de adorar a Deus Todo-Poderoso de acordo com os ditames de nossa própria consciência; e concedemos a todos os homens o mesmo privilégio, deixando-os adorar como, onde ou o que desejarem”, como um modelo de postura a ser seguido por todos.

As falas se direcionaram a delinear o trabalho que vem sendo desenvolvido com vistas a que o país e a sociedade possam avançar no reconhecimento e respeito à diversidade religiosa e de convicções existentes, bem como ressaltar os desafios que temos que enfrentar, e a forma democrática e participativa da construção do Comitê.

A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), disse que “Nossas ações políticas devem servir para constituir a paz e para a convivência pacífica entre os povos”.

O comitê terá como finalidade promover o direito ao livre exercício das diversas práticas religiosas, disseminando uma cultura da paz, da justiça e do respeito às diferentes crenças e convicções. O colegiado deverá fazer sua primeira reunião na primeira quinzena de março.

De acordo com o secretário Gabriel Rocha, o comitê terá papel determinante para difundir uma cultura de igualdade de direitos com respeito às diferenças. “Nesses três anos de Secretaria de Direitos Humanos, aprendi que a diferença é a matéria-prima do desenvolvimento de uma sociedade verdadeiramente humana”, afirmou.

Comitê – O colegiado será composto por 20 representantes, sendo 10 suplentes e 10 titulares do governo e da sociedade civil para um mandato de dois anos. Instituído pela Portaria nº 92, de 24 de janeiro de 2013, o Comitê tem como finalidade auxiliar a elaboração de políticas de afirmação do direito à liberdade religiosa, do respeito à diversidade religiosa e da opção de não ter religião de forma a viabilizar a implementação das ações programáticas previstas no Plano Nacional de Direitos Humanos - PNDH-3.

Confira aqui a relação dos integrantes do colegiado:

COMITÊ NACIONAL DE RESPEITO À DIVERSIDADE RELIGIOSA

MEMBROS REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL

CHRISTINA VITAL DA CUNHA
    CLEMILDO ANACLETO DA SILVA
    ELCIO CECCHETTI
    ELIANILDO DA SILVA NASCIMENTO
    FÁBIO FERREIRA NASCIMENTO
    FLORIDALVA PAIVA DIAS DE SÁ CAVALCANTI
    GILBRAZ DE SOUZA ARAGÃO
    ONEIDE MONTEIRO RODRIGUES
    RAD ASSIS BRASIL UGARTE
    ROMI MÁRCIA BENCKE

Fotos e texto: Elianildo Nascimento; Portal da SDH/PR; Portal da LBV-DF e Departamento de Assuntos Públicos Área Brasil.