Voluntários do Programa Mãos que Ajudam reformam salão paroquial da Igreja Católica

No discurso de encerramento da Conferência Geral de abril de 2013, o Presidente Mundial de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Thomas S. Monson, deu a seguinte admoestação: “Somos uma Igreja mundial, irmãos e irmãs. Temos membros espalhados pelo mundo inteiro. Admoesto-os a ser bons cidadãos do país em que moram e bons vizinhos em suas comunidades, estendendo a mão às pessoas de outras religiões, bem como aos nossos membros. Sejamos tolerantes, bondosos e amorosos com os que não compartilham de nossas crenças e de nossos padrões. O Salvador trouxe a esta Terra uma mensagem de amor e de boa vontade para com todos os homens e todas as mulheres. Que sempre sigamos Seu exemplo. Oro para que estejamos cientes das necessidades das pessoas a nosso redor”.

Seguindo esse convite, membros da Igreja de Jesus Cristo e voluntários do Programa Mãos que Ajudam de Piracicaba, viram uma boa oportunidade de servir a comunidade num projeto de pintura do salão Paroquial da Comunidade São Paulo Apóstolo, da Paróquia da Paulicéia em Piracicaba, interior de São Paulo. O presidente Mendes, da estaca Piracicaba relatou: “Eu estava em meu trabalho, quanto vieram comprar luminárias para o salão paroquial. Como sou proprietário da loja, pediram um desconto e comentaram que seria para a construção do salão, mas que a pintura iria esperar, por falta de recursos. Naquele momento senti e pensei, porque não utilizarmos o Programa Mãos que Ajudam e temos nossos membros ajudando com a pintura. Foi o que fiz, liguei para o bispo da ala daquela região. Imediatamente o bispo aceitou a ideia. E hoje estamos aqui. Um sentimento muito bom preenche nosso espírito”.

Após os acertos do projeto, cerca de 35 voluntários, se revezaram ao longo do sábado, 11 de janeiro, vestiram seus coletes do Mãos que Ajudam, pegaram seus pincéis e rolos de pintura e passaram o dia trabalhando no salão de festas da Igreja Católica.

Jair Soldera, membro da comunidade São Paulo Apóstolo expressou seus sentimentos com as seguintes palavras: “Com imensa alegria recebemos um grupo de pessoas que nos vê como irmãos. Esse é o significado da fraternidade Universal. É amor ! Estamos vendo o amor em ação. É uma graça recebermos o Mãos que Ajudam aqui hoje”.

O trabalho foi desenvolvido entre os membros da Igreja de Jesus Cristo e também outros irmãos católicos. Mulheres da comunidade, prepararam o almoço e o lanche da tarde para os voluntários. Outros ajudaram na limpeza do salão após a pintura. O sentimento de amor e amizade reinava. Não havia nenhum sentimento de oposição.

Um dos fortes princípios do Programa de Assuntos Públicos da Igreja é o de Criar e Fortalecer os Relacionamento Inter-Religiosos – a Igreja de Jesus Cristo não desenvolve ou dirige encontros ecumênicos, mas sim, inicia ações que aproximam as religiões e defendam os princípios da Liberdade Religiosa para todos. Os Padres Giovanni Murazzo e Lucas receberam material sobre a Igreja e o Programa Mãos que Ajudam das mãos do Presidente Mendes. No final, os sentimentos eram únicos, Paz e Amor Fraternal.

Texto e Fotos – Nei Garcia e Fabio Nascimento – Assuntos Públicos Brasil